Conexão Brasília

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Para pensar:

“Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos, de modo que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota.”

Theodore Roosevelt

Para refletir:

“Que o líder demonstre retidão no seu caráter pessoal, e todas as coisas andarão bem, mesmo sem as suas indicações.”

Textos confucionistas

Conexão Brasília

Os últimos dias acumularam diversas informações relevantes a respeito de representações parlamentares friburguenses em Brasília.

Começando por Luiz Lima (PSL-RJ), o deputado federal mais votado em Nova Friburgo em 2018 foi quem presidiu a esvaziada sessão da Câmara Federal na segunda-feira, 15.

Damazio

E curiosamente, numa certa altura, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) pediu a palavra para apresentar o vereador Marcio Damazio, seu amigo pessoal, que foi a Brasília atrás de recursos voltados a melhorar o transporte de doentes em nossa zona rural.

Damazio também conseguiu uma agenda com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na terça-feira, 16.

Mais recursos

Ainda a respeito de Luiz Lima, a coluna havia noticiado recentemente uma indicação orçamentária de sua autoria no valor de R$ 2,1 milhões a ser direcionada pela Câmara Municipal para atender a carências em nossa rede municipal de Saúde.

Agora a coluna pode acrescentar que outros R$ 200 mil serão acrescidos a este valor, atendendo a um pedido do vereador Cascão do Povo, que mantém boas relações com o grupo político do deputado.

Pedido de cassação

Paralelamente, o PSL de Luiz Lima confirmou expectativas e deu entrada, junto à mesa diretora, no pedido de cassação do mandato do deputado friburguense Glauber Braga (Psol-RJ), que agora será encaminhado ao Conselho de Ética da Câmara.

A peça basicamente se apoia em três argumentos: o de que nenhum outro parlamentar teve comportamento semelhante ao de Glauber durante a sabatina; o de que não houve mútua troca de agressões; e o de que se tratou de grave ofensa pessoal dirigida a um integrante do primeiro escalão do governo federal.

Pólvora

Em resposta, Glauber tem reafirmado tudo o que disse na Comissão de Constituição e Justiça, e acrescentou que, caso o pedido venha a prosperar, pretende fazer uso das oito testemunhas a que teria direito, e também fazer sua defesa pessoalmente.

A situação tende a ganhar grande repercussão nacional, caso o pedido seja acatado.

Orgulho local

O professor Diego Knupp, do Departamento de Ciências da Engenharia do IPRJ, precioso braço da Uerj em Nova Friburgo, será diplomado no dia 2 de agosto como o mais novo membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

É uma honraria e tanto, que representa muito bem o valor do trabalho realizado no campus friburguense, e se reveste de simbolismo neste período em que a vida acadêmica e científica no Brasil tem enfrentado fortes ventos contrários.

Parabéns, professor. Parabéns, IPRJ.

Aliás...

E já que falamos na universidade, cabe registrar que em agosto, dos dias 5 a 8, haverá a segunda Semana de Engenharia do IPRJ.

Entre as muitas apresentações previstas estão temas da maior importância, como plano de gestão integrada e coleta seletiva, para citar apenas dois.

Risco

A coluna tem recebido mensagens de várias pessoas alertando para a situação de um poste de iluminação da praça Getúlio Vargas.

Ao que parece, o globo está por cair.

A coluna ecoa os pedidos dos leitores, solicitando providências antes que a peça eventualmente caia e possa ferir alguém.

É golpe!

Duas pessoas próximas ao colunista, ambas senhoras, na casa dos 70 aninhos, andaram recebendo telefonemas parecidos nos últimos dias, aqui em Nova Friburgo.

Basicamente o golpista dizia o nome da dona da casa, e se passava por um sobrinho, que, como convém, não dizia o próprio nome.

Em vez disso ficava dando pistas, a fim de induzir a senhora a chutar quem era, de modo a obter assim um nome que pudesse utilizar.

Sem conversa

Até aí, nada de muito novo, infelizmente.

Ocorre que o cidadão, em ao menos um dos casos, tentou marcar uma “visita”, chegando ao ponto de telefonar no dia seguinte para saber se a senhora estaria em casa.

Ou seja, uma situação aparentemente bastante perigosa.

Caso algum leitor passe por situação parecida, portanto, já sabe: nada de dar informações ou cair na conversa.

Jubileu de ouro

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo irá celebrar seu jubileu de ouro no próximo sábado, 20, a partir das 19h.

O evento acontece na Fundação Dom João VI (Praça Getúlio Vargas, 71), e incluirá o pré-lançamento do livro comemorativo, além da posse do novo Conselho Diretor, para o biênio 2019/2021.

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.