Atitude legal

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Para pensar:

"Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito que um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos.”

João Cabral de Melo Neto (cujo nascimento completou 100 anos nesta quinta-feira, 9)

Para refletir:

“E se encorpando em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendendo para todos, no toldo (a manhã) que plana livre de armação.

A manhã, toldo de um tecido tão aéreo que, tecido, se eleva por si: luz balão.”

João Cabral de Melo Neto

Atitude legal

No fim da tarde de quarta-feira, 8, o gabinete do vice-governador, Cláudio Castro, entrou em contato com a coluna em busca de informações a respeito da situação de Nova Friburgo diante do grande índice pluviométrico dos últimos dias.

A coluna registra com satisfação a preocupação por parte do vice-governador, e aproveita o canal de diálogo para que os leitores eventualmente encaminhem demandas compatíveis com a esfera estadual, a fim de que sejam remetidas ao Palácio Guanabara.

Por aqui

Aliás, existe a perspectiva de que o vice-governador visite a cidade em algum momento ao longo de fevereiro.

Assim que a data venha a ser confirmada, a gente divulga por aqui.

Atualizando

A coluna registrou ontem, 9 que ainda havia 18 artistas esperando o pagamento por suas apresentações no Festival de Inverno de 2019.

A continuidade da apuração revelou, contudo, que vários músicos foram pagos nos últimos dias, e a coluna ainda não teve tempo de apurar se a dívida foi quitada com todos os que aguardavam, ou se ainda existe alguém na fila.

A atualização, portanto, é justa e necessária, e se o governo quiser dividir informações a respeito a gente agradece de antemão.

Exames laboratoriais

A partir da orientação de leitores, a coluna acabou se envolvendo na luta pelo retorno dos exames laboratoriais à nossa rede municipal de Saúde.

Pois bem, de acordo com a secretaria, os trâmites burocráticos para o retorno desse serviço vital foram concluídos no dia 23 de dezembro de 2019, e por isso a coluna solicita aos usuários que dividam informações sobre a prestação do serviço.

Já está tudo ok?

Podemos virar essa página, ou algo ainda precisa melhorar?

UPA

Tem bastante coisa acontecendo em relação ao processo seletivo para quem pretende trabalhar na UPA de Conselheiro Paulino, e parece importante que falemos um pouco a esse respeito.

De fato, a coluna tem conversado com representantes de diversas partes envolvidas, e acredita que seja possível desenhar um panorama bastante aproximado em relação ao que está se passando nos bastidores.

Problemas (1)

A coluna entende que foram identificados vários problemas.

Quanto aos critérios de seleção, por exemplo, a avaliação é de que o modelo originalmente proposto pela OS admitia parcela considerável de subjetivismo - algo que segue na contramão de tudo que foi acordado junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), e seu apreço por critérios técnicos e transparentes.

Problemas (2)

Da mesma forma, a coluna entende que tentou-se contratar menos mão de obra do que estaria previsto no termo de referência, o que teria rendido - caso viesse a se concretizar - uma “economia” mensal próxima a R$ 50 mil aos cofres da prestadora do serviço.

De mesmo modo, o colunista entende que foi dada publicidade ao edital sem a apreciação prévia da Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTAA).

Determinações

A coluna pode confirmar que o MPT está acompanhando os trâmites com proximidade e atenção, e não aceitará nada fora do padrão acordado com o município.

Assim, o processo seletivo simplificado deverá utilizar a tabela de Barema, através de critérios exclusivamente técnicos.

Perspectivas

A coluna também entende que a Viva Rio já se comprometeu a realizar o processo seletivo nos moldes previstos no TAC, e também a retificar o quantitativo de vagas, incluindo o cargo de técnico de segurança.

Tudo aponta para a realização do processo através de recursos próprios da OS, ainda que o RH da prefeitura possivelmente venha a fornecer modelos já utilizados para a contratação de trabalhador temporário.

Caminho certo

A coluna gosta bastante do que está vendo a esse respeito, e não se furta a parabenizar os responsáveis pela fiscalização e pelas proposições, ao identificar em tais medidas o compromisso com a moralidade e o interesse coletivo.

O espaço aqui permanece aberto para ajudar a dar transparência a todo o processo, e para o apoiar no que for possível.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.