Espelhos d’água

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Para pensar:

"A complexidade dos humanos começa pela incoerência pois a sinceridade machuca e a falsidade é intolerável."

Luiz Humberto Franciosi Júnior

Para refletir:

“O que é o macaco para o homem? Uma risada ou uma dolorosa vergonha.”

Friedrich Nietzsche

Espelhos d’água

A audiência pública que a Câmara Municipal realizou na segunda-feira, 22, a fim de debater o desabastecimento d’água e questões contratuais relacionadas à concessionária de águas e esgotos rendeu diversos encaminhamentos importantes.

Diretrizes

Entre outros pontos, acordou-se a apresentação de imediato plano de contingência para atender a população abastecida pela adutora de Debossan; a aplicação de multa pela quebra da continuidade dos serviços, sob pena de o município ser acionado legalmente por omissão; solicitação à empresa de todos os protocolos acerca da falta de água por vários dias, como ocorreu em bairros como Cordoeira e Bela Vista; e a disposição de carros-pipa para assegurar a continuidade do serviço de água à população.

Segue

Também foi defendido que, a fim de rever o sistema tarifário, seja realizada uma revisão quadrienal, nos termos contratuais, preferencialmente por órgão público especializado que não tenha prestado o serviço em oportunidade anterior; cobrou-se o cumprimento da Lei Orgânica, pelo Executivo, quanto à criação de órgão de fiscalização das concessões, com infraestrutura e recursos compatíveis; e a aplicação de penalidades quanto às demais infrações e aos descumprimentos de atos cujo prazo já expirou.

Continua

A audiência ficou em aberto e se findará somente na próxima segunda-feira, 29, quando é aguardada a presença do superintendente da empresa Águas de  Nova Friburgo, para a continuidade dos debates.

Mumm-Ra

Quando as primeiras vozes disseram que a nova Procuradoria-Geral do Município (PGM) estaria sob a influência de conhecido cadáver insepulto de nossa velha política, o colunista confessa que não as levou a sério, apesar dos indícios evidentes.

Afinal, isso seria o equivalente a passar um atestado público de desespero, escancarando o tipo de preço que está sendo cobrado pela permanência de um ou outro integrante mais guloso da base governista.

Simplesmente não parecia possível, mesmo no atual contexto friburguense.

Mau sinal

Eis, no entanto, que a entidade foi mesmo vista assombrando a PGM na manhã desta terça-feira, 23.

E aí, quando as mesmas vozes dizem que o objetivo da visita foi avaliar demissões, a gente começa a levar os rumores mais a sério.

O tempo dirá, através dos atos oficiais.

Mas, desde já, é preciso deixar claro que, se tudo isso for verdade, o Palácio Barão de Nova Friburgo viverá assim um de seus momentos mais baixos.

Orgulho (1)

Os alunos Brenno dos Santos Menezes e Pedro Henrique Pereira de Souza Labrador Martinez, do Cefet-RJ campus Nova Friburgo, estão apresentando, na edição 2018 da Mostra Nacional e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), o trabalho intitulado “Macrophage: um jogo sério para o ensino de imunologia”.

Orgulho (2)

O trabalho foi premiado na edição 2017 da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (Fect) com o prêmio de divulgação científica, e recebeu indicação para participar da Mostratec.

O Macrophage é resultado do projeto de extensão chamado "Desenvolvimento de objetos de aprendizagem (DOA), coordenado pelo professor Anderson Fernandes Souza.

Neste ano, a Mostratec acontece até a próxima sexta-feira, 26.

 

Campanha serrana (1)

Conforme a coluna havia antecipado, o deputado estadual Comte Bittencourt, candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Eduardo Paes, reuniu-se com apoiadores aqui em Nova Friburgo, na tarde de segunda-feira, 22.

E não seria exagero dizer que o grupo presente reflete o nível de polarização a que chegou a política nacional, e do Rio de Janeiro em particular.

Campanha serrana (2)

Além de apoios esperados, como o de Christino Áureo, recém-eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, Comte foi apoiado também por filiados a partidos bem mais à esquerda, como Wanderson Nogueira, do Psol.

Quanto às promessas, Comte se comprometeu a dar continuidade ao escritório que já mantém em Nova Friburgo, e a retomar as obras do hospital de oncologia.

Eficiência ambiental (1)

Alô empresário(a)!

Quer reduzir os custos e ficar em dia com a legislação ambiental?

Então anote aí: nesta quinta-feira, 25, a Firjan apresenta aqui em Nova Friburgo as principais obrigações ambientais relacionadas a micro e pequenas empresas, com foco em gestão de resíduos industriais.

“Com pequenos ajustes, sua empresa fica em dia e ainda se diferencia no mercado.”

Eficiência ambiental (2)

O encontro acontece das 9h às 12h no Senai Espaço da Moda (Avenida Conselheiro Julius Arp, 85, no Paissandu), e contará com as preciosas presenças de Carolina Zoccoli, especialista em meio ambiente, e Renata Menezes Rocha, analista de meio ambiente da Firjan.

Carolina, por sinal, deve ser um nome bastante familiar a muitos friburguenses, pois morou por aqui durante muitos anos ao longo da infância, até descer a serra para cursar jornalismo na UFF.

Saldo positivo

A coluna convidou o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly de Lemos, a fazer um balanço acerca das atividades desenvolvidas na cidade por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A resposta os leitores podem conferir abaixo.

Aspas (1)

“Tivemos uma excelente programação, que contou com a adesão de público superior a oito mil pessoas, tanto de Nova Friburgo quanto de diversas cidades da região, em especial vindas de Bom Jardim, Cordeiro e Duas Barras. Sobretudo, alunos das redes pública e privada de ensino, bem como das universidades e instituições de ensino técnico.”

Aspas (2)

“A qualidade das palestras, mesas de debate e trabalhos acadêmicos foi outro ponto alto do evento. Somente foi possível alcançar tais resultados graças ao apoio de dezenas de instituições, que participaram ativamente tanto do planejamento e organização, quanto da realização do evento. Mais um passo importantíssimo no fortalecimento de Nova Friburgo como polo tecnológico no interior fluminense.”

 

Apagar das luzes

E já que falamos em educação, vejam só a notícia que pinga no apagar das luzes da atual administração estadual.

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, anunciaram, nesta segunda-feira, 22, as novas escolas em tempo integral que oferecerão ensino médio profissionalizante de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo.

Administração (1)

No total, serão 61 novas unidades que já terão matrículas abertas, a partir do dia 31 outubro, no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br).

Os alunos que concluírem os estudos nessas escolas terão registro profissional do Conselho Regional de Administração (CRA).

Administração (2)

Durante a reunião, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira, e o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Leocir Dal Pai, entregaram a resolução que enquadra as novas escolas dentro da legislação dos Conselhos de Classe em Administração, o que possibilitará que os alunos recebam certificação equivalente ao Curso Técnico em Administração e registro profissional no CRA, com direito à carteira de identidade profissional na Cor Verde, na qual constará o título profissional de Técnico em Administração.

Por aqui

O secretário estadual de Educação também destacou que os professores serão capacitados pelo Sebrae e pelo Instituto Ayrton Senna.

Em Nova Friburgo, o Ensino Médio Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo será oferecido no Colégio Estadual Doutor Galdino do Valle Filho.

Contra o tempo

Ciente de que não estará mais na Alerj em janeiro de 2019, o deputado estadual Wanderson Nogueira corre contra o tempo para aprovar projetos focados em Nova Friburgo.

Nesta terça-feira, 23, ele conseguiu a incorporação do Festival da Truta de Nova Friburgo ao calendário oficial de datas comemorativas do estado.

O projeto foi aprovado por unanimidade, e depende apenas da assinatura do governador Pezão para entrar em vigor.

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.