Liberou

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Para pensar:

“A falta de liberdade não consiste jamais em estar segregado, e sim em estar em promiscuidade, pois o suplício inenarrável é não se poder estar sozinho.”

Fiódor Dostoiévski

Para refletir:

“Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.”

John Locke

Liberou (1)

A boa notícia vem do amigo Gilberto Sader: o segundo estágio do teleférico teve seu funcionamento liberado, e deve voltar a operar ainda antes do Natal.

É uma grande notícia para nosso turismo, e também para os cidadãos que voltam a ter uma opção de lazer para o acesso rápido e fácil a um dos picos mais elevados de nosso centro urbano com uma bela vista da cidade.

Liberou (2)

O segundo estágio do teleférico já estava liberado pela Defesa Civil desde uma inspeção na qual constatou-se o cumprimento de exigências.

Faltava somente o OK da Justiça, o que ocorreu ontem, 12, por decisão do juiz da 1ª Vara Cível de Nova Friburgo, Marcos Vinícius Mattos, após parecer favorável do Ministério Público.

É mais uma página de 2011 que se vira...

Sintonia

A BBC tem publicado no Brasil uma série muito oportuna de reportagens a respeito da chamada “Democracia Ciborgue”, que o colunista recomenda fortemente.

Lá o leitor saberá mais sobre o tipo de esforço de manipulação que a coluna vem denunciando há tempos, a horda de difamadores profissionais, o exército de perfis fakes, o uso de verbas públicas para financiar a desinformação, a confusão e a injustiça, o chamado “comportamento de manada” e a irresponsabilidade de quem compartilha e empresta credibilidade ao que não se esforçou por confirmar.

Aqui e agora

Todo este processo já está estruturado e fazendo estragos, que não apenas podem ser decisivos para o desenrolar das próximas eleições, como já trataram de minar nossa capacidade de diálogo, de discordância racional, fundamentada e respeitosa.

O colunista vai além: o grande desafio de nossa sociedade é reverter o quanto antes esse processo de pós-verdade.

Que ninguém se iluda: aqui mesmo, em Nova Friburgo, existe gente sendo financiada para destruir reputações a partir de mentiras.

Papel de todos

Parece evidente que a impunidade precisa ser combatida, com a Justiça alcançando esses personagens abjetos, que todos sabem quem são.

A internet já não pode mais ser tratada como terra sem lei.

No entanto, a única solução definitiva para o problema passa pela população e pela responsabilidade de não passar nada adiante sem ter a certeza de não estar sendo usado ou enganado.

O pingo e a letra (1)

Quem acompanha a publicação de atos - e, para desgraça de quem gosta de atuar nas sombras, ainda são muitas pessoas - deve ter notado a nomeação do ex-vereador Francisco de Barros para cargo de assessoria de nível técnico de apoio operacional da Secretaria Municipal de Governo, com efeitos a partir de 1º de dezembro.

O pingo e a letra (2)

Nos bastidores da política o movimento já era esperado há tempos.

Na prática, a composição deve promover o ex-vereador Marcelo Verly a primeiro suplente de Marcio Damazio, por sua vez bastante cotado para integrar o secretariado municipal.

A se confirmar a hipótese mais provável na atual conjuntura, portanto, Verly deve estar de volta ao plenário dentro de alguns dias.

Lugar na janela

A movimentação é grande, envolve muita gente, deve implicar em mudanças partidárias, e obviamente indica a existência de uma estratégia - que só não se concretizou até o momento por esbarrar em algumas resistências.

É claro que o papel em jogo é importante, e a maior prova disso é que o ex-vereador já começou a ser atacado por quem indisfarçavelmente se sente ameaçado por sua presença.

É só prestar atenção e ligar os pontos...

Lobos e galinhas

E já que falamos em mudanças, estes próximos dias prometem ser bastante reveladores a respeito da medição de forças em torno da Saúde municipal.

Tem gente dizendo que chega, tem gente dizendo que não sai.

A agitação anda mal disfarçada, e é sempre curioso ver como alguns lobos - gente que aparentemente se julga esperta demais para trabalhar - rapidamente se oferece para integrar a nova equipe e ajudar a tomar conta do galinheiro, ao menor sinal de que a batuta pode mudar de mãos.

Rumo ao título (1)

A coluna de ontem, 12, acabou ficando grande, e por isso os parabéns ao lutador Marlon Moraes ficaram para hoje.

Não faz mal.

Afinal, nunca é tarde para congratular quem leva o nome de Nova Friburgo para o mundo com tamanha competência e honradez.

Rumo ao título (2)

Sim, porque Marlon não apenas aplicou o nocaute explosivo que assombrou a todos, como também mostrou preocupação legítima com o estado do adversário, e não aplicou um único golpe além do necessário para vencer a luta.

Encheu de orgulho, enfim, a todo friburguense que ficou acordado até bem tarde para vê-lo lutar.

Parabéns ao destaque friburguense do UFC e a todos que participaram de sua formação moral e profissional.

Lá e cá

Orgulho nos Estados Unidos, orgulho também por aqui.

A estudante Thaís Thedim Frez, do Colégio Estadual Padre Franca, do distrito de Mury, colocou-se entre os 27 alunos - de um montante superior a 1.200 jovens - que receberam medalhas na Olimpíada de Química do Rio de Janeiro.

Thaís conquistou a medalha de bronze e ajudou sua escola a também ser premiada.

Parabéns!

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.