Eleições 2020

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Para pensar:

“Exemplos mudam o mundo com muito mais eficiência do que opiniões.”

Autor desconhecido

Para refletir:

"Somos presos por pescar uma piaba, mas o empresário não é preso por acabar com todo o rio.”

Frase atribuída a um cidadão de Brumadinho-MG

Eleições 2020

Dias atrás a coluna chamou a atenção para movimentações sérias que têm ocorrido nos bastidores, no sentido de formar grupos políticos interessados em concorrer a cargos eletivos em 2020, aqui em Nova Friburgo.

E, como seria de se esperar, chegaram atualizações a esse respeito, vindas de várias frentes.

Joio e trigo

No entanto, antes de seguir adiante talvez seja válido registrar que - não é de hoje, nem algo restrito a Friburgo - há quem se declare “pré-candidato” como forma de valorizar o próprio passe, e eventualmente tirar algum benefício disso.

Em outros casos, todavia, a postura é séria e eventualmente se confirma.

Cabe a cada leitor, portanto, fazer uma leitura crítica deste tipo de situação, tentando separar o que é sério e o que é autopromoção.

Tudo ou nada

A coluna respeitou o anonimato dos grupos que ainda não fizeram anúncio oficial, nem tampouco estão falando abertamente a respeito de suas ambições ou movimentações.

Neste pacote, a coluna pode incluir um terceiro empresário - dos grandes -, cujo nome chegou a ser bastante cogitado em 2016.

Pessoas próximas, todavia, o descrevem como “o tipo de pessoa que só irá confirmar sua candidatura se a eleição estiver praticamente assegurada. Ele não quer entrar para perder”.

Um tanto complicado isso, não?

Será?

O radialista Mariozam Oliveira, através de uma assessora, afirmou à coluna que é pré-candidato a prefeito em 2020.

Já o vereador Wellington Moreira andou sendo cobrado em suas movimentadas redes sociais em relação a um posicionamento, e declarou que também está propenso a se candidatar.

No caso de Wellington, todavia, essa possibilidade passa necessariamente pela troca de partido, uma vez que o MDB friburguense certamente tem outro planos para 2020.

Ampulheta

Tantas vezes citada como modelo nos discursos que tentam vender a ideia da administração de nossas principais unidades de saúde pública através de Organizações Sociais, a UPA de Conselheiro Paulino deve ter dias intensos pela frente.

Com o fim do contrato da atual administradora se aproximando, paira a expectativa de que funcionários entrem em aviso prévio muito em breve.

Ciclo?

Além disso, são muitos os sinais de que aquela velha observação de que OSs são muito boas no início, mas na maioria das vezes mergulham em problemas, pode ganhar um novo exemplo por aqui.

Nos bastidores tem muita gente apostando que se a prefeitura não conseguir implementar o sistema no Raul Sertã e na Maternidade nas próximas semanas, então não conseguirá mais.

É esperar para ver.

Voz do servidor

Hoje, 30, a Câmara Municipal abre as portas de seu plenário para a realização da última audiência pública voltada a debater o projeto do Executivo que trata do código de ética dos servidores públicos municipais.

A reunião começa às 18h30, e a presença de representantes da classe é muito importante.

FKC

O leitor habitual sabe bem que o colunista é um entusiasta inveterado do esporte a motor.

Por isso, é com alegria especial que a coluna se une ao amigo Vinicius Gastin, nosso guru dos esportes, para atestar a credibilidade do grupo que se uniu em torno da realização do campeonato friburguense de Kart Rental, o Friburgo Kart Clube (FKC) 2019.

São pessoas muito sérias e motivadas, que estão fazendo conexões importantes.

Anotem aí: ninguém deve se surpreender se já nos próximos anos essa turma conseguir viabilizar a construção de um kartódromo de alto nível aqui em nossa cidade.

Momento oportuno (1)

A coluna, claro, abre suas portas para apoiar o movimento naquilo que estiver a seu alcance, e lembra à municipalidade que os sonhos podem ser ainda muito maiores.

Afinal, nosso estado continua carente de um autódromo internacional, gerando imensa demanda reprimida.

Vale lembrar igualmente que a construção de uma nova pista é uma contrapartida devida ao automobilismo fluminense desde que os jogos olímpicos sepultaram o saudoso autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio.

Momento oportuno (2)

A coluna não tem dúvidas de que, na conjuntura atual, com a representatividade de que dispomos em Brasília, o interesse articulado da população, empresariado e poder público poderia fazer de Nova Friburgo uma candidata séria a receber a nova pista, e toda a projeção que sempre acompanha tais empreendimentos.

Tudo isso a custo muito baixo para o município.

Depende essencialmente de nós.

Absurdo

O geógrafo Pedro de Paulo segue cumprindo com louvor sua missão pessoal de fiscalizar o descarte indevido em nossa cidade.

No último sábado, 26, ele enviou à coluna fotos desta cena absurda: um sofá foi jogado dentro de uma valeta pluvial na Rua Romana Villas Boas Schuenck, em frente ao número 651-A, no bairro Nova Suíça.

Educação

A coluna agradece desde já a todos que eventualmente trabalhem na solução desta situação, e convida pais e professores para que ajudem a formar gerações mais conscientes a este respeito.

A coluna tem certeza, por exemplo, de que o próprio Pedro aceitaria falar a este respeito com crianças e educadores, se vier a ser convidado.

Da mesma forma, fica o apelo para que pessoas que venham a testemunhar cenas como esta não deixem de denunciar às autoridades competentes.

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.