Governador cria três mil vagas para professores no Estado do Rio

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 30 de novembro de 2019

Edição de 30 de novembro a 1º de dezembro de 1969
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete: 

  • Decreto do Governador Geremias Fontes - Serão criadas três mil vagas no Magistério Primário Estadual, estabelecendo que o preenchimento dos cargos será feito através de concurso público.
  • Inspetoria do trânsito persiste em não impedir o excesso de velocidade no centro urbano - deixando livres abusados motoristas. Também não se compreende que a maioria dos ônibus parta dos pontos de embarque, como em frente ao Galeria Bar, com descarga aberta, produzindo barulheira infernal.
  • Obras do novo abastecimento d'agua - Todos os serviços do novo sis­tema de abastecimento d'agua de Friburgo estão em ritmo acelerado. As partes da captação, da adução, do trata­mento e da distribuição formam frentes de trabalhos importantes e em breve constituirão a "obra municipal do século". Aproximadamente, serão gastos, três bilhões de cru­zeiros antigos, incluindo-se re­formas de redes e caixas distri­buidoras. 
  • Preços elevados de restaurantes e churrascarias - Estão sendo motivos de comentários gerais, que podem prejudicar a temporada de veraneio que se aproxima. 
  • Geremias com o Presidente Médici - Em sua pro­veitosa entrevista com o presidente da República, no princípio desta semana, o governador Geremias Fontes ofereceu uma lição ao Brasil, pois tratou de proble­mas importantes, reivindicando obras, serviços e contribuições de natureza federal, não cogi­tando assuntos relacio­nados com política de cam­panário, pedidos de nomea­ções etc. A seriedade com que o governador Geremias discorreu sobre a pauta preparada por seus assessores, principalmente o desembaraço e o conhecimento absoluto das matérias foca­lizadas, impressionaram viva­mente ao governante, que pro­meteu mandar desembaraçar as matérias ainda pen­dentes de solução nos mi­nistérios.
  • Assembléia Legislativa reabre em março - Somente em março do ano vindouro voltará a funcionar a Assembleia fluminense, fato que contrista a alma dos verdadeiros democratas, já que há um ano, o poder cúpula da democracia da terra de Nilo Peçanha foi fechado e assim permanece. Confirmamos as notas que vimos dando sobre a candidatura do deputado friburguense Álvaro de Almeida à presidência da mencionada AL, continuando as articulações dentro do MDB em torno do assunto.

Pílulas

  • Numeroso grupo de alunos do Colégio Nova Friburgo - Fundação Getúlio Vargas – apresentou no Centro de Arte uma ‘feira de ciências’. Coisa séria e merecedora de ser vista, apreciada, comentada e elogiada nos quatro cantos do Brasil. Uma beleza. Ciência própria de experimentados, praticada por jovens. Até exames de sangue eram feitos, já que um mini-laboratório lá estava, e mais interessante ainda, comandado por uma menina-moça, de 18 anos.
  • A Biblioteca Municipal agora funcionando em dependências amplas e funcionais, está apta a prestar relevantíssimos serviços à coletividade friburguense. Bem andou o prefeito Amancio Azevedo presenteando o nosso povo com escolhidas coleções livros dos mais conceituados autores e dando um sentido novo a um organismo de verdadeira utilidade para os que gostam de ler e os que precisam estudar e não podem comprar livros.
  • As leis de imprensa e segurança são instrumentos fortes para os homens de governo provocarem a punição de jornalistas escandalosos, notadamente para os que assacam contra a honra das autoridades. Não se cometa o crime de dizer que a revolução editou as ditas legislações para ‘inglês ver’.

Sociais

  • AVS registra os aniversários de: Débora Ventura Coutinho, Mário Haiut (29); Vera Luterback Pereira, Johann Evangelista Mayer, José Namen, João Batista de Moraes (30); José Maria Coutinho, Johannes Weidauer (01/12); Vanor Tassara Moreira, Elizabeth Jovita, Romilda Maria Albino, Geny Bravo, Ronaldo Leal Henriques, Manoel Nunes Pinto (02/12); Benicio Valadares, Hemberto Pena de Moraes (3); Hilda Salim Milled (04/12); Wilson Jardim, Denise Caputo Cariello, Nisia Araújo Souza, Selena Braune (05/12); Anna Longo Meceni, Hernani de Carvalho (06/12).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.