Audiências

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

terça-feira, 19 de março de 2019

Para pensar:

"Se estivermos vigilantes, não passará um só dia sem que aconteça um milagre em nossas vidas."

Rudolf Steiner

Para refletir:

“Sessenta anos atrás, eu sabia tudo. Hoje sei que nada sei. A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância.”

Will Durant

Audiências (1)

A Câmara Municipal vai realizar diversas audiências públicas nos próximos dias, voltadas a debater alguns dos temas mais discutidos entre a população friburguense na atualidade.

No dia 25, às 16h, o encontro será sobre a possibilidade de instalação de um ecoponto no distrito de Lumiar, e nele são esperados representantes da concessionária EBMA.

Já no dia 29, a partir das 18h, outra audiência irá debater a grave situação de risco de deslizamento de um bloco de rocha no Parque Maria Teresa.

Audiências (2)

Por fim, nos dias 3,10 e 17 de abril, sempre às 18h, serão realizadas três audiências voltadas a debater o encantado edital de licitação do transporte público no município.

Paralelamente à iniciativa do vereador Zezinho do Caminhão, o governo municipal também agendou sua própria audiência para tratar do edital.

O encontro proposto pelo Executivo acontece antes, nesta quarta-feira, 20, às 14h, no auditório do Centro Administrativo César Guinle (antigo prédio da Oi).

Perspectivas

Um horário, por sinal, que tem sido bastante criticado, por dificultar a participação de quem trabalha em horários convencionais.

A promessa é de que a publicação do edital aconteça uma semana após a audiência da prefeitura, esvaziando assim os encontros propostos por Zezinho.

A conferir.

Em seguida, a partir da publicação, a perspectiva é de que a licitação possa ocorrer num prazo que varia entre 30 e 45 dias.

Parênteses

Falamos sobre a publicação do edital, e isso nos lembra que a audiência do próximo dia 25 foi solicitada pelo vereador Christiano Huguenin, crítico da publicação impressa dos atos oficiais obrigatórios pela prefeitura e pela Câmara Municipal e que, a propósito, ainda não tornou pública a lista das nomeações e gratificações que indicou no atual governo, com os respectivos valores.

Ainda é cedo, contudo para concluir que o parlamentar prefere não mostrar certos aspectos de sua atuação.

Afinal a demora é compreensível, dada a enormidade da lista.

Compreensível

Como também é compreensível que um político que responda por dezenas de indicações para cargos e gratificações nos quadros municipais, e cuja atuação no primeiro escalão do governo tenha sido marcada por uma sucessão de contratos emergenciais de alto custo e justificados sob circunstâncias duvidosas, não seja exatamente um entusiasta da publicidade dos atos oficiais.

Ainda mais diante do volume de questionamentos que o Ministério Público tem feito a respeito de rastros deixados por sua atuação.

Jornada Acadêmica

É sempre uma alegria dar notícias positivas relacionadas a educação.

O sucesso da Jornada Acadêmica promovida pelo Cederj em 2018 inspirou a realização de uma nova edição este ano.

A II Jornada Acadêmica do Polo EAD Nova Friburgo discutirá o tema “Desafios para a Educação na Contemporaneidade”, e “se propõe a debater questões atuais na sociedade integrando as diversas áreas de conhecimento dos cursos oferecidos pelo polo, com a participação de pesquisadores para as mesas de debates”.

Programação (1)

As atividades começam na terça-feira, 9 de abril, a partir das 18h com a mesa “Educação Inclusiva, Linguagem e Políticas Públicas.

Já no dia seguinte, no mesmo horário, o tema será “Conflitos Socioambientais e Educação”.

Na quinta-feira, 11, o debate será sobre “Memória e Educação Patrimonial”, ao passo que na sexta, 12, sempre às 18h, será discutido “O papel da linguagem no aprendizado das ciências naturais e da Terra”.

Programação (2)

Por fim no sábado, dia 13, haverá uma mesa pela manhã, a partir das 8h30, com o tema “Reforma da Educação e BNCC”.

E no mesmo dia, a partir das 13h, a mesa final será dedicada a “Segurança Pública, Discurso e Educação”.

A lista de palestrantes e o cadastro de inscrição podem ser vistos na internet, através da página https://eventoscederjnf2.wixsite.com/jornadadesafios

O evento é aberto ao público.

Extremo oposto

Da Educação, representada pela Jornada Acadêmica, seguimos para a falta dela, ao falarmos sobre o absurdo furto praticado no último fim de semana ao Posto de Saúde de São Geraldo.

Do interior foram furtados um nebulizador, uma panela elétrica, um liquidificador, medicamentos e um botijão de gás, além de molhos de chaves.

Um boletim de ocorrência foi registrado na manhã desta segunda-feira, 18.

Olhos do dono

A coluna aproveita a situação para fazer uma sugestão.

Não é a primeira vez que vemos um posto de saúde em nossa cidade sofrer esse tipo de ação.

A exemplo do que já acontece com o precioso observatório astronômico da Via Expressa, não seria o caso de tentarmos monitorar com câmeras todas as nossas unidades de saúde?

Não resolve a causa do problema, mas ao menos ajuda a preservar o patrimônio, não?

Desafio

Após alguns desafios que os amigos consideraram um tanto fáceis, a coluna publica hoje um detalhe que poucos devem reconhecer em nossa cidade.

A imagem foi enviada pelo amigo Girlan Guilland, mas a autora tem o belo nome de Anna Catharina.

Por se tratar de um desafio mais difícil, os leitores terão dois dias para responder.

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.