Assanhamento para conseguir espaço no governo

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Para pensar

“O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade.”

Victor Hugo

Para refletir

“A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.”

Albert Einstein

Ficha limpa

Olha, é cada personagem que anda se assanhando para conseguir espaço no governo, que o colunista considera pertinente lembrar o que diz a Lei Municipal da Ficha Limpa, de autoria do ex-vereador Cláudio Damião, em vigor desde dezembro de 2011.

Aspas

“Para os cargos de Secretário Municipal, Presidente, Superintendente e Diretor na Administração Pública Direta e Indireta do Município de Nova Friburgo, não poderão ser nomeadas as pessoas condenadas por sentença transitada em julgado pela prática dos seguintes delitos: contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente e a saúde pública.”

Aspas (2)

A redação lista ainda delitos “eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade;de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de drogas, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.”

Ou seja: em alguns casos é melhor nem tentar.

Um lado

É evidente que hospitais, por todas as angústias e medos que abrigam, são ambientes emocionais.

Da mesma forma, parece claro que o clima de desconfiança em torno do serviço que será - ou não será - prestado acaba por levar muitos pacientes e acompanhantes a níveis de estresse difíceis de suportar.

Tudo isso é compreensível.

Outro lado

Por outro lado, sabemos que a rotina dos profissionais não é nada fácil.

Cargas horárias pesadas, falta de condições ideais de trabalho, sendo alvo de muitas cobranças e tendo que lidar com os próprios sentimentos de impotência diante de tudo que os afeta ao testemunhar a dor alheia.

Tudo isso também é compreensível.

Limites (1)

Temos todos, no entanto, que respeitar certos limites.

Evidentemente, pacientes e acompanhantes precisam manifestar eventuais insatisfações ou preocupações conservando o devido respeito, informando a quem é devido se houver qualquer sinal de maus-tratos.

Por sua vez, funcionários não podem, em hipótese alguma, perder a cabeça e partir para a agressão a quem evidentemente está no limite emocional.

Limites (2)

O Massimo toca no assunto porque foi capaz de confirmar um episódio recente ocorrido aqui em nossa cidade, devidamente abafado pelas partes, no qual funcionários acabaram sendo demitidos após um ato de agressão física a paciente e acompanhante, na UPA de Conselheiro Paulino.

Não cabe à imprensa julgar qualquer um dos envolvidos, de forma alguma.

Mas sim de convidar a uma reflexão geral para que todos nos vacinemos contra tais impulsos, a fim de que situações como esta não voltem a se repetir.

Para estudar melhor (1)

O professor Marcelo Verly informa que o Instituto Politécnico, campus da Uerj em Nova Friburgo, realizará, através da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico/Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia (UDT/LEMec), o evento intitulado “Sábados com Ciência no Instituto Politécnico”, cujo Módulo I ocorrerá em junho/2017.

A principal atividade desenvolvida será a resolução de questões em química selecionadas de anos anteriores do Vestibular Estadual (Uerj, Uezo e Academia de Bombeiros).

Para estudar melhor (2)

O objetivo do Módulo I é proporcionar o aprofundamento no conteúdo programático na área de química através de resolução de provas anteriores da 1ª fase do Vestibular Estadual.

Esta fase é composta por exame de qualificação com questões objetivas de múltipla escolha e engloba as cinco áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas).

Segundo o calendário divulgado do Vestibular Estadual, o 1º exame de qualificação ocorrerá em 16/07/2017.

Para estudar melhor (3)

Os Módulos II e III estão previstos para agosto e outubro, respectivamente, de acordo com o calendário do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2018, do Exame Discursivo do Vestibular Estadual e do Enem.

O público-alvo são alunos do 3º ano do ensino médio que estejam aptos a prestarem o Vestibular Estadual 2018.

Para estudar melhor (4)

As inscrições para o Módulo I são gratuitas e devem ser realizadas através do e-mail lemec2013@gmail.com.

As atividades ocorrem no período da manhã, de 8h às 12h, nos dias 10 e 24/06/2017.

Mas atenção: as vagas são limitadas e serão cadastradas de acordo com a ordem de recebimento.

A propósito...

E já que o assunto é Educação, eis uma boa notícia para a população friburguense, em especial os alunos da rede municipal de educação.

Igor Pinto, que segue à frente da Secretaria de Educação, buscou parcerias para reativar a Biblioteca Móvel, e teve sucesso.

A pasta firmou parceria com a Jescri Confecções, que doou quatro pneus novos.

O veículo, que estava parado desde 2015, também ganhou bateria e janelas novas, e a promessa do secretário é de que agora ele será visto em todas as localidades.

Cinema (1)

O Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec) abre inscrições em concurso de apoio a produções cinematográficas de curtas-metragens de produtores e realizadores audiovisuais independentes do município de Nova Friburgo-RJ.

O prazo para inscrever os projetos é de 20 de maio a 4 de junho.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site serraacao.com.br.

Cinema (2)

A chamada pública Raízes de Nova Friburgo tem como objetivo fomentar a produção de conteúdo audiovisual na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Cinco roteiros serão contemplados com um patrocínio de R$ 5 mil cada.

A seleção será feita por uma Comissão Julgadora formada por membros do Isec, produtores e/ou agentes de audiovisual do Rio de Janeiro indicados pela Brasil Audiovisual Independente (Bravi) e pelo Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) do Estado do Rio e por um representante da Secretaria de Cultura de Nova Friburgo.

Resposta (1)

O amigo Girlan Guilland testemunhou uma cena muito legal, na manhã de sexta-feira.

Na Rua General Osório, um jornaleiro e um leitor analisavam, com o auxílio de uma lupa, a foto do sino publicada pelo Massimo, e a comparavam com um cartão-postal da Catedral São João Batista.

Ao perceber que estavam sendo observados, o caro jornaleiro comentou: “Agora somos detetives!”.

Resposta (2)

Nosso Sherlock Holmes friburguense acertou. A rigor, o sino fotografado é o da lateral esquerda da Catedral, no sentido de quem olha para a Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Além deles e do próprio Girlan, também acertaram os detetives Angelo Rangel, Fernando José, Marcelo Machado, Silvio Poeta e Rosemarie Künzel (estava sumida!).

Parabéns a todos.

É realmente impressionante o quanto conhecem nossa cidade.

Folga

O desafio tira um fim de semana de folga, mas estará de volta na próxima coluna com mais desafios aos conhecedores de Nova Friburgo.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.