Cidade cheia

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Para pensar:

“Ame simplesmente, porque nada nem ninguém pode acabar com um amor sem explicação!”

Irmã Dulce

Para refletir:

“O que mais tenho saudade do passado é o futuro. O que eu mais tenho saudade da infância é dos sonhos. O futuro era vasto, o tempo parecia quase infinito, então havia espaço para sonhar. Na medida em que o tempo passa, as perspectivas diminuem. Há uma contradição em crescer. Quando se é pequeno, sabe-se pouco sobre o mundo, o que te faz se sentir um gigante. Na medida em que se cresce, o mundo parece crescer muito mais. Então crescer, proporcionalmente em relação ao mundo, é ficar menor. Crescer é diminuir. A gente cresce para virar grão de areia.”

Alexandre Campos

Cidade cheia

Após uma semana extremamente pesada, Nova Friburgo viveu um fim de semana muito positivo, sobretudo como reflexo de eventos que merecem ser destacados tanto pela quantidade quanto pela qualidade.

Nem mesmo a interdição parcial da RJ-116 impediu que a cidade ficasse cheia de turistas, em meio a um clima geralmente cordial e agradável.

Parabéns a todos os responsáveis por isso.

Degustação

De forma bastante sensível, as atividades serviram para mostrar o quanto a municipalidade - e não apenas no sentido do poder público, pode fazer em favor da autoestima populacional, do aquecimento da economia, da oferta de opções saudáveis de lazer, e da construção de ambientes menos propensos ao desenvolvimento da violência.

Claro que isso não basta para resolver o tanto de problemas que nos cercam, mas já seria um bom começo se fosse rotineiro.

Contingências

A única ressalva importante se dá em relação ao trânsito no último sábado, 12, que realmente travou.

Certamente o fechamento da Avenida Alberto Braune trouxe muita diversão à criançada, e a coluna entende que dentro de algumas décadas a tendência é de que ela seja fechada em definitivo à circulação de veículos particulares.

Por ora, no entanto, contingências mais eficientes para o trânsito precisam ser consideradas para os próximos anos.

Cúpula da Uerj

Nestas quarta-feira, 16, e quinta, 17, o campus do IPRJ receberá as visitas dos candidatos a reitor, vice-reitor, e a diretora do Centro de Tecnologia e Ciências (CTC) da Uerj, respectivamente professores Ricardo Lodi, Mário Carneiro e Nádia Lima.

Levando-se em conta que esta será a única chapa a concorrer nas próximas eleições, podemos tratar os visitantes como a próxima cúpula da Uerj como um todo, e do seu departamento de Ciência e Tecnologia de forma específica.

Programação (1)

A programação das atividades ainda carece de algumas confirmações, mas a coluna adianta uma prévia, ainda com algumas definições em aberto.

Os candidatos devem chegar na quarta-feira, por volta das 11h.

Programação (2)

Às 14h haverá reunião plenária dos três segmentos, aberta a todos na comunidade acadêmica do IPRJ.

A partir das 16h haverá novos encontros com estudantes em várias turmas, o mesmo ocorrendo no dia 17.

Outubro Rosa na OAB

Na próxima sexta-feira, 18, a 9ª Subseção da OAB/RJ abre as portas de seu auditório para um evento dedicado à temática de prevenção ao câncer de mama, representada pela campanha Outubro Rosa.

A abertura se dará às 16h, com o presidente da 9ª Subseção,  Alexandre Valença, falando sobre “Os direitos da pessoa com câncer”.

Tema muito relevante, e aparentemente pouco difundido.

Agenda

O evento continua às 16h30 com a palestra “Apoio integral à mulher com câncer de mama”, apresentada por Rosane Flores, psicóloga e membro fundadora da Amma.

Em seguida, às 17h, é a vez de Maiara Felício, ativista social do Império das Negas, apresentar a palestra “A mulher negra e o acesso ao tratamento do câncer”.

A palestra seguinte, “Prevenção para quem?”, a respeito da “invisibilidade da população transexual nas campanhas de prevenção”, será apresentada por Flávia Freitas da Silva, assistente social do Centro de Cidadania LGBT, a partir das 17h30.

Segue

Às 18h as nutricionistas Daniela Morgado Tardin e Verônica Monteiro Caetano Cordeiro falarão sobre “A importância da nutrição na prevenção do câncer de mama”.

E, encerrando, às 19h a advogada e instrutora de dança Vanessa Guerhard fará uma apresentação sobre “Dança e qualidade de vida; inclusão e socialização”.

A realização está a cargo da OAB Mulher, e está sendo pedido aos interessados que levem um item de material escolar para doação na Campanha Lição de Solidariedade, da Caarj.

Mais respostas

Pouco após o fechamento da coluna do fim de semana o Massimo recebeu resposta correta para nosso mais recente desafio fotográfico enviada por José Nilson, craque que quase todas as semanas aparece na lista de acertadores.

A coluna dá os parabéns, e agradece aos leitores pela parceria de sempre.

 

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.