Em aberto

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Para pensar:

“Tudo o que dizemos será inútil, se não for confirmado pelo que fazemos.”

Jonathan Edwards

Para refletir:

“O que a lagarta chama de fim do mundo, o homem chama de borboleta.”

Richard Bach

Em aberto

Como seria de se imaginar, dada a intensidade da disputa que se estabeleceu na última terça-feira, 27, a licitação da TV Câmara ainda não foi concluída.

Após a fase de análises de documentos, as empresas manifestaram interesse em impetrar recurso à Comissão de Licitação.

Tal procedimento é previsto em lei, e tem duração de cinco dias úteis.

Desse modo, o processo licitatório continua em curso e ainda não existe definição a respeito da empresa que prestará os serviços da TV Câmara.

Isolamento

O episódio tristemente protagonizado por Janete Oliveira, 66 anos, que morreu após ter sido atropelada em Lumiar por uma motocicleta na noite da última segunda-feira, 26, já foi descrito na reportagem de Alerrandre Barros publicada na edição de ontem, 28, e a coluna não tem qualquer intenção de “chover no molhado”, como diz a expressão popular.

Ainda assim, é impossível não reforçar a urgência de assegurar maior amparo por parte da rede municipal de Saúde a moradores de localidades afastadas de nosso centro urbano.

UTIs móveis

Mais do que assegurar a remoção de pacientes ao Hospital Raul Sertã - procedimento que pode ser fatal, a depender do tempo que venha a levar e da urgência do atendimento -, parece evidente que é preciso providenciar UTIs móveis a distritos estratégicos, a fim de garantir que ninguém pague com a própria vida simplesmente por residir em locais menos populosos.

Todos estamos sujeitos aos mesmos impostos, e precisamos estar cobertos da maneira mais homogênea possível.

Emendas

Fica aqui, inclusive, a sugestão para a elaboração de novas emendas orçamentárias com essa finalidade, num momento em que a representação friburguense em Brasília é especialmente forte.

Não é admissível que tantos residentes em Nova Friburgo ainda estejam tão desamparados no que se refere a saúde pública.

IPRJ

Já faz algum tempo que não atualizamos as notícias a respeito do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), nosso braço da Uerj aqui em Nova Friburgo.

Vale a pena, portanto, fazermos um breve apanhado de algumas informações importantes. 

Concursos

Está aberto, até o dia 12 de setembro, o edital para provimento do cargo de professor adjunto da Uerj no Departamento de Engenharia Mecânica e Energia do Instituto Politécnico.

Exige-se graduação e doutorado (o edital está disponível na página do IPRJ na internet).

Incubadora

Na próxima semana serão abertas as inscrições para o edital complementar (01/2019) de Seleção de Empreendimentos para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBTec) do campus regional da Uerj.

Estão sendo disponibilizadas quatro vagas remanescentes do Edital Unificado 2018.

Duas para pré-incubação; uma para incubação; e uma para associação.

Os interessados podem se inscrever entre os dias 2 de setembro e 31 de outubro, das 14h às 16h.

Rio Info

E já que estamos falando sobre ciência e tecnologia, a coluna convidou o secretário municipal da pasta, Marcelo Verly, a dar um depoimento a respeito do Rio Info, realizado nesta terça-feira, 27.

Aspas (1)

“A primeira edição do Rio Info Nova Friburgo foi um grande sucesso. Cerca de 300 pessoas participaram da programação do evento que ocorreu no Teatro Municipal Laercio Ventura das 9h às 22h15. Tivemos a realização de várias palestras sobre sustentabilidade, a realização de uma sessão de negócios no meio da tarde, uma mostra paralela apresentando soluções tecnológicas nas mais diversas áreas, boa parte delas com foco em sustentabilidade e na produção de lúpulo, que é uma inovação friburguense.”

Aspas (2)

“À noite tivemos as excelentes palestras ministradas pelos representantes do Hotel Urbano e da Radix, e também as apresentações dos seis projetos selecionados previamente, três no Pitch InovaFrio, três no Desafio Ideatech Fevest. A Comissão Julgadora analisou os projetos e optou pela Sustentech, um projeto apresentado por quatro jovens estudantes universitários de Nova Friburgo, que apresenta uma solução inovadora na área de sustentabilidade, visando a gestão de resíduos sólidos.”

Aspas (3)

“Posso dizer também que foi mais um passo extremamente importante no fortalecimento de Nova Friburgo como polo de inovação, inserindo a cidade no circuito dos grandes eventos de tecnologia do estado do Rio. A articulação viabilizou a presença em Nova Friburgo do fundador e organizador do Rio Info, Alberto Blois, e também de representantes de outras cidades, como Petrópolis e Maricá. Um evento riquíssimo que gerou muitas possibilidades de parcerias futuras.”

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.