Editais

quarta-feira, 27 de março de 2019

Para pensar:

“Os 1% mais ricos do Brasil acumulam mais riqueza que seus equivalentes na Europa. Por outro lado, os 50% mais pobres no continente europeu recebem cinco vezes mais do que a classe equivalente no Brasil.”

Alexandre Campos

Para refletir:

“Não se pode usar fogo para apagar incêndios.”

Ilona Szabó

Editais

Em meio a todos os assuntos que fervilharam nos últimos dias a coluna não teve tempo para registrar alguns sinais um tanto preocupantes relacionados a dois importantes editais de licitação: o de transporte coletivo, e o da TV Câmara.

Transporte

A prefeitura estimou que no prazo de sete dias após a realização da audiência da última quarta-feira, 20 - hoje, 27, portanto - já deveria ser possível divulgar o edital para a licitação do transporte coletivo.

A partir da coleta de vários depoimentos, contudo, a coluna tem a impressão de que o documento ainda não está completamente maduro.

Vale ver, registrar, por exemplo, algumas manifestações da atual concessionária diante de propostas que vêm sendo discutidas.

Aspas

“O retorno dos cobradores impactará em um aumento de R$ 0,70 na passagem. (...) A gratuidade de 60 a 64 anos já gerou um impacto de R$ 0,50.”

“Fazer retornar para a Estação Livre as linhas que hoje param na Matriz prejudicaria os cinco mil usuários dessas linhas, e exigiria mais três vagas para estacionar os ônibus na Estação Livre. Isso traria de volta os engarrafamentos na Rua 7 de Setembro e também no lado Sul, em frente ao shopping, aumentando o tempo de viagem desses 25 ônibus em 12 a 15 minutos, arrebentando com a tabela de horários que hoje não gera reclamações. Seria um tremendo retrocesso.”

“Integração sem uso de cartão é impossível, não pode ser aprovada.”

Equilíbrio distante

Da mesma forma, são muitas as manifestações por parte de usuários descontentes com vários aspectos do serviço, e parece nítido que este confronto de visões ainda não encontrou pontos de equilíbrio.

Reunir num mesmo ambiente representantes de todas as partes envolvidas parece algo ainda bastante necessário.

Oportunidades

A coluna também entende que há o que se aprimorar em relação ao fundo de compensação tarifária, de tal modo que talvez seja oportuno aguardar pela realização das três audiências convocadas pelo vereador Zezinho do Caminhão para tratar deste assunto, antes de dar andamento aos processos.

Até mesmo porque, diante de todo o atraso que já ocorreu, parece inadmissível que o edital venha a ser publicado sem estar devidamente afinado.

TV Câmara (1)

Quanto à TV Câmara, já faz alguns dias que o protesto por parte da mesma empresa que por dois anos seguidos venceu a licitação para realizar o carnaval, e em seguida desistiu, se desdobrou em recomendações paralelas por parte do Tribunal de Contas.

Em essência, foi retirada a cláusula que previa que o vencedor deveria ter estrutura própria para transmitir as sessões, bem como a que tornava obrigatória a realização de visita técnica.

TV Câmara (2)

Até aí nenhuma complicação, mas ocorre que o TCE determinou também a mudança de modalidade, de tomada de preços para concorrência.

E aí a situação se torna um pouco mais complexa, dada a necessidade de publicação de edital com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

Mesmo considerando o esforço da Câmara para resolver a situação com a máxima celeridade, dá para arriscar aí que nos próximos dois meses não teremos as sessões transmitidas pela tevê.

Tem jeito?

Diante da nova situação, cabe perguntar se não existem recursos internos capazes de melhorar, um pouco que seja, a captação do áudio nas transmissões via internet que vêm sendo realizadas.

Da forma como está, a compreensão às vezes fica um tanto precária.

OAB responde

Alexandre Valença, presidente da 9ª Subseção da OAB-RJ, em Nova Friburgo, entrou em contato com a coluna a fim de atualizar informações em resposta ao questionamento do leitor Rodrigo Garcia, relativo à denúncia de violência policial durante o carnaval.

De acordo com Alexandre, a OAB oficiou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e o 11º BPM, solicitando o agendamento de uma reunião que também deverá ter a participação da Comissão de Direitos Humanos da própria OAB.

A instituição aguarda respostas, e a coluna seguirá publicando atualizações.

Empossou

Confirmando expectativas, Sérgio Louback foi empossado na tarde desta terça-feira, 26, como deputado estadual, assumindo, na condição de suplente, a cadeira de Chiquinho da Mangueira.

Tudo pode mudar, mas a tendência é de que permaneça por lá ao longo dos próximos quatro anos.

Por aqui

Se uma das extremidades dessa cama de gato parece estar bem definida, a outra ainda demonstra ter várias pontas soltas.

A coluna entende que o ex-vereador Dr. Luis Fernando deve ser empossado hoje, ou a partir de hoje, como suplente de Sérgio Louback na Câmara Municipal.

É grande, no entanto, a movimentação de bastidores em favor da posse do terceiro suplente, Benrique, sob alegação de que os dois primeiros trocaram de partido após as eleições de 2016.

Autoproclamado?

A última palavra, claro, é da Justiça Eleitoral, mas alguns detalhes não deixam de ser engraçados nisso tudo.

A defesa de Benrique aponta, por exemplo, que o Podemos não tem mais diretório municipal em Nova Friburgo desde 31 de janeiro, algo que conflita frontalmente com as informações constantes no ofício 002/2019.

Fica a dúvida, neste caso, se a exemplo de Juan Guaidó e Zé de Abreu, estamos lidando com mais um presidente autoproclamado por aqui.

Seminário

Semana passada a coluna registrou que amanhã, 28, e sexta-feira, 29, Nova Friburgo realizará o Seminário Governo Eletrônico e Cidades Inteligentes: Transparência e Cidadania.

Pois bem, agora a coluna publica a programação do evento.

Amanhã

9h30 – Programa Niterói Cidade Inteligente e a modernização da gestão – com Axel Grael, secretário executivo da Prefeitura de Niterói;

10h15 - Cidades Inteligentes e Humanas – A visão 2030 para o Rio de Janeiro, com André Guedes, diretor da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas para o Estado do Rio de Janeiro;

11h - O papel da inovação para o futuro do Estado do Rio, com Maurício Ogawa, gerente geral de Tecnologia e Inovação da Firjan;

11h45 - Políticas públicas de fomento à inovação fluminense, com Maurício Guedes, Diretor de Tecnologia da Faperj;

Segue

14h - A nova visão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado do Rio, com Luana Abreu Lourenço, subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio;

14h40 - Estratégias de interiorização do fomento à inovação, com Luís Fernando Pessoa, coordenador de captação de recursos para Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio;

15h20 - Governo Eletrônico, Conectividade e Cidade Inteligente, com David Figueiredo e Fabrício Matos, da Prefeitura de Niterói;

16h - Tecnologias de informação no legislativo: a experiência da Câmara, com Sílvia Zveiter - Coordenadora de Informática da Câmara Municipal de Nova Friburgo;

16h40 - Datalake e Cidades Inteligentes, com Marcos Marconi, fundador e diretor da VM9 Information Technology.

Sexta-feira

9h – Modernização Pública – Jorge Leal;

9h40 – E&L Produção de Softwares - Alberto Goes

10h20 – RG Sistemas – Adriana Sayuri e Paulo Monnerat

11h – DBSeller – Natan Madeira

11h40 – SAT Sistemas – Leonardo Trindade

13h30 – Custom Betha – José Souto Tostes

14h10 – Sonda Procwork Informática – Angelo Bonavita e Vander Silva

14h50 – Parque Tecnológico da Região Serrana – Serratec – Maurício Carius

15h30 – Altarede Fiber – Wellington Corrêa

16h – SenseApp – professor Dacy Lobosco

16h30 - Mesa redonda com coordenadores e professores de cursos técnicos e superiores das áreas de ciências, engenharia e sistemas;

17h30 - Apresentação de documento-síntese relativo ao Seminário “Nova Friburgo, laboratório a céu aberto”.

Respostas

Os leitores Stênio de Oliveira Soares, Gilberto Éboli, Lauro Éboli, Igor Santos, Manoel Corrêa e Alberto Corrêa reconheceram corretamente a gruta do Colégio Nossa Senhora das Dores, tema de nosso mais recente desafio fotográfico.

Como de hábito, respostas recebidas após o fechamento desta edição será publicadas em nosso próximo encontro.

Parabéns a todos!

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.