Bola dentro

sábado, 30 de março de 2019

Para pensar:

"É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.”

Immanuel Kant

Para refletir:

“A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor."

Padre Antônio Vieira

Bola dentro

A VOZ DA SERRA já registrou o fato, mas o colunista faz questão de começar a última coluna do mês com um elogio sincero à administração municipal.

Tudo porque na última quarta-feira, 27, a Secretaria de Educação promoveu a entrega de materiais escolares específicos para alunos cegos, surdos e com baixa visão da rede municipal de ensino.

Inclusão

Por iniciativa de professoras do Centro de Capacitação e Atendimento Educacional Especializado Público Neusa Goulart Brizola, que realiza um trabalho de excelência no atendimento aos alunos com deficiência que estudam em escolas regulares na rede municipal, foram elaboradas tabuadas especiais em braile, para os cegos, e com fonte ampliada para os que possuem baixa visão.

As docentes especializadas elaboraram também um dicionário em libras para os alunos surdos.

A coluna aplaude e apoia a iniciativa que está detalhada em reportagem aí ao lado, na página 4.

Audiências

A publicidade espalhada (ou praticada) em nossa cidade por vezes lhe incomoda?

Pois bem, por iniciativa do vereador Professor Pierre a Câmara Municipal realiza mais uma audiência voltada a discutir o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar no 1198/2015, que institui o projeto Cidade Limpa.

O encontro acontece nesta segunda-feira, 1º de abril, a partir das 18h30.

Autismo

Já no dia 5, por iniciativa do vereador Isaque Demani, haverá o a debate das formas de conscientização do autismo.

Um tema da maior importância que - justiça seja feita - vem sendo defendido com afinco pelo vereador Isaque.

Hora do pesadelo

Quer ver certos políticos perderem o sono?

Basta ler em voz alta uma notícia como esta, que foi divulgada recentemente: “Sérgio Cabral promete revelar as relações entre ele e os 92 prefeitos e ex-prefeitos dos 92 municípios do estado”.

O que tem de gastrite atacando por aí é uma grandeza.

Orgulhos

Coisa boa é quando podemos dar boas notícias a respeito de alguns dos muitos orgulhos de nossa cidade.

E hoje, sorte a nossa, temos muitas dessas novidades.

Eduardo Jácome

Começando pelo empresário Eduardo Jácome, a coluna informa que infelizmente ficaremos desfalcados de sua presença durante algum tempo.

O motivo, no entanto, justifica sua ausência.

Acontece que o conselho administrativo da Gafisa acaba de o eleger para o importante cargo de Diretor Executivo Operacional da companhia.

Parabéns ao amigo, e muito sucesso na difícil empreitada que tem pela frente.

Angela Ferreira

A ex-aluna do curso de Biologia da Uerj, Angela Ferreira Portella, que se formou em Biologia em 2018, realizará uma apresentação oral no International Meeting of Astronomy and Astronautics (Imma), que acontecerá de 10 a 13 de abril em Campos dos Goytacazes.

O trabalho foi desenvolvido através da monografia para conclusão do curso com o título “Introduzindo a Astrobiologia através de jogo didático”.

A aluna foi orientada pela tutora de Física, Adriana Oliveira Bernardes, doutoranda em ensino de Física pelo Pemat/UFRJ.

Maria Lina

A fisioterapeuta Maria Lina Leite - uma apaixonada pela profissão, que une um coração enorme a um constante processo de aprimoramento - há anos vem mudando para melhor a vida de muita gente, aqui em Nova Friburgo e em vários cantos do mundo também.

E todo este belo trabalho está sendo devidamente reconhecido, uma vez que ela é uma das finalistas da 3ª edição do Prêmio Contrology, ministrado pela Voll Pilates Group, maior escola de Pilates da América Latina.

A cerimônia de entrega acontecerá durante a VI Jornada Sul-Americana de Pilates, em Gramado-RS, entre os dias 17 e 19 de maio deste ano.

Guillaume Isnard

O músico Guillaume Isnard vai celebrar os 35 anos da Banda Zer0 em grande estilo, cantando em São Paulo ao lado dos amigos Paulo Ricardo e Kiko Zambianchi.

A apresentação histórica acontece no dia 6 de abril a partir das 21h, no Cassasp/SP.

Rhena Schuler

A psicóloga Rhena Schuler, filha do casal Mirna Schuler e Renato Henrique Gomes da Silva, concluiu com sucesso seu curso de mestrado na Uenf, em Campos dos Goytacazes, tendo como orientador o professor doutor Gerson Tavares do Carmo.

A ex-aluna do Colégio Anchieta e da UFRJ alcançou o novo título ao defender sua dissertação, intitulada “Retratos Sociológicos: Do fracasso iminente à permanência e êxito escolar”.

Parabéns a Rhena, e a todos que participaram do seu processo de formação.

Alerta

A coluna é entusiasta da educação de excelência, e toma a liberdade de dividir com os leitores uma tocante reflexão de um excelente professor da UFF, conhecido de longa data deste colunista, chamado Eduardo Heleno.

Aspas (1)

“Nesta última semana a reitoria apresentou para os conselheiros da UFF o relatório de gestão e as informações sobre os repasses do governo federal. A situação é crítica.

Enquanto o noticiário se alimenta das intrigas palacianas e do disse-me-disse em setores do outrora prestigiado Ministério da Educação, a universidade e seus gestores buscam soluções para problemas em grande escala em um panorama de caos administrativo em Brasília e diminuição dos recursos nas autarquias.”

Aspas (2)

“Essa década é a de menor crescimento do país em 120 anos. Em um intervalo de um quadriênio, foram dramaticamente reduzidos os recursos para custeio. Corremos o risco de, nos próximos meses, ser alvo de uma guinada que nos conduza ao maior retrocesso em termos de política acadêmica e pesquisa científica.”

Aspas (3)

“Situação semelhante presenciamos entre os colegas da Uerj, meses atrás. Em um primeiro momento, são terceirizados sem emprego, bolsistas sem remuneração, pesquisas sem continuidade, fornecedores sem pagamento. O Rio se tornou o laboratório do desmonte do ensino universitário.

Nessa asfixia, todos perdem. Não há potência sem conhecimento.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.