Conselho Tutelar

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 02 de outubro de 2019

Para pensar:

“Remova as bases elementares da vida civilizada, organizada – comida, abrigo, água potável, um mínimo de segurança pessoal – e em questão de horas voltaremos ao estado de natureza hobbesiano, à guerra de todos contra todos.”

Jack London

Para refletir:

“Conseguimos realizar nossos propósitos economizando os minutos.”

Charles Darwin

Conselho Tutelar

Acontece no próximo domingo, 6, o importante processo de escolha para a composição do Conselho Tutelar de Nova Friburgo, válida para o quadriênio 2020/2023.

Todo o cidadão com mais de 16 anos, que já possui título de eleitor, pode participar da votação.

Funil

Ao todo, 97 pessoas se inscreveram no processo seletivo, mas somente 75 comprovaram habilitação para concorrer às dez vagas.

Dessas, 14 faltaram à prova de aferição de conhecimentos.

Entre os 61 candidatos que efetivamente tomaram parte na segunda fase, 34 foram aprovados e considerados habilitados a concorrer.

Desempate

Entre os que seguem na disputa, o resultado das urnas definirá os dez conselheiros tutelares efetivos e os 20 suplentes para os próximos quatro anos.

Na hipótese de empate na votação, será considerado eleito o candidato que apresentar a maior nota na prova objetiva; a maior nota na prova dissertativa (redação) e tiver maior idade.

Datas

A publicação dos eleitos, efetivos e suplentes, está prevista para o próximo dia 16.

E no dia 10 de janeiro de 2020, conforme a resolução 170/2014 do Conanda, os eleitos serão empossados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na presença do prefeito e do representante do Ministério Público e da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.

Concorrência benéfica

Foram abertos recentemente os envelopes no processo de licitação para a TV Câmara, e os valores refletiram uma disputa acirrada, que deve redundar em grandes benefícios aos cofres públicos.

A se confirmar o resultado preliminar, a realização desta licitação terá gerado uma economia de mais de R$ 100 mil em relação ao contrato anterior.

Mais um

O episódio soma-se, assim, à longa lista de exemplos de como a fiscalização em favor da realização de processos licitatórios plenos exerce impacto efetivo e necessário sobre as contas públicas, ainda que frequentemente negligenciado em favor de politicagens baratas de maior visibilidade e apelo eleitorais, geralmente atreladas a palanques, placas, fitinhas e redes sociais.

Fala, leitora!

A fiel leitora Raquel Souza, que dias atrás escreveu para reclamar dos horários implantados pela empresa de ônibus Faol na linha Centro-Braunes, agora escreve para manifestar seu apoio à direção da empresa em relação aos recorrentes relatos de vandalismo por parte de alguns usuários menos conscientes.

Aspas

“Acho um absurdo o vandalismo, e nós realmente temos esse problema. Inclusive, nos ônibus que têm ar-condicionado o pessoal reclama quando está ligado, fecham os pontos de saída do ar, querem abrir as janelas, uma verdadeira falta de educação. Nisso a Faol tem razão, colocar mais tecnologia e conforto para quê? Até em várias ruas de alguns bairros estacionam dos dois lados, dificultando a passagem dos ônibus... E por aí vai. Falta de educação é fogo!”

Emenda orçamentária

Tempos atrás a coluna informou que o deputado federal Marcelo Calero havia aberto editais para definir a destinação de suas emendas orçamentárias.

Pois bem, as friburguenses Wania Monnerat e Janimary Pecci estão concorrendo à consulta pública para obtenção de apoio ao seu projeto “Educação para empreender e fazer acontecer”.

A votação acontece hoje, 2.

Quem quiser apoiar, pode votar na página: https://www.calero.rio/consulta-publica-emendas

Ecos

A reação dos leitores é sempre uma bússola preciosa para que não percamos o rumo.

Graças a essa interação, temos a certeza de que acertou o alvo quando publica alguma nota e no dia seguinte a caixa de mensagens está cheia de exemplos confirmando aquilo que foi dito.

Assessoria remota

Foi assim, por exemplo, quando a coluna falou a respeito de vereador que tem assessoria nomeada fora do respectivo gabinete.

Uma fonte bastante confiável lembrou o episódio recente - e bastante conhecido nos bastidores de nossa política - em que um ex-vereador tinha uma assessora nomeada na folha da Secretaria de Finanças, com direito a adulteração dos registros de ponto a pedido de superior hierárquico.

Tem gente por aqui que parece acreditar que vive na Idade Média...

Desafio

Hoje a coluna propõe um desafio mais difícil aos leitores, e por isso dará dois dias para que possam pesquisar e correr atrás da resposta.

Numa época em que vivemos uma certa padronização nas construções e um escasseamento dos detalhes arquitetônicos, Regina Lo Bianco divide com a gente toda a riqueza desta porta esculpida em outros tempos e que guarda um dos maiores patrimônios de Nova Friburgo.

E aí, quem sabe dizer onde ela se encontra?

Boa sorte a todos!

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.