Uma boa aula deve ter quatro etapas

quarta-feira, 26 de abril de 2017

As etapas de uma aula devem ter uma ordem, o que é importante em qualquer aprendizado. Veja, por exemplo, quais as respostas para estas perguntas:

- Padre, posso fumar enquanto rezo? E, a outra que se segue:

- Padre, posso rezar enquanto fumo?

Certamente para a primeira pergunta a resposta será não, porque houve uma maior ênfase na palavra fumo e ela veio primeiro que o verbo rezar. Na segunda, o contrário poderá levar a uma permissão se não houver, por princípio, uma proibição do ato de fumar.

Uma boa aula deverá ter ordem nas quatro etapas:

1) Introdução ou retomada

2) Construção do conteúdo

3) Aplicação do conteúdo

4) Fixação do conteúdo

Sobre a primeira etapa podemos citar várias formas para essa retomada ou introdução: se um professor corrigir alguns exercícios referentes ao conteúdo da aula anterior, perfeitamente poderá estabelecer esta ponte entre o passado e o futuro. Pode, ainda, resumir a aula anterior fixando-se mais nos assuntos abordados ao final dela. A introdução de um assunto poderá valer-se de uma canção, de um fato do cotidiano, de uma notícia estampada na mídia. Poderá ser um material trazido pelo professor ou pelos alunos. Pode ainda, um professor experiente, formular um problema para ser debatido e que sirva de ponte entre a aula anterior e o conteúdo futuro.

Na construção do conteúdo é importante tratar de fatos, conceitos e princípios, além de uma rápida revisão dos conhecimentos prévios naquela disciplina, para se entender o que se pretende, agora, ensinar. Se a escola tiver recursos tecnológicos tudo fica mais fácil. Não havendo, é importante aproveitar os saberes dos próprios alunos, hoje frequentadores de muitas lan houses e que têm contato com muitas informações. O mais importante é que a aula deve ser dada para os alunos e não para nós mesmos. Lembre-se da história da pescaria: o pescador adorava morangos e os levava consigo para comer enquanto pescava. No entanto, os peixes não gostam desse fruto, preferem minhocas. Se o pescador desejar ter peixes para a próxima refeição precisa atender ao gosto deles oferecendo-lhes minhocas, não morangos!

A terceira etapa trata da aplicação do conteúdo estudado. Não se trata de resolver, apenas, exercícios. Pode, o professor e seus alunos procurarem no entorno da escola, da cidade e mesmo do mundo com as informações que nos chegam, algumas aplicações daquilo que foi estudado. É importante encontrar na vida que nos cerca as relações com o que acabou de ser ensinado para que os conteúdos ganhem mais importância.

A quarta etapa refere-se à fixação da aprendizagem e, portanto, desejo concluir indicando a importância do dever de casa. Se um aluno não fizer isto ele não aprenderá. Não se pode acreditar em escola que não passa dever de casa para os alunos. É importante nesta etapa que se faça uma distinção entre exercício e problema ou desafio. Um exercício costuma tomar pouco tempo do aluno, é feito sem ajuda de outra pessoa e serve para fixar o conteúdo na memória de curta duração. Um problema pode tomar muito tempo para ser resolvido, pode não ser compreendido pelos alunos e geralmente precisa de ajuda. Portanto, exercícios sejam enviados para casa, problemas deixem para a sala de aula porque ali o professor será uma ajuda, um aluno que já assimilou o conteúdo ensinado poderá ser um bom monitor.

Exercícios e estudo em casa não podem resumir-se em listas de exercícios, precisam de orientação do professor.

Três passos são importantes:

1) O que estudar

2) Com que material estudar

3) Como estudar

Um exemplo dentre vários:

Você estudará a matéria lecionada nas duas últimas aulas e que se encontra em seu livro texto entre as páginas 21 e 25.

Você usará para estudo o que estiver escrito em todas essas páginas que precisam ser lidas por você, possivelmente, umas duas ou três vezes. Se você encontrar em algum jornal ou revista ou ainda se ouvir na televisão assuntos que se relacionam com o que estudamos, você pode narrar o que ouviu, com suas palavras, e trazer para ser debatido na próxima aula.

Você estudará da seguinte maneira: deverá ler o conteúdo das páginas 21 a 25, anotando todas as palavras que você não compreendeu.

Você deverá resolver os exercícios de número 2, 3 6, 7, 8, 14 e 16 que estão no final da página 25.

Você deverá formular, para o professor, duas perguntas que julgar importantes para apresentar na próxima aula.

Não são conceitos e práticas difíceis, no entanto os alunos de qualquer rede de ensino devem ter, pelo menos, um material didático básico para poderem consultar, ler e selecionar exercícios.

Mesmo sendo conhecimentos passados em todas as aulas de didática, não custa relembrar porque a gente às vezes esquece e pensa que para fazer um aluno estudar basta mandar. 

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Hamilton Werneck

Hamilton Werneck

Eis um homem que representa com exatidão o significado da palavra “mestre”. Pedagogo, palestrante e educador, Hamilton Werneck compartilha com os leitores de A VOZ DA SERRA, todas as quartas, sua vasta experiência com a Educação no Brasil.

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