Já minutado o contrato para construção do novo sistema de água da cidade

sábado, 09 de março de 2019

Edição 9 e 10 de março de 1969
Pesquisado por Guilherme Alt

Manchetes:

  • Já minutado o contrato que a municipalidade assinará com a firma “Tecnovia Estradas e Estruturas Ltda, para a construção do novo sistema de água desta cidade” -  599.877,39 cruzeiros novos é o custo total do empreendimento contratado. Prazo de oito meses a partir dos serviços para a conclusão da “obra do século”.
  • Jornada Médica na cidade -  Friburgo teve a honra de receber no Centro de Arte, médicos da Guanabara e de várias cidades deste estado, tendo o privilégio de ser sede da Primeira Jornada da Gastrentorologia do Estado do Rio, a qual foi patrocinada pela nossa Sociedade Médica, sob a presidência do dr. Mario Haiut, da Sociedade Fluminense de Gastroenterologia, sob a presidência do dr. Jorge Ferreira e do departamento de cirurgia da Faculdade de Medicina da Uferj, sob a orientação do professor José Hilário.
  • O novo presidente do legislativo friburguense - A Câmara Municipal acaba de escolher a sua nova comissão diretora, elegendo para a presidência o vereador João Batista da Silva, cidadão do mais alto gabarito moral, cujo dinamismo, bravura cívica, capacidade e honestidade de princípios, são conhecidos e proclamados em todos os redutos político-sociais da cidade.
  • Isto é administrar - Dois aspectos das obras executadas pela administração de Amâncio Azevedo na Avenida Galdino do Valle: tanto os gradis das laterais do Rio Bengalas como a reforma da pavimentação, ajardinamentos e largas calçadas foram recentemente concluídas.
  • Deixou a Arena - Em manifestação tornada pública e com enorme repercussão nos redutos da política, deixou oficialmente os quadros da Arena a vereadora Laura Milheiros de Freitas, que com alto discernimento e excepcional brilho presidiu o Legislativo friburguense. Homenagens carinhosas foram prestadas à ilustre dama que tudo indica que ficará desligada dos partidos políticos.   

Pílulas:

  • Para honra e glória de nossa terra onde todos são bem vindos e até “deitam cátedra” como se fossem “donos da bola” decorreu em ambiente de respeito devido a majestade do Poder, que é o Legislativo, a renovação da Mesa Diretora da nossa Câmara Municipal. Cidade importante, civilizada, trazendo no seu título como que um estado de espírito que é latente nos que a querem e respeitam, o ocorrido envaidece e rende justificada ufania.
  • Leiam e guardem o que realizou a administração municipal, em 1968, em matéria de pavimentação: 45.834 metros quadrados em paralelepípedos, 9.480 m² em cimento pesado, 3700 em cimentado (pedra, areia, cimento), mais de 400 milhões de cruzeiros velhos em dispêndio.
  • Gravem os dados de outro setor. 573 metros lineares de muro de arrimo foram construídos no mesmo ano pelo mesmo governo com o volume de 964 metros cúbicos e um custo de Ncr$ 85.256,00.
  • E tem mais: dezesseis milhares de manilhas de barro e cimento foram empregadas em novas redes pluviais e de esgotos, perfazendo distância superior a oito mil e novecentos metros lineares.

Colunas:

  • Em “Nova Friburgo na Sociedade”, W. Robson assina “As 7 mulheres de ouro”. Nunca houve coisa mais deprimente e que nos causasse tanta piedade, que a absoluta falta de autocrítica ou ao menos senso do ridículo. Justamente são essas duas qualidades tão necessárias ao mundo moderno em que vivemos que se evaporam de “Bibi ao vivo”, cujas apresentações mais se afundam no lugar comum do vulgarismo. Como se não bastasse a exagerada encenação “infanto-juvenil”, da consagrada artista, para assim julgarmos bastaríamos citar a inclusão ao seu espetáculo das chamadas “7 mulheres de ouro”, que chega as raias do desprestígio ao valorizado metal, ante a pobreza dos seus argumentos, que nos permitem denominá-las num ato de plena justiça de “7 cabeças vazias”.

Sociais:

  • AVS registra os aniversários de: Lucy Silva e Walter Hans (9); Alice Ventura, José Coutinho e  Terezinha de Almeida (10); Lucília Azevedo, Hamilton Ventura e Manoel Henrique (12); Helena Barros e Maria José Cúrio (14); Maria Luiza Braune e Henrique Vassalo (15); Paulo Guilherme (16).

 

Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.