Ecoando

sábado, 27 de abril de 2019

Para pensar:

“A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo.”

F. Scott Fitzgerald

Para refletir:

“O livro é uma extensão da memória e da imaginação.”

Jorge Luis Borges

Ecoando

Como seria de se esperar, a coluna de quinta-feira, 25, que descreveu algumas movimentações de nossos tabuleiro político visando outubro de 2020, ecoou bastante.

Vários leitores enviaram ponderações, e algumas delas, por serem pertinentes, igualmente merecem registro.

Será viável?

A despeito do que foi apurado pela coluna, algumas vozes questionaram a viabilidade da transferência partidária do ex-deputado Wanderson Nogueira, nos moldes que o Massimo andou lendo em algumas entrelinhas.

Afinal, não é apenas o principal cacique local da sigla em questão que tem participação no atual governo.

De fato, o partido pretendido está fortemente representado dentro do coração do Palácio Barão de Nova Friburgo.

Fato e especulação

A esse respeito, ainda que não seja fácil imaginar uma candidatura própria no contexto atual, a coluna pode assegurar que houve contatos e tratativas.

Isso é fato.

Agora, se a partir daí o cenário irá se concretizar, é algo que no momento só se pode especular.

Sinal?

Inclusive, o fato de fontes terem pedido embargo pode também indicar que uma definição ainda não tenha sido alcançada.

Resta esperar para ver.

Marcando posição

Ao tratar do assunto, a coluna lembrou a existência, hoje, de vários nomes disputando fatias próximas do eleitorado, e destacou como, nesta fase de bastidores da disputa eleitoral, a confirmação de um grupo pode afetar as pretensões de outros.

Pois bem, alguns leitores lembraram também do caso do Psol, que obteve a segunda maior votação da cidade em 2016, e que provavelmente irá indicar um pré-candidato em 2020.

É verdade, e no atual momento a coluna entende que, a se confirmar este cenário, o nome mais provável seria o do ex-vereador Cláudio Damião.

Brasília rosa

A vereadora Vanderléia teve um momento de destaque nas atividades da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quinta-feira, 25, ao ter sua presença registrada pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), em meio a explicações de que estava atrás de verbas para a construção do hospital de oncologia e ciclovias.

Bom caminho?

A coluna entende que as causas evidentemente são nobres e urgentes, mas não pode deixar de ponderar se eventuais emendas orçamentárias seriam um bom caminho para a sonhada unidade de saúde.

Ainda mais se não houver a devida coordenação entre todos os agentes envolvidos.

Até mesmo porque a conclusão das obras é apenas parte do desafio, e o projeto precisa estar bem amarrado desde o início.

Diagnóstico

Não custa lembrar, por exemplo, que o início das obras de forma unilateral (e eleitoreira) pelo governo estadual acabou comprometendo as chances de utilização da verba federal que já havia sido reservada.

De fato, o canteiro abandonado na Ponte da Saudade não reflete a falta de recursos, mas de comprometimento e competência, bem como o distanciamento entre discursos e intenções.

Limites claros

Da mesma forma, o Massimo entende ser oportuno observar se haverá eventuais zonas de interseção (ou sobreposição) entre as ciclovias abertas a partir de emendas e aquela que integra o pacotão de obras anunciadas a partir dos recursos originalmente levantados para a aquisição do imóvel da fábrica Ypu.

Complementaridades são naturalmente bem-vindas, mas cada qual no seu quadrado.

Arautos do Evangelho

No próximo domingo, 28, a partir das 12h, a congregação católica Arautos do Evangelho vai promover uma feijoada em sua sede na Rua Visconde de Abaeté, 31, Parque São Clemente. Os convites antecipados já estão à venda por R$ 15.

Toda a renda arrecadada será revertida para os obras da torre do oratório da capela de Nossa Senhora de Fátima, que está sendo construída pelos Arautos do Evangelho.

Mais Informações pelo telefone (22) 2523-4458 / 2523-4582.

Reforma Trabalhista (1)

Na próxima segunda-feira, 29, o Senai Nova Friburgo (Rua José Eugênio Muller, 220 – Centro) abre suas portas a partir das 17h30 para a realização de palestra gratuita com o tema “Reforma Trabalhista: Implementando Mudanças e Mitigando Riscos”.

Reforma Trabalhista (2)

A apresentação, promovida pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), pretende abordar a reforma de forma prática, estimulando mudanças que possam tornar as empresas mais competitivas.

O palestrante será Victor Tainah Dietzold, da gerência jurídica da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)

Conselho de Segurança

O Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo promoverá sua reunião mensal com a comunidade.

O encontro acontece na próxima terça-feira, 30, a partir das 8h30 no quartel do 11º BPM, no bairro Vila Nova.

Na ocasião, serão apresentadas a nova equipe do conselho, empossada recentemente, recrutados novos membros regionais e discutidas as metas para este ano.

Assombração

A noite de sexta-feira, 26, já estava caindo quando o colunista teve a impressão de ver uma assombração.

Seria mesmo a alma penada que por tanto tempo se instalou nas Vilas Marginais da Alberto Braune vagando atrás de um reboque que carregava às costas certo automóvel que tanto deu o que falar tempos atrás?

E aí, alguém mais teve a mesma visão?

Cardiologia

Nova Friburgo vai sediar no dia 8 de maio o I Simpósio de Cardiologia, que terá como tema principal a tomografia computadorizada de 128 canais. Cardiologistas da região vão discutir o que há de melhor em tratamento cardiovascular.

O Simpósio, na clínica Radiológica, terá como moderador dr. Clério Francisco de Azevedo Filho, da Duke University School of Medicine, que mostrará a importância dos exames realizados pela tomografia 128 canais.

Na ocasião, serão apresentados exames e diagnósticos para o tratamento das doenças cardiovasculares.

Respostas

Mostrando a força que o papel ainda tem, a coluna recebeu diversas respostas certas ao desafio fotográfico publicado em nossa edição de sexta-feira, 26, apesar das dificuldades que atrasaram excepcionalmente a publicação digital do Massimo.

O colunista, todavia, entende que não seria justo publicar o resultado sem que os leitores digitais tenham a chance de se manifestar, de tal modo que deixaremos para a próxima terça-feira, 30, a publicação da lista de acertadores.

Abraço, e tenham todos um excelente fim de semana.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.