Avanços

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quinta-feira, 05 de setembro de 2019

Para pensar:

“Aceito a morte não apenas por ser inevitável, como também construtiva. Se não morrêssemos, não apreciaríamos a vida”

Jacques Cousteau

Para refletir:

“Todo mundo mais cedo ou mais tarde senta-se para um banquete de consequências”

Robert Louis Stevenson

Avanços

Conforme A VOZ DA SERRA noticiou em primeira mão, os profissionais da rede municipal de educação de Nova Friburgo decidiram, em assembleia do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) realizada na tarde da última terça-feira, 3, suspender a greve que durou 27 dias.

A categoria, no entanto, continua em “estado de greve”, indicando que a retomada das atividades se dá em caráter provisório, enquanto é aguardado um posicionamento do governo municipal frente às suas reivindicações.

Frente de diálogo

Em essência, a paralisação iniciada no dia 8 de agosto se deu em busca de reajuste salarial para toda a categoria, da garantia que salários nunca sejam inferiores ao mínimo nacional e da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

As demandas, no entanto, permanecem em aberto, mas ao menos uma frente de diálogo se abriu, em grande parte graças ao intermédio do Ministério Público do Trabalho, que promoveu uma audiência que durou mais de quatro horas, na última segunda-feira, 2.

Representatividade

Uma nova audiência está marcada para o próximo dia 26, às 14h no MPT de Nova Friburgo. No dia seguinte, às 19h, a categoria se reunirá em nova assembleia para decidir se a greve será retomada ou não.

A coluna entende que houve avanços importantes, inclusive no que diz respeito ao reconhecimento da representatividade do Sepe, em sintonia com os recentes estudos promovidos na USP, que a coluna publicou há dois dias.

Cobertor curto

O sindicato, por sua vez, reconheceu que a prefeitura cumpriu o acordado no ano passado em relação à campanha salarial de 2018.

Ainda restam algumas pontas difíceis de serem amarradas, sobretudo quando se considera que o Palácio Barão de Nova Friburgo bem operando acima do limite prudencial de gastos com pessoal.

Ainda assim, a coluna entende que está sendo estudada uma proposta que possa atender ao menos parcialmente as demandas da categoria.

Boa vontade

Outro ponto importante diz respeito aos valores descontados da folha de pagamento dos grevistas.

A prefeitura se comprometeu a fazer o pagamento destes valores até a próxima terça-feira, 10, caso a paralisação fosse encerrada, como de fato aconteceu.

Paralelamente, o Executivo também se comprometeu a retirar a ação de abusividade da greve junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Sempre pertinente

A 9ª Subseção da OAB-RJ, aqui em Nova Friburgo, abre seu auditório na próxima terça-feira, 10, para a realização de mais uma palestra de grande pertinência.

A partir das 18h o delegado de polícia Bruno Gilaberte fará uma apresentação sobre o feminicídio.

A realização é da Comissão de Direito Penal da OAB.

Comitiva Lusitana

A sala portuguesa na Praça das Colônias recebe hoje, 5, a partir das 10h, os presidentes das Câmaras Municipais de Penacova, Humberto Oliveira, e Belmonte, João Morgado, entre outras autoridades d’além mar.

O cargo, como os leitores já sabem bem, equivale ao de prefeito aqui no Brasil, o que dá a dimensão da importância do encontro.

Bem hajam

Também devem comparecer representantes da Filarmônica Boa Vontade Lorvanense.

A coluna entende que, após a agenda na Praça das Colônias, a comitiva deve fazer uma caminhada até o tradicional Grêmio Português de Nova Friburgo.

A coluna aproveita a oportunidade para dar as boas-vindas aos amigos lusitanos, desejando que tenham uma estadia agradável e proveitosa em nossa terra, fortalecendo ainda mais os laços que já nos unem.

Otimismo

A professora Rosali Zavoli, diretora do polo friburguense do Cederj, participou nesta quarta-feira, 4, da primeira reunião com a nova presidência da Fundação Cecierj, e voltou de lá bastante otimista.

“Gilson Antunes nos apresentou de forma bem interessante as novas propostas e ideias que a nova direção pretende implementar no Cederj. Acredito que teremos muitas novidades, muitas coisas boas em relação às propostas para os polos regionais”, afirmou a professora.

Perguntas

Na esteira do clima do diálogo que se estabeleceu entre a Secretaria de Saúde e o Legislativo municipal durante a mais recente audiência pública que uniu todas as partes numa mesma mesa, o vereador Wellington Moreira encaminhou ofício ao secretário Marcelo Braune listando perguntas que a seu ver não foram respondidas de maneira satisfatória em requerimento de informações recente, a fim de que as dúvidas sejam devidamente esclarecidas.

Informalidade

A empresa de ônibus Faol reuniu, nos últimos dias, diversas imagens de motoristas que estariam praticando a chamada “lotada”, na prática um transporte informal, sob alegação de estarem atuando por meio de aplicativo.

A coluna viu imagens que mostram o pagamento em espécie, e pode confirmar que já existe uma denúncia no Ministério Público a esse respeito.

Aspas

“Essas pessoas estão agindo contra a empresa de transporte coletivo, contra os taxistas e contra os próprios aplicativos. Eles não arcam com gratuidades, nem atendem a passageiros que moram longe. Ficam apenas dando voltas pelo Centro e pegando passageiros nos pontos de ônibus”, declarou Paulo Valente, diretor da Friburgo Auto Ônibus.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.