Água mole

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Para pensar:

"A sabedoria é como uma flor, de onde a abelha faz o mel e a aranha faz o veneno, cada uma de acordo com a sua própria natureza."

Provérbio cigano

Para refletir:

"Uma consciência limpa é o travesseiro mais macio que existe"

Provérbio alemão

Água mole

A coluna tanto tocou no assunto, que finalmente obteve uma resposta detalhada a respeito dos procedimentos que levaram à recuperação da Central de Esterilização do Hospital Municipal Raul Sertã.

Não por parte da Secretaria de Saúde, mas da direção geral recém-exonerada.

Confirmou

Membros da equipe que recentemente deixou o comando do hospital confirmaram a informação que fontes confiáveis já haviam passado à coluna: a recuperação da CME, feita através de doações recolhidas junto a empresários locais, não chegou a custar R$ 20 mil.

Ou, se o leitor preferir, menos de 3% do valor do contrato firmado junto à Bioxxi para a prestação terceirizada do serviço por apenas seis meses.

Ora, isso é muito, muito sério.

Sem volta

Tão sério, a rigor, que torna-se necessário analisar a fundo todo o histórico recente de funcionamento da autoclave em questão, bem como quem teve acesso a ela, e qual a causa de sua paralisação mais recente.

Afinal, diante de todas as implicações que tais números podem representar, não é difícil calcular que os responsáveis diretos pelo contrato tenham recebido com pouco entusiasmo a notícia de que a central estaria sendo reativada a este custo.

Em tempo: existem registros das doações feitas, com os respectivos valores.

Conduta

Ao longo de todo este episódio, e de todos os demais nos quais se envolveu, a coluna esteve sempre aberta a ouvir e dar voz a todos os lados.

Mais do que isso, o Massimo sempre preferiu falar diretamente a quem poderia resolver os problemas do que dar publicidade a eles.

Mal-estar

Não é segredo, a esta altura, que um vereador da base governista se disponibilizou a assumir a Secretaria de Saúde, e as sinalizações em resposta lhe deram confiança suficiente para começar a montar uma equipe.

Por alguma razão, contudo, as negociações não se concretizaram, e o mal-estar foi inevitável.

Não tem ninguém falando mal de ninguém, a cordialidade foi mantida.

Mas a decepção existe.

Incógnita

A coluna não aborda o assunto para fazer fofoca, mas porque o episódio tem potencial para alterar um pouco - ainda que decisivamente - o equilíbrio de forças na Câmara Municipal.

Ninguém está esperando que alguém migre para a oposição, obviamente.

Mas pode haver surpresas em momentos importantes.

É esperar para ver

Exemplo

Nadando contra a maré, a Secretaria de Infraestrutura e Logística segue fazendo um trabalho muito correto e transparente aqui em Nova Friburgo.

A equipe informa com antecedência, por exemplo, que a Prefeitura prevê a compra de aproximadamente R$ 50 milhões entre produtos e serviços somente no 1º semestre de 2018.

Capacitação

E, a fim de garantir a lisura de tais processos e estimular a participação de micro e pequenas empresas locais em tais concorrências, está sendo organizada a segunda edição do “Curso do Fornecedor”.

As aulas acontecem novamente na sede da Acianf (Av. Alberto braune, 111), das 9h às 17h do próximo dia 31.

Roteiro

O conteúdo programático inclui apresentações com os seguintes temas: “oportunidades no fornecimento para a administração pública; análise de risco; direitos e deveres do licitante; tratamento diferenciado para os pequenos negócios; a licitação na prática; e Rio Oportunidades de Negócios”.

As inscrições são gratuitas, porém limitadas, e podem ser feitas através do telefone 2523-6908.

Respostas

O desafio desta terça-feira, 9, não estava fácil, mas os leitores da coluna são o máximo, literalmente.

Palmas para Manoel Pinto de Faria, Gilberto Éboli, Sílvio Poeta, Tânia Nicolau, Rosemarie Künzel e Girlan Guilland, que reconheceram o belo casarão que serve de fachada ao complexo da Fábrica de Rendas Arp.

O Massimo, inclusive, recomenda a leitura dos comentários à versão online da coluna, onde muitas informações habituais sobre o imóvel podem ser encontradas.

Pela atenção dedicada sempre, a coluna agradece enormemente.

Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.