Decisão mantida

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sexta-feira, 09 de fevereiro de 2018

Para pensar:

“O fogo aceso na lixeira é capaz de incendiar a casa.”

Provérbio Macua

Para refletir:

“Fantasia é um troço que o cara tira no carnaval.”

João Bosco

Decisão mantida

O desembargador Fernando Fernandy Fernandes indeferiu o pedido de efeito suspensivo à decisão liminar de primeira instância que suspendeu as atividades da TV Câmara, aqui em Nova Friburgo.

Ou seja: por ora o serviço continua interrompido.

Aliás, salvo engano do colunista, a sessão ordinária da última terça-feira, 6, foi a primeira sem transmissão televisiva nos últimos 17 anos.

Na prática

O principal significado da decisão, contudo, é de que a perspectiva passa a ser de um período um pouco mais longo sem a prestação do serviço, posto que a queda da liminar era a aposta mais rápida para a retomada das transmissões.

Cá entre nós, não é bom para ninguém.

Mas também não dá para seguir adiante sem o devido respaldo jurídico.

Ver ao vivo

Agora, enquanto aguarda a análise do mérito da questão, a Câmara deve dar andamento à busca por um canal próprio e a licitação de uma produtora.

Dificilmente, no entanto, alguma dos caminhos irá permitir que a eleição da comissões seja transmitida para quem está em casa.

Mas, se ao menos servir para que algumas pessoas se disponham a acompanhar os trabalhos pessoalmente, o prejuízo já não será tão grande.

Esperança

A coluna tradicionalmente dá espaço a projetos de renovação, estímulo e educação política, ainda que as repercussões de tais iniciativas não sejam imediatas.

É uma forma de estimular o engajamento da juventude, um esforço em nome da esperança.

Primeiro fruto

Um desses esforços é o Parlamento Juvenil, que sempre anuncia, ano após ano, que cada parlamentar juvenil terá oportunidade de formular um projeto de lei, que pode vir a ser aproveitado pela Casa Legislativa.

Pois bem, nesta semana, isso se concretizou, pela primeira vez.

E a aprovação foi por unanimidade.

Pai da criança

O autor da proeza chama-se Rodrigo Pessanha, de apenas 20 anos, que representou Conceição de Macabu, na edição 2015 do PJ.

Seu projeto, que trata de logística reversa, foi apresentado ao plenário pelo deputado Wanderson Nogueira, coordenador do Parlamento Juvenil e coautor da lei, e aprovado em segunda discussão nesta quarta-feira, 7.

Para ter efeito, a matéria precisa apenas ser sancionada pelo governador, e em seguida publicada.

Aspas

"Fiquei muito empolgado por ser o primeiro parlamentar juvenil a ter uma lei aprovada na Alerj, ainda mais com este projeto, que é muito importante para o nosso estado. Precisamos rever nossa política de resíduos, pelo bem da qualidade de vida."

De acordo com a redação, órgãos do estado, bem como suas autarquias, fundações e entes da administração indireta, deverão disponibilizar em seus prédios, recipientes para coleta de produtos eletroeletrônicos e seus componentes, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mistas.

Para receber melhor

Na mesma sessão, o plenário ainda aprovou outra matéria apresentada pelo deputado friburguense.

O projeto de lei nº 2080/2026, "isenta de pagamento de taxas de revalidação de diplomas de graduação, mestrado e doutorado" os refugiados acolhidos pelo Estado do Rio de Janeiro.

Esta lei, que o Massimo apoia sem ressalvas, também aguarda a sanção do governador.

Sem desculpa

O plano de saúde GS, em parceria com o Hospital São Lucas, distribui hoje, sexta-feira, 3 mil preservativos em Nova Friburgo.

A ação faz parte da campanha nacional de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), sobretudo HIV/Aids.

Aspas 2

De acordo com José Carlos Dantas dos Santos Júnior, diretor do GS e do Hospital São Lucas, "temos um crescimento muito grande de DSTs e infecção de HIV entre jovens, especialmente de 15 a 24 anos, e é muito importante que possamos controlar esses números".

A distribuição acontecerá nos pontos de concentração dos blocos.

Vestibular social

O Coletivo Negro de Nova Friburgo - em parceria com o Educafro - promove em 2018 seu 1º vestibular social.

Para saber mais sobre o projeto, basta acessar a página do Coletivo Negro na internet (https://www.coletivonegro.org/).

Para todos

Vai passar o carnaval em Nova Friburgo? Não curte samba?

Então uma boa opção para você pode ser a segunda edição do CarnaRock, a ser realizada hoje no Willa Deguste, no bom e velho Willisau, a partir das 21h30.

Jean King, eterno paladino do rock em nossa cidade, informa as participações da Banda Expresso Santiago e do vocalista Luiz Syren.

Resposta

A resposta chegou atrasada, mas o Massimo registra com prazer.

O leitor Geraldo Thuler une-se à turma que identificou corretamente o imóvel da Fundação Getúlio Vargas, protagonista recente de nosso desafio.

Que, por sinal, retorna na edição deste fim de semana, para que os leitores tenham uma distração a mais no feriadão.

Bom carnaval a todos!

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.