Incertezas

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 18 de maio de 2019

Para pensar:

“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.”

Isaac Newton

Para refletir:

“Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.”

Isaac Asimov

Incertezas

Em conversas informais, o colunista tem sido sutilmente exposto ao clima de incerteza que cerca funcionários da UPA de Conselheiro Paulino atualmente.

Ninguém fala abertamente, mas um esforço de apuração apontou que até o fechamento desta edição havia salários atrasados ao menos entre funcionários da limpeza e do setor de radiologia.

Em suma: fim de contrato é sempre um período delicado, e ninguém perde nada se o acompanhamento dos agentes fiscalizadores for feito com proximidade.

Até quando?

Ao refletir sobre o aniversário de Nova Friburgo o colunista não deixou de dedicar uma notinha à questão ambiental, falando especialmente a respeito de como estamos longe de dar tratamento digno a grande parte dos animais que dividem este espaço conosco.

Pois bem, pouco depois eis que começa a circular pelas redes sociais um vídeo bastante forte no qual é possível ver jovens, no Condomínio Terra Nova, impondo maus tratos a um cavalo indefeso, inocente e assustado.

Não dá mais

A gravação é recente, e não parece ser difícil identificar os envolvidos.

A coluna entende que existem limites e trâmites que precisam ser respeitados, mas é fato que este e outros animais - cuja situação de sofrimento é conhecida - precisam ser protegidos de maneira mais eficiente.

Algo precisa ser feito, e já passamos da hora de combater a impunidade em ações desta natureza.

Se este espaço puder ajudar de alguma forma, está aberto a isso.

SNCT 2019

Acontece nesta terça-feira, 21, o primeiro encontro de trabalho voltado à organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019.

Das 14h às 16h, na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia, localizada junto ao Cevest (antiga rodoviária Leopoldina), serão apresentadas a temática definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações para 2019 (Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável), bem como as primeiras medidas já adotadas visando a estruturação do evento.

Aliás…

Tendo antecipado a data em um mês, a coluna pode finalmente confirmar que o secretário de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo, Marcelo Verly, defendeu com sucesso sua tese de doutorado pelo programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Uerj.

E já emenda, a partir deste sábado, 18, o curso Smart Cities: estratégias e tecnologias, cuja organização e curadoria está a cargo do departamento de Administração e Laboratório de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (Lits) da UFF, em Niterói.

É isso, não dá para parar.

Jubileu de Ouro

Este sábado, 18, será de nostalgia e muita emoção para os ex-alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores que concluíram o antigo curso Normal (formação de professores) na turma B, em 1969.

Meio século depois, muitas das ex-alunas se realizaram profissionalmente na carreira do magistério, outras seguiram caminhos diversos, mas as lembranças dos bons momentos vividos no educandário da congregação das dorotéias em Nova Friburgo permanecem na memória de todas.

Reencontro

Para matar saudades daquela época, o grupo vai se reencontrar numa animada confraternização que começa com almoço a partir das 13h no Hotel Dominguez Plaza, na Praça do Suspiro, e continua às 17h30, quando as ex-alunas participam de uma missa em ação de graças na capela do Colégio Nossa Senhora das Dores.

Já confirmaram presença no encontro a professora Wilma Villaça, que deu aulas para a turma B e as irmãs Conceição e Celma Calvão.

Tradição solidária (1)

Acontece neste fim de semana o já tradicional encontro anual de Carros Antigos de Nova Friburgo, promovido pela Acanf.

Além das inúmeras raridades sobre rodas, quem comparecer ao Colégio Anchieta também poderá curtir shows, degustar iguarias em food trucks e, se for maior de idade e não estiver dirigindo, também apreciar as cervejas artesanais “made in Friburgo”.

Tradição solidária (2)

E o que é melhor: a tradição de recolher e doar alimentos a instituições beneficentes está mantida.

A organização pede que visitantes levem um quilo de alimento, mas quem puder e quiser levar mais, tem aí uma boa oportunidade de exercitar a solidariedade.

A propósito...

O evento contará também com um estande do impressionante Friburgo Kart Clube (FKC), que para (grata) surpresa deste colunista segue crescendo de maneira exponencial, demonstrando que existe sim uma considerável demanda reprimida em relação ao esporte a motor em nossa região.

Os primeiros 15 interessados poderão, inclusive, se inscrever para a Copa FKC Frisoldas, que prevê a realização de quatro etapas entre junho e novembro.

Para quem curte acelerar do jeito certo, eis uma ótima oportunidade.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.