Governador Geremias anuncia investimento em novas salas de aula

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 02 de novembro de 2019

Edição de 1º e 2 de novembro de 1969
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes:

  • Novas escolas - O governador do Estado do Rio de Janeiro, Geremias Fontes, anuncia o investimento de dez milhões de cruzeiros novos, ainda no corrente ano, em novas salas de aula, dentro do plano de construir durante seu governo, o total de três mil novas unidades de ensino em todo o Estado.
  • A-I 5 - Incorporado à Constituição que entrou em vigência no último dia 30 de outubro, o Ato Institucional nº 5, deixa claro que a censura à imprensa poderá ser imposta a qualquer momento, pelo presidente da República. Todavia, segundo juristas, aceita sem vozes discordantes no seio do governo (segundo Jornal do Brasil, de 27-10-69) a dita censura, só poderá ser feita, por ato expresso do chefe do Executivo da nação, que foi autoridade indicada no aludido Ato 5. Portanto, até que haja manifestação expressa do presidente Emílio Garrastazu Médici, está terminada a censura aos jornais, tanto a prévia, como a de qualquer outro tipo.
  • Dr. Amâncio Azevedo está bem de saúde - Durante as inaugurações das unidades escolares, em Lumiar, o prefeito Amâncio Azevedo sofreu um ligeiro distúrbio circulatório, felizmente sem maiores consequências e motivado por sua fabulosa atividade de homem público e de médico, com enorme clientela. Claro que a notícia correu célere em certos casos, deturpada, motivando intranquilidade na população. Embora na semana passada o dr. Amâncio Azevedo tenha visitado obras, seus médicos assistentes, inclusive o próprio filho, o quase médico Rogério, o levaram para o Rio de Janeiro, internando-o numa afamada clínica para os exames necessários e um diagnóstico seguro. Para gáudio geral, podemos informar que, o distúrbio sofrido pelo dr. Amâncio não justifica apreensões. Na próxima semana, ele estará em plena atividade.
  • Governador garante aumento em dezembro - Em mensagem ao funcionalismo que alcançou muita profundidade e novas esperanças, o governador Geremias Fontes prometeu para dezembro próximo a majoração de vencimentos para o esquecido funcionalismo. O chefe do Executivo, disse mais que um alentado estudo das várias situações existentes impediu que o reajustamento se fizesse a tempo da notícia ser dada no dia máximo dos servidores que é 28 de outubro. A situação aflitiva dos que trabalham para o poder público do Estado do Rio, vem merecendo ao ilustre governador do nosso Estado a devida atenção. A boa nova foi recebida com alegria pelo funcionalismo.
  • Geremias manda. D’Arinos executará - Imediata ação conjunta de órgãos estaduais para a implantação em Friburgo de “Corpus Tecnológicos e Faculdades”. A coordenação do projeto está entregue ao dinâmico chefe do gabinete civil, dr. Luiz D’Arinos, em decisão feliz do chefe do Executivo estadual, já que toda a importante matéria vinha sendo desenvolvida em ritmo morosíssimo, apesar das reiteradas recomendações do governador Geremias Fontes.  

Pílulas

  • O governador Geremias Fontes, em discurso no Sans Souci, no passado domingo, anunciou que passará parte do verão em Friburgo, onde despachará com seus secretários. O prefeito Amâncio Azevedo, ofereceu e foi aceito, o seu gabinete de despachos e todas as modernas, funcionais, explêndidas, enfim, acomodações na nova sede da municipalidade, para as atividades administrativas do governo estadual.
  • O Estado do Rio tem um ministro na administração Garrastazu: almirante Adalberto de Barros Nunes, irmão do friburguense honorário almirante Heleno Nunes, que foi por várias vezes, secretário de governos fluminenses. O novo ministro da Marinha estudou em nossa terra e com ela tem ligações afetivas. Como chefe do seu gabinete, outro grande friburguense honorário, verdadeiro amigo da nossa terra – almirante Eumar de Mattos -  vai atuar. 
  • Outro ministro do atual governo federal – professor Júlio Barata – estudou no Colégio Anchieta, estando, também, ligado à terra friburguense. Professor, cujo conceito de saber e de honorabilidade é conhecido no Brasil e no mundo.    

Sociais

  • AVS registra os aniversários de: Márcio Pereira Júnior (2); ÂAngela Maria (4); Bernardo Nunes Pinto (5); Lucy Lamy de Souza, Joaquim Mário de Azevedo, Rita Silva Nicolau, Manoel Henrique Vilarinho (6); Jair de Castro Nunes (7); Cláudio Moreira da Costa Sebastião Martins da Silva Mattos, Jofre Martins da Costa (8); José Mauro (9).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.