Sinfonia de bicicletas

sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Foto de capa

Edição de 26 e 27 de novembro de 1966

  • O Movimento Democrático Brasileiro venceu em toda a linha em Friburgo. Amâncio Azevedo “massacrou” em votos os seus três adversários, constituídos em uma legenda (César Guinle - Paulo Cordeiro) e duas sub-legendas (Geraldo Pinheiro, Zanon Zanoni Costa - Esperidião Mussi). Eleitos Waldir Costa e Álvaro de Almeida para a Assembleia Legislativa, pela legenda do MDB. A passeata da vitória que foi cognominada de “Sinfonia de bicicletas” representou o ponto mais alto das manifestações populares.
  • Por último, a cumpinchada do doutor engenheiro prefeito, com o intuito de sustentar a mórbida vaidade do amo, vem assoalhando pelos quatros cantos que tanto o futuro presidente da República, marechal Costa e Silva, como o futuro governador do estado, dr. Geremias de Mattos Fontes convidaram o irriquieto e atual chefe do executivo local para ser, respectivamente, ministro de Viação e Obras e secretário das Obras Públicas, no próximo quintriênio.
  • Dr. Waldir Costa: Com votação consagradora em vários municípios, está eleito deputado pelo nosso estado, o ilustre e querido médico, Waldir Costa, personalidade do mais alto gabarito e cirurgião dos mais afamados nesta região.
  • Concurso Público: O doutor engenheiro prefeito,  no apagar das luzes do seu governo, resolveu realizar concurso para preenchimento de vagas nos quadros prefeiturais.
  • Sinfonia das Bicicletas: Original passeata foi organizada pelos correligionários do dr. Amâncio Azevedo, horas após o fim da contagem de votos pela justiça eleitoral. A marcha teve como ponto de partida a sede do MDB na Olaria do Cônego.
  • Conselheiro Paulino, o grande vitorioso: Pela grande importância que tem para o distrito, o MDB escolheu para companheiro de dr. Amâncio homem fora da prefeitura, Lafayette Bravo Filho, companheiro de lutas no extinto PSD.
  • Álvaro de Almeida eleito: Somando a seu favor mais de sete mil votos, o industrial Álvaro de Almeida está eleito deputado à Assembleia Legislativa do nosso estado. A vitória do admirado homem público repercutiu em nossa terra, dado a seu conceito especial e político.
  • Esteve na cidade o marechal Odílio Denys: Entre as homenagens, a fala do prefeito eleito, dr. Amâncio Azevedo. Como um dos convivas da festa dos 82 anos de existência do confrade Nelson Kemp, esteve em Nova Friburgo, acompanhado de sua senhora, o marechal Odílio Denys, fluminense tão querido por suas excelsas virtudes.
  • Com um jantar festivo, que será realizado neste dia  26, no Hotel Buscky, o Lions Clube festeja o seu 10º ano de existência no município, marcados por real e proveitoso batalhar pelas causas da comunidade friburguense.
  • AVS registra os aniversários de: tabeliã Mariana Hottz de Azevedo, dr. José Baptista dos Santos (28); Débora Coutinho, dr. Mário Haiut (29); Vera Luterback Pereira, Johan Evangelista Mayer, José Namen, João Batista de Moraes (30); Johannes Weidauer, José de Almeida Rios, José Maria Coutinho (1º de dezembro); Selena Braune, Vanor Tassara Moreira, Romilda Maria Albino, Geny Bravo, Ronaldo Pinto Henriques, Manoel Nunes Pinto, João Nicolau, Elizabeth Jovita (2); e Leopoldo Herdy (3).
  • Em “Momento infantil VI”, o tema alimentação com foco na ação das proteínas.
  • Em “Retalhos” J.B da Silva diz: “As nossas palavras já deixaram entrever serem elas um intróito e o que nos cumpre dizer-lhes, nesta manifestação cívica. Lutamos, cabe-nos esclarecer, em poucas palavras, pela conservação do direito à liberdade ampla e respeitosa. Liberdade que a entendemos como o direito de escolher a própria conduta, as diversões, o trabalho, as amizades, os mandatários, sem que, à espreita, feroz e impiedoso, esteja algum poder subjugatório”.  
  • Em “O que se faz e o que se diz por aí”, João Saldanha fala: “É sábado novamente. Dia, portanto, de tarde comprida, de beber batidinha de maracujá, de conversar com o grego Michel ali no Blue Sky.”

 

TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.