Férias

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Para pensar:

“Cuidado com o que você finge ser, pois você é o que finge ser.”

Kurt Vonnegut

Para refletir:

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.”

Albert Schweitzer

Férias

O secretário de Saúde e vice-prefeito Marcelo Braune entrará de férias nesta sexta-feira, 20, e permanecerá afastado de suas funções até o dia 4 de outubro, também uma sexta-feira.

O comunicado ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura foi feito no dia 12 deste mês, mas apenas na noite desta terça-feira, 17, se tornou público.

O subsecretário hospitalar Eder Carpi, o Ceará, responderá pela Secretaria Municipal de Saúde ao longo do período.

Inesperado

A notícia surpreendeu, de forma perceptivelmente negativa, alguns gabinetes na Câmara Municipal.

Afinal, Braune era aguardado no próximo dia 25 para a prestação de contas quadrimestrais da Saúde.

A data, por sinal, foi sugerida pela própria Secretaria.

Simbolismo

Sem conhecer o contexto, e apenas numa avaliação superficial, a coluna entende que o momento não seja mesmo o mais oportuno, ainda que, na prática, a prestação de contas possivelmente não venha a ser prejudicada.

Ocorre que a presença física sempre abre possibilidades de diálogo, e também carrega um simbolismo forte e muitas vezes decisivo para a construção de pontes e relações de confiança.

Mas, de novo, não dá para avaliar com profundidade sem conhecer o contexto.

Renovar sempre

Evidentemente, votos de confiança dependem sempre de renovações para que não venham a expirar.

A coluna, a esse respeito, viu com bons olhos a nomeação de servidores de carreira para cargos de direção, e também a parceria com a universidade Estácio que aproximou a fisioterapia oncológica dos pacientes friburguenses.

Isenção

É com isenção, portanto, que aguardamos explicações consistentes a respeito do processo licitatório para aquisição de medicamentos que foi interrompido sob alegação de não haver ordenador, logo após o fim da gestão de Tânia Trilha.

Existem muitos detalhes nesse episódio que causam grande desconforto e carecem de esclarecimentos, tanto mais quando se fazem tão evidentes os efeitos do desabastecimento farmacológico da rede municipal.

Romper e apurar

Acreditar em algum nível de ruptura em relação a gestões anteriores da Saúde dentro do mesmo governo é algo que passa não apenas por um recomeço e novas linhas de ação, mas também pela apuração de responsabilidades em relação ao que não deu certo anteriormente, inclusive a fim de impedir que a história possa se repetir no futuro.

GNV

Alguns moradores de prédios próximos a um posto de combustíveis na Avenida Comte Bittencourt têm manifestado muita inquietação em relação à iminência da oferta de Gás Natural Veicular (GNV) pelo estabelecimento.

A coluna entende que a questão já deveria ter sido tema de uma ou mais audiências públicas, não apenas para estabelecer o diálogo e a troca de informações entre as partes, mas também por interpretar que isso se faça necessário de acordo com nossa legislação.

O assunto certamente será retomado no futuro.

Emater

O deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL-RJ) apresentou na Alerj indicação ao Governo do Estado do Rio de Janeiro para a realização de obras de revitalização da unidade da Emater de Cantagalo.

De acordo com o parlamentar, “as instalações encontram-se em péssimas condições de conservação e uso, prejudicando a oferta de serviços que asseguram conhecimento de natureza técnica, contribuindo decisivamente para o pleno desenvolvimento da produção agropecuária, assim como para a melhoria das condições de vida do meio rural”.

Atacadão

A coluna entende, a partir de alguns sinais dados recentemente, que a rede de supermercados Atacadão deve estabelecer uma unidade em breve em Nova Friburgo.

Se o que foi dito vier a se confirmar, o estabelecimento irá funcionar no Curral do Sol.

A conferir.

Startups

Está aberta a seleção interna de ideias, projetos e startups da Uerj.

As inscrições vão até 23 de setembro, a seleção se dará entre os dias 23 e 27, e o resultado será divulgado no dia 30.

Ou seja: interessados devem se apressar.

Fala, leitor!

“Gostaria de manifestar minha insatisfação com serviço prestado pela concessionária de transporte coletivo aos usuários da linha 24, Centro-Jardim Califórnia. O bairro tem sofrido com atrasos e quebras de ônibus, sem a devida substituição do veículo quebrado. Creio que seja possível buscar alguma solução mais rápida para que os moradores da localidade não sofram ainda mais com atrasos de seus compromissos, uma vez que existe toda uma programação para embarcar no horário estabelecido pela empresa. Desde de já agradeço a compreensão, buscando uma melhora do serviço prestado à localidade.”

Assina a mensagem o leitor Stênio de Oliveira Soares.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.