Folga

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Para pensar:

“Escute 100 vezes, pondere mil e fale apenas uma vez.”

Provérbio turco

Para refletir:

“Se for oportunidade, atravesse. Se for destino, avance.”

Provérbio grego

Folga

Vamos tentar falar sobre assuntos mais leves hoje?

Tem muita coisa boa acontecendo à nossa volta, e se a gente não estabelecer limites, acaba se deixando pautar só por essa turma que age de uma forma diante das câmeras, e de outra completamente diferente quando não está sendo vista pela sociedade.

Útil e agradável

O amigo Girlan Guilland chama a atenção da coluna para uma iniciativa muito interessante, que temos prazer em divulgar.

Acontece neste domingo, 16, o “Rock do Agasalho 2019”, com participações de Superjam, Banda Ópium, Giovana Aguilera, Expresso Santiago, e Rock Dakombi.

A ação, que visa arrecadar agasalhos, acontece no coreto da Praça Getúlio Vargas, a partir das 15h.

Marco importante

E já que falamos nele, o mesmo Girlan, após ler as notinhas publicadas recentemente a respeito do futuro de nosso principal ponto de convivência, levantou uma bola muito pertinente.

Já que a Praça Getúlio Vargas irá passar por um processo de recuperação, não seria este um momento bastante propício para que possamos confirmar o ponto exato onde se encontra o centro geodésico de nosso estado, e registrar esta informação na forma de um marco turístico em algum ponto da praça?

A coluna apoia esta ideia.

Justa homenagem

O procurador geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, esteve ontem, 13, no Ministério Público estadual em Nova Friburgo para inaugurar, junto a familiares do saudoso procurador de Justiça, Hédel Nara Ramos, uma placa homenageando este querido profissional que muito se destacou na profissão atuando não só em nossa cidade, mas também em várias comarcas do interior fluminense.

Na ocasião, o imóvel onde funciona o MP, na Avenida Rui Barbosa, passou a chamar-se Procurador Hedel Nara Ramos. A cerimônia reuniu familiares do homenageado, falecido há 28 anos, entre eles, o promotor de Justiça em Nova Friburgo, Hedel Nara Ramos Júnior, o prefeito Renato Bravo, advogados e representantes do MPRJ e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Presente para o Laje

O vice-prefeito Marcelo Braune, acompanhado do subsecretário de Trabalho e Renda, Éder Carpi (Ceará), visitou o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) esta semana, para uma ação de grande significado: entregar a Rogério Alves, diretor do Laje, todo o dinheiro arrecadado com a venda dos livros da saudosa Tânia Braune, que em vida era colaboradora entusiasmada da instituição.

Legado

Toda a renda obtida com a venda dos livros continuará a ser direcionada ao Laje, de modo que quem quiser unir leitura e filantropia pode adquirir um exemplar nas livrarias de nossa cidade das obras “A Azaléia e o Beija-Flor”, e também “Engano Fatal”.

Ao colunista, inclusive, foram prometidos exemplares para o sorteio entre os leitores.

Em tempo…

A coluna aproveita para lembrar aos leitores que acontece hoje, 14, às 15h, o sorteio do livro “Sob a Luz de Mercúrio”, de Alan Andrade.

Interessados devem mandar e-mail para massimo@avozdaserra.com.br até este horário, para que possam concorrer.

Boa sorte a todos!

Parto humanizado

A 9ª Subseção do OAB-RJ abre as portas de seu auditório na próxima segunda-feira, 17, para a realização de uma audiência pública sobre o tema “Parto humanizado - direito da mulher”.

O evento é realizado pelo projeto Colo de Mãe, começa às 18h30, e é aberto à comunidade.

Rio Info

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Friburgo, professor Marcelo Verly, abriu a cerimônia de lançamento do evento Rio Info Nova Friburgo destacando a importância de sua realização pela primeira vez em nossa cidade, e reforçando a importância de Nova Friburgo como polo de inovação na região Centro-Norte fluminense.

Diversos setores da sociedade participaram e deram declarações que merecem registro.

Inovação

Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae, declarou estar satisfeita com o desenvolvimento do ecossistema de inovação na cidade, que vem contando com o apoio integral de universidades, governo municipal e entidades representativas  do setor empresarial, e terá diversos desdobramentos nos próximos meses, principalmente através da realização do primeiro Rio Info na cidade.

Acianf

Júlio Cordeiro, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, destacou a importância da inovação para a economia local em seus diversos setores e se colocou à disposição para apoiar o Rio Info e divulgá-lo junto às empresas.

Ele esteve acompanhado de membros do Conselho de Jovens Empresários, vinculado à instituição.

Uerj e UFF

A professora Ana Moreira, do Instituto Politécnico da Uerj, reforçou a importância do empreendedorismo universitário e da parceria entre academia e iniciativa privada.

Já o professor Cláudio Fernandes, da Agência de Inovação (Agir) do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF, destacou a necessidade de desenvolvimento de projetos e ações no campo da sustentabilidade na programação do Rio Info Nova Friburgo.

Serra do Silício

Rodrigo Sena, diretor presidente do programa Serra do Silício, destacou que o momento atual está muito propício para a efetivação de Nova Friburgo como polo de tecnologia no interior do estado e que viabilizar a realização do Rio Info no município era um sonho antigo.

InovaFri

Wania Monnerat, consultora e membro do InovaFri (@Ecossistema de Inovação de Nova Friburgo), apresentou os objetivos do ecossistema, as principais ações realizadas até o momento e as metas estabelecidas pelo grupo, dentre elas a criação de um projeto de lei instituindo o sistema de Inovação de Nova Friburgo por parte da prefeitura local.

Evolução e pioneirismo

Alberto Blois, empresário e fundador do Rio Info, apresentou as diversas edições do evento, desde o seu início em 2003, e destacou sua evolução e pioneirismo no que se refere aos temas abordados.

Ele também expressou sua alegria em, finalmente, conseguir realizar o evento em Nova Friburgo, algo que já havia sido tentado em outras ocasiões, sem sucesso.

Prefeitura

Marcos Marins, subsecretário de Desenvolvimento Econômico, declarou total apoio às iniciativas que vêm sendo empreendidas com vistas a fortalecer a integração entre instituições de ensino e pesquisa e setor empresarial, gerando oportunidades de trabalho e renda.

Riosoft

Paulo Milet, empresário no setor educacional e membro da Riosoft, proferiu a palestra magna da noite, destacando as diversas oportunidades no campo educacional para um país que precisa avançar significativamente na escolarização de sua população, destacando a modalidade EAD que vem crescendo significativamente no mundo todo, tanto quantitativa quanto qualitativamente.

Próximos passos

Após o excelente lançamento, com cerca de 250 participantes, entre estudantes, empreendedores e professores, a organização do Rio Info Nova Friburgo se volta para a organização do Pitch Universitário InovaFri em 16 de agosto, e do próprio Rio Info, previsto para ocorrer em 27 e 28 de agosto.

Voto de confiança

O colunista está muito cansado de se ver obrigado a criticar esta sequência aparentemente infindável de descalabros cometidos em nossa cidade.

É com sinceridade, portanto, que este espaço dá um voto de confiança a Emmanuele Marques, nova secretária de Saúde, desejando, de verdade, ter a oportunidade de dar boas notícias sobre a pasta.

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.