Curtinhas

sábado, 10 de março de 2018

Para pensar:

“Quando vires um homem bom, tente imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.”

Confúcio

Para refletir:

“Sim, e quantas vezes as balas de canhão devem voar até serem banidas para sempre?”

Bob Dylan

Curtinhas

A coluna deste fim de semana será um pouco diferente.

Muitos assuntos acumulados, então iremos mais diretamente ao ponto.

Caixa de Pandora

O tal cabo de guerra nos bastidores da Saúde, que a coluna citou na edição de sexta-feira, 9, já começa a ter alguns de seus espasmos identificados pelos sismógrafos do Massimo.

O ataque da vez, aliás, pode ter aberto a caixa de Pandora.

Primeiro disparo

Os leitores possivelmente ainda vão receber em seus Whatsapps uma série de postagens falando sobre um assessor que ganhava X, daí foi exonerado e renomeado ganhando mais de 3X, sem qualificação compatível com o cargo que atualmente exerce.

Ou de um assessor que continuou ganhando X, mas foi agraciado com gratificação equivalente a mais 2X.

Certo.

Se a moda pega...

Bom, os amigos sabem o quanto o colunista milita em favor de concursados e servidores de carreira em detrimento de caronistas e cupinchas que, na maioria das vezes, recebem muito mais para exercer funções equivalentes, justamente por bajular, guardar silêncio, e servir de bode expiatório se isso for necessário.

Mas este é o típico caso do sujo falando do mal lavado, entende?

Por isso, se uma retaliação na mesma moeda iniciar uma escalada, parte do que existe de mais nojento no sistema pode ficar momentaneamente exposto.

Aliás...

Por sinal, a eminência parda que se encontra num dos lados desta corda continua a convidar pessoas de sua confiança para que aceitem substituir seu desafeto.

Ou por isso, ou pelo que determina o calendário eleitoral, ninguém deve se surpreender se houver novas mudanças no futuro próximo.

Até quando?

Cá entre nós, o tempo passa e o colunista ainda não conseguiu se acostumar à ideia de que alguém que não foi eleito nem tampouco nomeado possa ter o poder de mandar prender e mandar soltar dentro de um governo.

Voltamos à era dos coronéis?

Ou será que nunca saímos dela?

Referência

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, bem ao lado de Curitiba, entrou em contato com o vereador Zezinho do Caminhão com o intuito de adaptar sua lei em defesa do silêncio noturno para a realidade da cidade paranaense.

Zezinho ficou bastante satisfeito, uma vez que esta foi uma legislação efetivamente nascida de seu gabinete, sem inspiração ou partes vindas de fora.

Por aqui

Aliás, por aqui as atividades de fiscalização continuam a ocorrer, e é justo registrar que, ao menos no Centro, a incidência de atos de desrespeito ao sono alheio diminuiu nos últimos dias.

Mas sabemos que o trabalho está apenas começando, se desejamos mesmo mudar a cultura de abusos que vem marcando nossa convivência há tanto tempo.

Gancho

E já que falamos no Paraná, o Massimo aproveita o gancho para registrar o protesto de uma moradora de Maringá.

Não a cidade paranaense, mas o loteamento, no distrito de Riograndina.

"Estamos às escuras. Não há iluminação e tem ficado muito perigoso circular a certas horas."

Muitas vezes o colunista tem a impressão de que um pouco de luz é tudo o que nos falta...

Errou

O colunista derramou elogios à nossa Aliança Francesa, mas acabou se equivocando ao informar sobre o curso de mandarim que a unidade está disponibilizando.

É que as aulas não vão começar. Elas já começaram.

Há uma semana, para ser mais preciso.

O Massimo pede desculpas, e parabeniza uma vez mais os responsáveis por jamais terem deixado de apostar no desejo que o friburguense tem de aprender.

História acontecendo

É isso, pessoal.

Último fim de semana, última oportunidade para ver ou rever o espetacular "78 Musical", a peça nascida e criada aqui mesmo, que já entrou para a história da arte friburguense.

O Massimo dá os parabéns a todos que ajudaram a escrever este belo capítulo, e torce para que o sucesso alcançado seja o combustível para novas aventuras.

A propósito...

E já que falamos em arte e sucesso, o ator friburguense Lincoln Vargas apresentou, nesta sexta-feira, 9, uma concorrida oficina de teatro "para atores, músicos, dançarinos e capoeiristas amadores e profissionais, e também para amantes da arte" lá em Barcelona, Espanha.

Lincoln é professor do tradicionalíssimo Tablado, e mais um dos orgulhos desta terra fértil.

Preciosidade

Aliás, não faltam opções artísticas de qualidade para o fim de semana.

A VOZ DA SERRA já noticiou, mas o Massimo toma a liberdade de relembrar que o Coletivo Sanfoneiros da Serra realiza um encontro muito especial neste sábado, 10, a partir das 19h na Praça Carlos Maria Marchon, distrito de Lumiar, quando irão receber a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, dirigida pelo músico e também sanfoneiro Marcelo Caldi.

A Orquestra Sanfônica sobe a serra com 20 componentes, e promete uma apresentação especialmente elaborada para agradar moradores e turistas.

Imperdível.

Suíça

E por falar em atrações, não podemos nos esquecer que faltam pouco mais de dois meses para a grande celebração dos 200 anos de Nova Friburgo em 16 de maio.

A programação está recheada e já começa a movimentar vários espaços da cidade.

Na Casa Suíça, anexa a Queijaria Escola, em Conquista, já está em cartaz uma exposição especial da artista plástica Madalena Bento de Mello em homenagem ao bicentenário.

Vai até 3 de junho.

Vale a pena conferir.

Respostas

O colunista ameaçou colocar de castigo, e os leitores responderam.

Sobre o coreto de Lumiar, registrado pela lente generosa de Regina Lo Bianco, a coluna recebeu respostas corretas enviadas por Rosemarie Künzel, Antônio Lopes, José Nilson, Sílvio Poeta, Stênio de Oliveira Soares, Gilberto Éboli e Igor Santos.

Parabéns, e um ótimo fim de semana a todos.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.