Alerta

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Para pensar:
"Que é o Natal? É a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro. É o desejo mais sincero de que cada xícara se encha com bênçãos ricas e eternas e de que cada caminho nos leve à paz.”
Agnes M. Pharo

Para refletir:
“Ainda que se percam outras coisas ao longo dos anos, mantenhamos o Natal como algo brilhante. Regressemos à nossa fé infantil."
Grace Noll Crowell

Alerta
O verão mal começou, mas as últimas semanas já deixaram claro que a estação deve ser marcada por chuvas com frequência e intensidade bem acima da média, que prometem testar as estruturas de segurança desenvolvidas após 2011.
Até agora, ao menos numa leitura ainda não devidamente aprofundada, os maiores problemas parecem relacionados à falta de estrutura para escoamento, uma vez que as mesmas áreas de sempre continuam alagando muito rapidamente.
É claro que nossa topografia não ajuda, mas não podemos nos acomodar em relação a isso.

Doações
O temporal de domingo foi especialmente severo em Amparo, onde 15 pessoas ficaram desalojadas.
Inclusive, o Cras do Centro (Rua Mac Niven, próximo a Igreja Católica São Bento) está recebendo doações de roupas adulto e infantil e também de cama e banho para as famílias que ficaram desalojadas.
Produtos alimentícios não perecíveis também podem ser doados.
As doações podem ser feitas até às 16h, mas nos dias 26 e 27 as doações poderão ser feitas de 9 às 17h.

Curiosidade
O leitor faz ideia de quanto nossa Lei Orçamentária Anual prevê em repasses para o Fundo Municipal para Combate às Situações de Emergência, durante todo o exercício de 2020?
A pequena fortuna de R$ 15.700.
Ou pouco mais de mil reais ao mês, para cobrir uma cidade de quase mil Km².
Parece brincadeira, não é?
Pois é, mas não é não.

Fala, leitor!
O friburguense Cássio Amorim alerta para falhas nos sistemas de coleta de dados.
“Liguei para o Alerta de Cheias a respeito da falta de informação sobre a chuva aqui em Friburgo. Eles disseram que não podem lançar alerta pois ‘nenhuma estação pegou’. Fui olhar no site deles e nossas três principais estão sem funcionar: Olaria, Suspiro e Conselheiro. As únicas três que monitoram o real risco do rio na cidade. Isso é um absurdo!
Enquanto dependermos desse sistema pobre, não vamos ter nenhum alerta eficaz! Deixei alguns links pra mostrar a eles que os dados existem, basta querer ver! É uma loucura o alerta depender de estações que saem do ar, frequentemente, e eles não

Parabéns!
O colunista, que jamais escondeu sua paixão pelo Fluminense, dá os sinceros parabéns aos leitores flamenguistas pela brilhante temporada.
A derrota para o Liverpool em nada empalidece o que o time alcançou ao longo do ano.
De fato, a única nódoa deste ano inesquecível fica por conta do incêndio no Ninho do Urubu, e de alguns desdobramentos desde então junto aos familiares das vítimas, desaprovados pela própria torcida.
Para a alegria e para a dor, foi um ano de extremos que jamais será esquecido.

Já começou
E já que falamos em futebol, para o nosso querido Frizão 2020 já começou.
A fase seletiva para que o time volte a figurar, de fato, entre os principais do Rio já está a todo vapor, e terá novo capítulo no próximo fim de semana, quando receberemos a Portuguesa no caldeirão do Eduardo Guinle.
Aliás, taí um programa bem legal para quem estiver pela cidade nessa reta final de ano.
Vai com tudo, Frizão!

Feliz Natal!
Já perto de completarmos mais um ano de parceria, o colunista gostaria de transmitir um abraço carinhoso a todos os leitores que tornam possível e vibrante este espaço.
Com muita gratidão, desejamos que cada um dos amigos tenha um Natal em família pleno de alegrias e significados, e que os ensinamentos do Aniversariante - independentemente das crenças de cada um - possam nos convidar todos os dias à reflexão e a sermos pessoas melhores.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.