Manipulação

quinta-feira, 29 de março de 2018

Para pensar:

"A arte da manipulação e do controle das massas não está propriamente em contar mentiras, e sim meias verdades."

Jonathan Gimemes Schunck

Para refletir:

"Algum dia em qualquer parte, em qualquer lugar indefectivelmente te encontrarás a ti mesmo, e essa, só essa, pode ser a mais feliz ou a mais amarga de tuas horas."

Pablo Neruda

Manipulação

O leitor por acaso tem acompanhado as denúncias escandalosas de que a venda, o direcionamento e a manipulação de informações podem ter tido influência decisiva sobre votações tão importantes e apertadas quanto as que determinaram a saída do Reino Unido da União Europeia e a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos?

Por aqui

E o leitor já parou para imaginar até que ponto este mesmo tipo de influência tem nos manipulado igualmente por aqui?

Será coincidência que os ânimos tenham se acirrado tanto nos últimos anos, o medo e a desesperança tenham se consolidado tanto, o diálogo esteja se perdendo e cada vez mais pessoas estejam dispostas a abrir mão da própria liberdade e a dar respaldo a ações de repressão (por vezes violentas) em troca de um mínimo de ordem?

Subestimando

Por vezes resta a impressão de que estamos todos brincando com fogo, acreditando no mito de que, em última análise, somos um povo pacífico, que certas coisas jamais acontecerão por aqui, que não há risco que nos alcance, protegidos que estamos por bolhas raciais, econômicas ou geográficas.

E daí um ministro do STF relata estar recebendo ameaças - coisa que já aconteceu diversas vezes também aqui.

E daí a caravana de um ex-presidente é baleada, em circunstâncias que precisam urgentemente ser esclarecidas.

Aprendendo?

Os acontecimentos dos últimos dias parecem finalmente ter começado a dar uma dimensão mais justa a respeito do nível de estrago quem vem sendo feito pelos emissores por trás das notícias falsas e do processo de acirramento, com a cumplicidade e o apoio decisivo de quem ainda prefere ler uma mentira "agradável" ou espalhar uma crítica mentirosa a desafetos do que se contentar com uma verdade eventualmente sem sabor ou dicotomias.

Resta esperar que, apesar dos vícios de nossa natureza, possamos aproveitar o momento para aprender essa lição e comecemos a ter mais responsabilidade com aquilo que lemos, escrevemos e compartilhamos.

Aluga-se?

E que tal o empresário anunciar a candidatura à cadeira nº 1 do País no mesmo dia em que filia-se ao partido pelo qual irá concorrer?

É muita identificação ideológica com a sigla, não é não?

Amenidades

Em meio a assuntos um tanto turbulentos, diversas notícias de interesse geral acabam por vezes se acumulando.

São as chamadas amenidades, que servem também para tornar um clima um pouco mais leve e apropriado à Semana Santa.

Vamos a algumas delas, portanto.

Desfile

Por razões óbvias, os desfiles cívicos de 16 de maio neste ano prometem ser ainda os  mais representativos de nossa história e sociedade do que em outras oportunidades semelhantes.

Bateria Feminina

Vejam o caso do Colégio Nossa Senhora das Dores, por exemplo.

A tradicional instituição completa 125 anos de atuação em nossa cidade também em 2018, e para celebrar a data as antigas alunas que faziam parte da Bateria Feminina - ainda nos tempos em que apenas meninas estudavam por lá - resolveram formar o grupo novamente, a exemplo do que já haviam feito no centenário da escola, em 1993.

Imperdível

E que ninguém pense que é só recreação.

As meninas estão ensaiando desde janeiro, lutando para conseguir (e em alguns casos comprar) os instrumentos que não existem mais no acervo escolar

São mais de 50 componentes, todas com 60 anos ou mais.

Aspas

A querida Rosemarie Künzel, craque de primeira hora de nosso desafio fotográfico, faz parte da equipe.

"Está sendo uma experiência muito gratificante, muito emocionante. Está rendendo muitos joelhos e colunas com dor, mas valendo muito a pena", avaliou.

Paralelamente, também está sendo formado um "pelotão" de ex-aluno(a)s, com direito a camisa comemorativa.

Tiro de Guerra

Outra instituição de profundas raízes friburguenses que vem se mobilizando junto a veteranos e turmas passadas é o Tiro de Guerra 01-010.

O querido Geraldo Valim Peluzio, capitão do Exército Brasileiro que durante tantos anos emprestou seu caráter à instrução militar dos friburguenses, tem atuado pessoalmente no sentido de reunir atiradores veteranos para o desfile do bicentenário.

A exemplo do que acontece no CNSD, uma camisa comemorativa também já foi desenhada para a ocasião.

Resposta

Com atraso, a coluna registra resposta correta para o desafio do nosso antigo fórum, enviada pelo leitor Stênio de Oliveira Soares.

Parabéns!

Celebrações em Olaria

O amigo e mestre Eloir Perdigão envia à coluna a agenda de atividades promovidas pela Paróquia Nossa Senhora das Graças em celebração à Páscoa.

As solenidades começaram domingo passado, no espaço de eventos da Via Expressa, com a bênção dos ramos e a tradicional procissão até a igreja, na Praça Monsenhor Mielli, e continuaram por todos os dias da semana.

Agenda

Nesta quinta-feira, 29, a agenda celebra a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, com a missa do lava-pés às 19h, seguida da transladação do Santíssimo Sacramento e início da vigília.

Já na sexta-feira a ação litúrgica será às 15h, ao passo que a missa da Vigília Pascal será celebrada às 20h de sábado, 31.

Tradição

A tradição da solenidade do domingo de Páscoa durante a madrugada também será mantida na paróquia.

O padre Gilmar e os fiéis vão se concentrar no início da Via Expressa às 4h para a procissão da ressurreição, que segue até a igreja, onde será celebrada a missa da ressurreição às 5h.

Às 7h será servido o café comunitário, e outra missa será celebrada às 19h.

Boa Páscoa!

A todos os amigos, de todos os credos, o Massimo deseja uma feliz Páscoa, na certeza de que os valores de esperança e renovação são positivos e universais.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.