Atenção ao Cordoeira

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Para pensar:

“Os anos só são muitos quando ainda não os vivemos”

Giancarlo Goya

Para refletir:

“A palavra é prata, o silêncio é ouro.”

Provérbio árabe

Atenção ao Cordoeira (1)

A coluna de hoje já havia reservado espaço para dar voz a algumas reivindicações vindas do Cordoeira, quando chegou a informação de que as fortes chuvas de segunda-feira, 29, haviam aberto uma verdadeira cratera na Rua Fernandes Ennes.

Inclusive, as fotos mostram que ao menos um carro ficou preso no local.

Aspas
Curiosamente a coluna iria falar sobre esta mesma via, a partir de depoimento enviado por morador da localidade.

"A Rua Fernandes Ennes foi muito afetada pelas chuvas de janeiro de 2011, e desde então continua a sofrer as consequências. Durante grande parte da via, ao lado direito de quem sobe, tanto a calçada quanto parte considerável da própria rua se perderam em escorregamento de terra. Como consequência, as pessoas têm sido obrigadas a andar pela rua, e os ônibus deixaram de circular."

Atenção ao Cordoeira (2)

Além do enorme transtorno causado pela carência de transporte coletivo, é importante dar a devida atenção aos riscos que o cenário nos apresenta.

Um engenheiro que prefere ter a identidade preservada informou ao colunista que uma obra de reforço e reconstrução é necessária, não apenas para recuperar a segurança e a plena funcionalidade da via, mas também para garantir que novas crateras ou novos deslizamentos não venham a ocorrer no futuro.

Atenção ao Cordoeira (3)

Cabe lembrar, por exemplo, que a Rua Fernandes Ennes representa a principal rota de acesso ao posto de saúde do bairro, e também ao Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael.

"É comum vermos pais circulando pelo que restou da rua empurrando carrinhos de bebê, bem próximos ao tráfego. A localidade necessita de atenção urgente por parte do poder público", acrescenta outro leitor.

Testemunho digital

Quem tiver curiosidade de comparar o estado atual da rua com o que ela costumava ser até janeiro de 2011 pode fazer isso com o auxílio da tecnologia.

As imagens disponíveis no Google Street View são anteriores à tragédia, e comprovam as perdas citadas pelos leitores.

Trânsito caótico

E já que estamos falando sobre o Cordoeira, segue mais uma reclamação recorrente.

"As aulas estão voltando, e com elas o caos habitual no trânsito da Rua General Argolo torna-se ainda mais acentuado. Os pais, de forma até compreensível, sentem que precisam esperar seus filhos em frente ao portão da escola, e assim a via de mão dupla fica restrita a uma pista, sempre espremida pela grande quantidade de veículos estacionados. Esta rua representa um nó para o acesso à comunidade, e sua condição precisa ser revista o quanto antes", argumentou outro morador da localidade.

Coaching voluntário

Dias atrás a coluna falou a respeito do portal de coaching voluntário que está sendo criado no Brasil, e que já conta com o suporte de Danielle Grativol, aqui de Nova Friburgo.

Alguns leitores, todavia, procuraram o Massimo em busca de mais informações.

Especialmente o endereço do portal, para que pudessem ter acesso ao conteúdo.

Quando e onde

Interessados podem tomar nota, portanto.

O portal estará disponível a partir de março, e poderá ser acessado no endereço: www.coachingvoluntario.com.br

Sem vergonha

A querida Uta Blunck Cortez chama atenção para o estado do banheiro feminino da Estação Livre.

"Vi na manhã de hoje (segunda-feira, 29) que faltam duas portas em boxes no banheiro feminino de nossa antiga rodoviária urbana. É obrigação de cada um de nós zelar pelo patrimônio público. Infelizmente as pessoas não têm respeito e não se dão conta de que ele pertence a todos nós."

O Massimo pede licença para assinar embaixo.

Resposta

A coluna de ontem, 30, não trouxe desafio, mas registra hoje a resposta certa enviada pela parceira Tânia Nicolau, a respeito do desafio do chalet do Country Clube, publicado em nossa edição de fim de semana.

  • Foto da galeria

    (Foto: Igor Velasco)

  • Foto da galeria

    (Foto: Igor Velasco)

  • Foto da galeria

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.