Desdobramentos

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 10 de agosto de 2019

Para pensar:

“Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito.“

Peter Drucker

Para refletir:

“Os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles.”

Victor Hugo

Desdobramentos

A coluna de sexta-feira, 9, registrou a ida de mais de 100 manifestantes à Câmara Municipal, onde pediram a ajuda do Legislativo na campanha pelo cumprimento de acordos estabelecidos com o Poder Executivo, e também por melhores remunerações para os profissionais da rede municipal de Educação.

Pois bem, agora podemos registrar parte dos desdobramentos daquele encontro.

Sendo ouvidos

O presidente da Câmara, vereador Alexandre Cruz, interrompeu sua agenda para receber os educadores, e ao fim do encontro encaminhou as demandas para as comissões de Apoio aos Servidores Públicos (Casp) e de Educação e Cultura (CEC).

“A Câmara vai sempre fazer o seu papel com isonomia, com determinação, com clareza. O Legislativo e, mais ainda, as comissões, têm feito o seu papel, e vão continuar fazendo”, declarou Alexandre.

Uma reunião com os funcionários da rede educacional foi marcada para a manhã da próxima terça-feira, 13, a fim de que sejam recebidas todas as solicitações.

A parte e o todo

Nos bastidores, algumas pessoas têm a sensação de que o governo estaria muito tranquilo diante da situação na Secretaria de Educação, tendo a certeza de que a greve será considerada inconstitucional.

É possível.

Questão maior

Ainda assim, a se confirmar tal interpretação, a este colunista tal leitura do quadro que se apresenta parece um tanto míope, como se fosse apenas disso que estamos falando.

Afinal, a eventual inconstitucionalidade da greve não altera a insatisfação ou a disposição da classe por pleitear o que entende ser justo.

Enfim, neste cenário hipotético as aulas podem continuar, mas o problema também.

Sinais

A bem da verdade, até o momento não é seguro afirmar até que ponto a greve irá afetar o funcionamento da rede.

Talvez a paralisação não seja asfixiante.

De qualquer modo, no entanto, parece evidente que os sinais estão sendo dados, e que algum planejamento de curto prazo precisa ser levado adiante para atender a anseios desta e de outras classes específicas.

Como sempre dizemos, há gordura para queimar.

Porto Seco

A Alerj aprovou por unanimidade indicação legislativa apresentada pelo deputado Sérgio Louback (PSC), voltada a implementar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Nova Friburgo.

Também conhecida como “porto seco”, a ZPE envolve condições especiais de regime tributário, cambial e administrativo, voltadas a aumentar a competitividade, sobretudo visando exportações.

Novos mercados?

A rigor, este foi um compromisso assumido pelo governador Wilson Witzel quando aqui esteve durante a campanha.

E, considerando que ele e Sérgio Louback são do mesmo partido, o aproveitamento da indicação parece bastante possível, ainda que não seja possível especular prazos.

Por falar nele...

E já que falamos no deputado Sérgio Louback, ele foi, nesta sexta-feira, 9, o primeiro pré-candidato a prefeito a se reunir com a chamada Aliança Democrática Municipalista, um grupo que se define como suprapartidário e que vem trabalhando na elaboração de um plano de governo com metas e objetivos pensados para as próximas décadas.

Além de ouvir as ideias dos pré-candidatos, o anseio da aliança é que suas próprias propostas venham a ser abraçadas por um dos candidatos, na corrida eleitoral de 2020.

Ele merece

E já que estamos dando continuidade a assuntos tratados anteriormente, a coluna registrou na edição anterior as façanhas do jovem estudante Carlos Cardoso Dias, que estudou a vida inteira em escolas públicas aqui em Nova Friburgo e está estagiando pela segunda vez na Google, após ter trabalhado também na Unicef.

Mas ficamos devendo uma foto sua.

Pronto, lapso corrigido.

Olha o Carlos aí, gente!

Ação solidária

A turma gente boa da Praça do Viagra, aquele espaço de convivência democrática na esquina da Avenida Alberto Braune com a Rua Cristóvão Colombo, está envolvida em mais uma ação com vistas à ajudar ao próximo, arrecadando alimentos não perecíveis para o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje).

Neste sábado, 10, para mobilizar os friburguenses a colaborar a turma do Clube da Música fará uma apresentação especial a partir das 14h com muita animação e repertório eclético que promete agradar em cheio.

O som ficará a cargo de Alexandre Carioca, Benito, Aluízio, Gilberto, Maurício, Beto e Douglas.

Vamos ajudar o Laje, pessoal?

Riograndina

A coluna tem recebido mensagens recorrentes de moradores de Riograndina, reclamando a respeito dos horários dos ônibus que ligam o distrito ao Centro, sobretudo entre o fim da tarde e o início da noite.

O espaço fica aberto à empresa Faol, para que possa se dirigir aos usuários e explicar se houve alguma alteração, e, em caso afirmativo, explicar o porquê.

Respostas

Até o fechamento desta edição, os leitores José Nilson, Josanne Marchon, Gilberto Eboly e Lourdes Madeira haviam identificado corretamente a capela do Santíssimo Sacramento, na Catedral São João Batista.

Respostas recebidas após o fechamento serão registradas em nosso próximo encontro, como de costume.

Parabéns a todos!

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.