Indesculpável lapso

sábado, 26 de agosto de 2017

​Pesquisado por Guilherme Alt

Edição: 26 e 27 de agosto de 1967

Manchetes

  • Integrante da Comissão Especial da Assembleia que foi observar os acontecimentos de Nova Iguaçu que culminaram com a destituição do prefeito Schiavo, o deputado Álvaro de Almeida chegou à conclusão de que houve pressão de forças estranhas à política, às vezes clara, às vezes psicológica. A opinião pública fluminense repugna o processo antidemocrático tão a gosto dos fascistas, e que precisa ter fim nesta abençoada terra do Brasil.
  • Um dos estabelecimentos de ensino que pode ser instalado desde logo em Nova Friburgo é o Colégio Técnico Universitário. Mas o que é o Colégio Técnico Universitário? O CTU é uma unidade da Universidade Federal Fluminense que tanto prepara candidatos para cursos de habilitação, como lhes permite uma profissionalização ao término do curso colegial.
  • Dep. Edgard Almeida: O nome mais falado na Secretaria de Saúde do nosso estado. Exponencial figura da política fluminense, o deputado Edgard de Almeida completou mais um ano de vida no passado dia 18, tendo recebido inequívocas provas do quanto é distinguido e prestigiado. Foram prestadas ao dublê de médico e de homem público homenagens carinhosas e de expressividade ímpar.
  • 5ª Festa Internacional da Cerveja de Nova Friburgo. Em ambiente coberto e refrigerado pela temperatura normal da serra do “morro queimado”, na altitude de 1.200m, com música selecionada por magistrais conjuntos de conhecidos profissionais, típicos e diferentes em gêneros, atualizados motivos de alegria e confraternização, para os participantes da famosa festa.

Colunas

  • Em “Ordem do Dia”, Pedro Cúrio assina Fundação de Friburgo. O “Jornal do Brasil” publicou, na sua apreciada seção, “Pergunte ao João”, resposta a uma consulta do senhor Lúcio Flávio Gomes da Silva, declarando que a data da fundação deste município deva ser considerada  a 11 de maio de 1818, o que constitui lamentável equívoco. Tomamos liberdade de enviar ao respectivo redator uma carta esclarecedora. Não nos admiramos que o talentoso jornalista tenha cometido desculpável lapso.
  • Nelson Kemp assina “Facetas de Nilo Peçanha”. Uma das mais interessantes facetas de Nilo Peçanha era a psicologia das multidões. Em sua oratória, nos comícios, focalizava a pátria da maioria dos assistentes. E era um encanto ouvi-lo exaltando a Itália, em Miracema, onde residia um de seus mais fervorosos admiradores: José Giudice, negociante, com prestígio popular, conceituado, figura marcante do antigo distrito de Pádua, líder da colônia italiana, da simpatia irradiante e que tinha em sua sala de visitas, lindamente emoldurada, a fotografia, em ponto grande, do seu chefe e amigo dedicado.
  • W. Robson assina “Boca Suja”. O subdesenvolvimento educacional em nossa gente continua bem acentuado. Se duvidam anotem o tenebroso Teixeirinha, intérprete das chamadas músicas sertanejas (não as páginas imortais do saudoso Catulo, mas sim baboseiras) e o corajoso Silvinho, o tal do “Glória a Jesus”, como um dos cantores de maior vendagem de discos nesse abençoado Brasil de Agnaldo Rayol.
  • Em “Retalhos”, J.B. Silva destaca a polêmica da construção do ginásio do Colégio Nossa Senhora das Graças. A verba destinada à construção não era a mesma relatada nos moldes previstos. Destacou também a homenagem do Colégio Cêfel ao professor Worms de Carvalho Bastos, que inaugurou um retrato do professor. Como último destaque, J.B da Silva registrou reunião na Câmara Municipal para a construção da Matriz de São Bento na confluência das ruas Cel. Zamith e Campesina.

Notas sociais

  • AVS registra os aniversários de: Dona Niza Sichel, Dona Evangelina Azevedo, Dona Euthalia Maria Bezerra (27); Dona Odette (28); Jader Junior, Marcelino Santos, Miguel Henzze, Albertino Moreira da Costa, Dr. Victorio Cariello, Dr. João Batista de Araújo (30); nascimento de Américo Ventura Neto, Nelson Augusto Spnelli, Dr. Guilhermo Martinez (31); Moysés Moraes filho, Senhora Berta Henzze, Dona Lucinda Azevedo (01); Dra. Leila Lopes, Sr. Vânio Reis, Dona Angelina Queiroz, Dr. Luiz Gonzaga Laginestra (2).

Anúncio

  • Novidade exclusiva para o seu DKW-VEMAG: Freio à disco – procure em Clínicas e Representações Cruzeiro. Rua 7 de Setembro, 28 – Centro. Peças genuínas. Serviço Autorizado

 

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.