Imprescindível

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 20 de julho de 2019

Para pensar:

“O maior desafio tanto no nosso século quanto nos próximos é salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança nos próprios fundamentos da civilização moderna – o relacionamento dos seres humanos com a natureza.”

Mikhail Gorbachev

Para refletir:

“Aquilo que é estrangeiro tem sempre uma aparência aristocrática para nós.”

Otto von Bismarck

Imprescindível

A coluna sempre defendeu e enfatizou a importância dos requerimentos de informação como ferramenta de fiscalização responsável, condenando sem rodeios os esforços por rejeitar suas aprovações, ou por adiar ou limitar o envio de suas respostas.

Quem não deve não teme, e quem presta serviços à população precisa sim prestar contas e assegurar a transparência.

Simples assim.

171

Pois bem, dias atrás a resposta a requerimento apresentado pelo vereador Professor Pierre solicitando esclarecimentos a respeito dos recursos do Centro de Educação Ambiental (CEA), curiosamente identificado pelo número 171, pode ter trazido luz a situações que têm causado desconforto a muitos observadores.

Contradições? (1)

O entendimento do vereador é de que as diversas manifestações presentes nas respostas trazem importantes contradições.

De acordo com Pierre, o pedido de dilação do procurador Ulisses Gama fala em transferência de intermediação dos recursos do CEA.

Algo que, naturalmente, deveria ter sido sacramentado através de um ato oficial, com publicação, por estar dentro de um aditivo de contrato de concessão.

Contradições? (2)

No entanto, em resposta à solicitação de cópia do documento de transferência de competência, o secretário de Meio Ambiente - ainda de acordo com o vereador Pierre - informa que tal documento não existe, tratando-se de uma transferência que terá sido feita verbalmente.

Algo que, a se confirmar, certamente traz implicações importantes.

Confirmou

Em outro momento, em resposta ao memorando 138/2017 o ex-secretário de Governo Bruno Villas Bôas confirmou que aquela secretaria trata - ou ao menos tratava, em sua época - dos recursos do CEA.

Algo que destoa de outra manifestação que integra a resposta, segundo a qual todos recursos do CEA para projetos ficam a cargo da Secretaria de Meio Ambiente, não tendo a Subsecretaria de Serviços Concedidos qualquer relação com isso.

Como deve ser

Ocorre que o 3º Termo Aditivo traz procedimentos um tanto divergentes.

“Os valores mensais recebidos junto aos clientes particulares serão destinados a patrocinar a manutenção do CEA, diretamente e exclusivamente pela contratada, além de atividades correlatas a serem eleitas pela contratante como prioritárias, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável.”

Segue

“As despesas a serem realizadas pelo CEA dependerão de análise e aprovação de comissão constituída pela Secretaria de Finanças, Desenvolvimento, Planejamento e Gestão, pela Secretaria de Serviços Públicos, e pela Secretaria de Governo, através da Subsecretaria de Serviços Concedidos.”

Algo que, ao menos em primeira análise, não ocorreu.

Só começando

Enfim, este é um tema que certamente será aprofundado nos próximos dias, e que ainda tem muito a ser explorado.

Brilhando

O Instituto Igarapé, fundado e comandado pela friburguense Ilona Szabó, ganhou na última quarta-feira, 17, o prêmio de melhor organização mundial na categoria Políticas Sociais, segundo avaliação do Think Thank Awards, promovido pela Prospect Magazine.

A escolha do júri pelo Igarapé justificou-se “por sua excelência em pesquisa, inovação tecnológica e relevância política”.

“Parabéns à equipe, aos parceiros e aos apoiadores do Igarapé que trabalham por um mundo mais seguro. Este prêmio é de todos!”, declarou Ilona.

Formalizando

Confirmando previsão feita em primeira mão pela coluna, o ex-deputado estadual Wanderson Nogueira irá sacramentar sua filiação ao PDT na próxima quarta-feira, 24, em ato previsto para começar às 18h, na Câmara de Vereadores.

Estão confirmadas as presenças do presidente da nacional da sigla, Carlos Lupi, do presidente da estadual, José Bonifácio, do deputado federal Paulo Ramos, da deputada estadual Martha Rocha, e do ex-deputado estadual Jânio Mendes.

Sem Ciro

Ciro Gomes, que cogitava retornar a Nova Friburgo para participar do evento, não virá desta vez.

Muitos no partido, todavia, acreditam que o terceiro candidato mais votado nas eleições presidenciais de 2018 subirá a serra em breve, para o lançamento de seu mais novo livro. Até o momento, no entanto, não existe qualquer previsão de data.

Vila Sorriso

A temporada dos arraiás não acabou. Neste domingo, 21, tem festa julina na Casa de Acolhimento Vila Sorriso, com uma série de delícias típicas dessa época gostosa, além de brincadeiras e muita diversão. Será das 13h às 17h.

Vamos lá nos divertir e ajudar a essa instituição tão necessária para o encaminhamento de adolescentes no bom caminho da vida.

Para quem ainda não sabe a Vila Sorriso fica na Rua Professora Rosa Ramos Bussinger, no distrito de Mury.

Cena de inverno

O frio não tem dado trégua em Friburgo e os dias tem amanhecido super gelados. E quem está em situação de rua é quem mais sofre. Na manhã desta sexta-feira, 19, quando os termômetros cravavam 5 graus, um homem deu um jeitinho para se aquecer na calçada da Avenida Comte Bittencourt, próximo ao edifício Itália. Ele acendeu uma pequena fogueira improvisada com galhos de árvores e folhas secas. 

O pior é que fogueiras acesas com esse objetivo têm sido um hábito comum - e perigoso, devido ao risco de provocar incêndios. Por toda a cidade tem sido fácil encontrar pessoas dormindo embaixo de marquises, sobre jornais e papelão. No distrito de Conselheiro Paulino.

Cena urbana

O flagrante do fotógrafo gente boa, Henrique Pinheiro, revela não só o seu talento e sensibilidade, mas também um belo exemplo que a natureza nos dá e que muitos de nós, talvez, pela correria do dia a dia, não conseguimos perceber.

No Rio Bengalas, mesmo com o descarte de lixo que infelizmente, ainda acontece devido a insensibilidade de parte da população, constata-se que ainda há vida por lá entre as cortinas de cimento.

É a natureza nos brindando com recados sutis.   

Férias

A coluna entra em um curto período de férias.

Aos leitores, que tanto retorno nos dão e tornam este espaço sempre tão interativo, nossa gratidão por mais este período de parceria.

Em breve estaremos de volta.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.