Orgia de aumentos!

sábado, 25 de junho de 2016

Edição de 25 e 26 de junho de 1966

  • Composto todos os quadros do MDB de Nova Friburgo. Presidente de honra: dr. Dermeval Barbosa Moreira; presidente executivo: dr. Amâncio Azevedo; vice-presidente: Álvaro de Almeida; secretário geral: dr. Humberto El-Jaick. Vogais: João Batista da Silva, Alencar Pires Barroso, Worms de Carvalho Bastos, Amilcar Carpenter Féres e Péricles Alves de Mesquita. Com os presentes de pé e reinando o mais absoluto silêncio foram tributadas homenagens de saudade aos homens símbolos do pessedismo local, Dante Laginestra e José Saldanha.
  • Biar deixa a secretaria aureolado pela confiança e simpatia dos fluminenses. Tendo em vista pretender disputar a sucessão de Paulo Torres no governo do nosso estado, o major Paulo Biar deixou a Secretaria de Segurança na passada terça-feira.
  • Erthal Rocha: novo defensor público. Assumiu o cargo de defensor público do estado o jornalista e bacharel, Erthal Rocha, atual diretor da Agência Fluminense de Informações.
  • Dois símbolos. A justa e expressiva homenagem prestada pelos órgãos diretivos do MDB ao saudoso Dante Laginestra que chefiou o PSD desde a sua fundação -- posto que manteve até o dia em que faleceu, bem como as manifestações de carinho, simpatia e reconhecimento tributado a senhora Maria Duque Estrada Laginestra.
  • Em Recife. Encontra-se em Recife-Pernambuco o industrial Álvaro de Almeida que foi representar o órgão classista dos industriais madeireiros e fabricantes de envólucros de madeira, do Rio de Janeiro.
  • Edmo Heringer homenageado no MDB: Tronco de tradicional família de São Pedro, o sr. Edmo Heringer é adiantado agricultor da florescente região e ainda prestigiado chefe político no 5º distrito.
  • Proclamas de casamento: Não é privilégio do “Diário Oficial”. Criminosa a manutenção do monopólio em favor da Imprensa Oficial. Promotores devem habilitar casamentos mesmo sem edital publicado no Diário Oficial. O procurador Geral do Estado do Rio, desembargador Paulo Antunes de Oliveira enviou circular a todos os promotores de justiça, recomendando a fiel observância de uma portaria baixada em junho de 1959, pela qual não devem se opor à habilitação de casamentos sob a alegação os editais específicos não terem sido publicados no Diário Oficial.
  • Orgia de aumentos: Carne, pão, feijão, arroz,  aves, ovos e leite tiveram os seus preços escandalosamente majorados. Com autorização oficial de aumento do leite fresco para CR$ 305, o litro, escreve-se uma das mais negras páginas na história do abastecimento.
  • Em Sociais o poema “O Rei do mar”, de Acácio Dias, e “Preferida”, Naby Gastin.
  • AVS registra os aniversários de: Andréia Paula de Castro (25); Lucília de Castro Rabello (26); madre Lúcia Braune, Sr. Frederico Rosenthal, sra. Alice Pinto Costa (27); dr. Prudêncio Miranda, dr. Afif Lopes (29); senhorinha Maria das Graças, Ssra.Terezinha Pecly Couto (30); sra. Iêda Kind (1); dr. Antônio Folly e Sr. Alfredo Ennes Karl (2).
  • Em Momento Infantil”, dr. Miranda “Fortes assina A água e o bebê III”. Nas crônicas anteriores da série foi dito que, pelo fato de 75% do corpo do bebê ser constituído por água necessita ele de cerca de 150g de água por quilo de peso, por dia, e que essas necessidades hídricas diárias são normalmente satisfeitas com a água contida no leite que o bebê ingere. Agora, o doutor fala das situações em que o bebê perde água: 1) calor excessivo, 2) agasalho demais, 3) febre alta, 4) vômitos repetidos e 5) diarreia.  
  • Em Nova Friburgo na Sociedade, W. Robson assina “Zé engraxate”. A verdade eu digo. Se nego bom tem mesmo entrada no céu, desde a semana passada que escureceu lá em cima. Pelo tempo que faz, o Zé engraxate já deve ter inaugurado sua banca de ofício num pedaço de nuvem e numa ponta de estrela...
  • Em Ordem do Dia, Pedro Cúrio assina “Mundo de hoje -- mundo de amanhã”. Este é um livro de Ernst Samhaber, que examina problemas fundamentais de numerosas nações, problemas que podem contribuir para esclarecer a situação econômica durante os últimos governos.
  • Em “O que se faz e o que se diz por aí”, João Saldanha destaca: a senhora Marília Chermont, que ficou em quarto lugar em português no concurso para oficial judiciario do Estado da Guanabara; e Iêda Lucimar, nova diretora social do Perissê Tenis Clube. 
  • Em “Retalhos”, J.B. da Silva destaca: dr. Caldas, da secretaria de energia elétrica, esteve em Nova Friburgo; odor desagradável em bueiros da cidade; e a semana de São João Batista.
  • Em “Friburgo, dádiva do céu”, Benjamim César assina “Lendo e Observando”. O autor fala do passeio à Furnas, passando pelo Véu da Noiva e a visita ao Colégio Nova Friburgo, da Fundação Getúlio Vargas. 
Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.