Friburgo ganha o Banco Itaú América e Hospital de Clínicas já está em obras

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 29 de junho de 2019

Edição 29 e 30 de junho de 1969
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete:

  • Governo anuncia à nação: Todos os cidadãos são livres para ingressar no partido político de sua preferência. Garantia absoluta à oposição para arregimentação de eleitores. Exercício de ação partidária sem quaisquer embaraços de autoridades. Televisão e rádio cederão horários para propaganda eleitoral.
  • Novidades no mundo dos negócios – São Paulo no centro de Friburgo com a inauguração do Banco Itaú América - No mundo dos negócios só se comenta a próxima chegada de São Paulo a Friburgo, isto é, a capital do grande Estado participando, por meio do Banco Itaú América, nas transações comerciais e industriais da nossa cidade, que reclamava essa providência. De tal modo crescem o intercâmbio bancário e o faturamento de duplicatas, necessitando de um banco de São Paulo para se entrosar com a praça friburguense, aumentando compras e vendas. Na própria Associação Comercial que representa as nossas fontes produtoras , o problema foi focalizado, no alto sentido de se conseguir a ligação de São Paulo–Friburgo, não só nos transportes rodoviários de passageiros e cargas, como por meio de Telex, para mais apressar a união das duas potências industriais. É pensamento do diretor da Auto Ônibus Friburguense, Gilvan Antônio, inaugurar a linha Friburgo–São Paulo, logo que a serra tenha duas pistas, incrementando o mundo de negócios das duas cidades, que progridem violentamente.
  • Hospital de Clínicas em Friburgo - Dezenove médicos locais impulsionados por um ideal comum, estão dedicados a uma iniciativa da mais alta importância para Friburgo e para a zona centro-norte do nosso Estado, qual seja a de instalar um moderníssimo hospital com todas as clínicas especializadas existentes. Foi lançada a idéia no mês passado e já no dia de hoje, algumas dezenas de operários constroem em ritmo acelerado, o monumental prédio que abrigará as instalações do novo nosocômio. O Hospital de Clínicas traz a chancela de gabaritados médicos que gozam do máximo conceito na medicina. Dentre os iniciadores do referido Hospital de Clínicas, podemos destacar: doutores Dermeval Barbosa Moreira, Amâncio Azevedo, Waldir Costa, Mário Haiut, Marcílio Orlando, Walter Silveira de Araújo, Chamberlain Noé, Jesuíno Olivio da Cunha, José Carlos Verbicário Santos, Orlando Costa, Rui Mendes Machado, José Verbicário. Carim, Alberto Pecci e José Arnoldo Salomão.
  • SAAE com nova administração financeira - Assumiu as funções de administrador financeiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o dr. Helvécio Leal Santos, antigo funcionário do mesmo órgão. Está assim o competente diretor local do SAAE, engenheiro Ximenes com um novo auxiliar para os complexos encargos do fornecimento do precioso líquido à nossa cidade.
  • Salão de Arte Fotográfica - A Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo novamente brilhou com a magnífica mostra de arte fotográfica que está sendo apresentada no Centro de Arte, reunindo os maiores nomes mundiais, num utilíssimo entrosamento de ideais em favor da arte de fotografar. Vários países, como a África do Sul, Alemanha Oriental, Áustria, Argentina, Bélgica, Bulgária, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, França, Hungria, Iugoslávia, Japão, Polônia, Portugal e Romênia, enviaram trabalhos. Brasileiros emprestaram ao Salão inestimável colaboração, com artísticas fotos.

Pílulas:

  • Aviso aos navegantes: Desistam de “enrolar” no assunto das faculdades. É muito tarde para surgimento de pais para a criança que vai nascer. Estaremos nos “calcanhares” dos obreiros de obras feitas.
  • A administração municipal está lavrando novos tentos com a construção de unidades escolares distritais, numa amostra eloquente da sua dimensão. São escolas verdadeiramente modelares, construídas em 30 a 40 dias, estrutura em cimento armado, ampla sala de aula, gabinetes sanitários azulejados e residência para as professoras.
  • O governo municipal não dá muita “pelota” para os organismos que deveriam justificar as respectivas exigências, algo realizado aqui para o povo. Quando os mesmos se encolhem, o dr. Amâncio Azevedo supre-os com iniciativas da prefeitura, já que, nunca fez e nem fará ultrajantes idas e vindas, de sacola na mão para pedir aos manejadores de verbas e responsáveis por organismos oficiais, aquilo que deveria ser entregue ao município, por direito de fato,
  • O MDB de Friburgo, conforme edital, fixou em 20 o número dos que participarão do seu futuro Diretório. Os emedebistas, estão prontinhos para os embates eleitorais.
  • Os deputados Álvaro de Almeida e Waldir Costa, animados com a antevisão da restauração democrática e abertura da assembléia, reúnem correligionários e amigos, e, como não poderia deixar de acontecer, estão cercados da confiança e prestígio de uma comunidade tradicionalmente disposta aos prélios cívicos das urnas.

Sociais:

  • AVS registra os aniversários de: dr. Prudêncio Rodrigues de Miranda e Marcelo (29); Therezinha Ventura Couto, Zenair Guimarães Pires Pirazzo e Maria das Graças Malheiros (30); Luiz Costa (1º); Antônio Foly e Alfredo Ennes Karl (2); Justino Flávio Folly e Francisco Nunes Pinto (4); Liana Rosado Maia Ventura, Mário Sérgio e Mário Lyra de Souza Lemos (5).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.