Apoio irrestrito

quinta-feira, 22 de março de 2018

Para pensar:

"O diálogo cria base para colaboração."

Paulo Freire

Para refletir:

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso." 

Joseph Joubert

Apoio irrestrito

Nada melhor do que iniciar a coluna falando do que realmente importa, não é verdade?

Nesta quarta-feira, 21, celebrou-se o Dia Internacional da Síndrome de Down.

E, ao menos por aqui, a data não vai passar em branco.

Felizmente.

Para todos

A principal iniciativa coube ao projeto "Qual a diferença", surgido em meados do ano passado com o intuito de dar maior visibilidade a pessoas diferentes, especiais, que tantas vezes são postas à margem da sociedade.

No próximo domingo, 25, a partir das 14h, a Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, será palco para diversas oficinas e atrações, inclusive para crianças.

Para conhecer melhor

A ação representa uma oportunidade preciosa para aprender mais e conhecer melhor um mundo rico em afeto e potencialidades, mas ainda envolto por grossas camadas de preconceito e ignorância.

O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Turismo, e também de diversos personagens de nosso empresariado.

A coluna apoia a iniciativa de maneira irrestrita, dá os parabéns a todos os envolvidos e se coloca à disposição para ajudar no que lhe for possível.

Paladino

De um assunto importante para outro, sem perder o ritmo.

Sempre atento a focos de descarte irregular de lixo e entulhos, o geógrafo Pedro de Paulo segue enviando colaborações valiosas para a coluna.

Não pode

Nesta quarta-feira, 21, Pedro observou um grande acúmulo de papelão à margem direita do Rio Bengalas, alguns metros antes da ponte da Rua Sete de Setembro.

"Aparentemente o material está sendo guardado ali por algum catador. E os pedaços que não lhe servem, por qualquer motivo, estão sendo jogados ao rio."

Do jeito certo

O colunista entende que a atividade é necessária e ajuda pessoas a ganharem a vida de maneira honesta.

Todo o respeito do mundo quanto a isso.

Mas há que se respeitar certas condições, pois esse é o tipo de situação que não pode ocorrer.

Se alguém tiver alguma ideia sobre a melhor forma de amparar/fiscalizar a atividade, o espaço está aberto.

Prestígio

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz, que acaba de ser eleito membro do Diretório Nacional do Partido Popular Socialista (PPS), representará o município e a região no 19º Congresso Nacional da sigla, que será realizado de amanhã, 23 a domingo, 25, em São Paulo.

Entre outros temas, o evento debaterá o posicionamento estratégico do partido para os próximos quatro anos.

Alexandre terá a companhia dos deputados estaduais Comte Bittencourt e Roberto Freire, que o indicaram a compor o diretório nacional.

Dia do "fico"

Antes de assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia, o ex-vereador Marcelo Verly estava com a vida encaminhada para cursar um doutorado-sanduíche em Democracia no século 21, na tradicional Universidade de Coimbra, em Portugal.

Tendo assumido o novo cargo, no entanto, o secretário confirmou nesta quarta-feira, 21, que está abandonando o edital, ao menos por enquanto.

Verly, no entanto, segue elaborando a tese que defenderá pelo doutorado na Uerj.

Acolhimento

A querida leitora Lourdes Madeira enviou há alguns dias resposta à sugestão de acolhermos algumas famílias sírias em nossa cidade.

"Prezados Eduardo Jácome e Lulude e a todos quantos queiram se juntar a esta campanha urgente e necessária em favor dos nossos irmãos sírios. Achei fantástica a ideia de acolher um número x de famílias no nosso território, porque assim a ajuda não seria momentânea, mas concreta e definitiva. Precisamos de vontade política, e também dos empresários e da população. Contem comigo!"

Opinião

A coluna naturalmente levantou a discussão sobre fazermos algo oficialmente em favor da população síria por acreditar que não podemos deixar de nos posicionar, na condição de cidade multicultural onde costumes diferentes convivem de maneira colaborativa.

E, entre tudo o que vem sendo planejado para marcar os dois séculos de nossa fundação, o Massimo entende que nada teria significado maior do que receber de braços abertos novos imigrantes, sobretudo vindos de uma região tão sofrida.

Fica a sugestão.

Respostas

A coluna mostrou um pouco mais do local de nosso desafio, e os leitores compareceram em peso.

Após a resposta certeira de Stênio de Oliveira Soares publicada na edição de ontem, 21, também identificaram o casarão na Ponte da Saudade, próximo ao radar de fiscalização de velocidade, os amigos Cláudio Damião, Sílvio Poeta, Filipe Saturnino, Alessandro Machado Moreira, Rosemarie Künzel, Francisco Lavra da Silva Pinto, José Nilson, Sônia Rosa, Dona Uta Cortez, Paulo Murillo Cúrio, Raquel Souza, Manoel Pinto de Faria, Gilberto Éboli, Alberto Corrêa e Tânia Nicolau.

É um privilégio e uma responsabilidade escrever para tanta gente boa!

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.