Estrada e Esgoto

sábado, 05 de agosto de 2017

Edição 5 e 6 de agosto de 1967

Pesquisado por Guilherme Alt

  • Sobral Pinto defenderá Assembleia no Supremo Tribunal Federal. Elaborada pelo consultor jurídico Benigno Fernandes e revisada pelo advogado Sobral Pinto, a constatação da Assembleia Legislativa ao recurso impetrado pelo governo estadual contra a nova Constituição será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal até o dia 8 do corrente. O presidente da Assembleia Legislativa solicitou aos deputados-advogados Alberto Torres e João Rodrigues de Oliveira que façam a defesa oral, em Brasília, da Carta Constitucional fluminense, tendo em vista que o primeiro foi presidente da comissão parlamentar, que selecionou as emendas apresentadas à Constituição, e o segundo seu relator geral. O advogado Sobral Pinto examinou as razões apresentadas pelo consultor jurídico da Assembleia, fazendo alguns adendos ao trabalho, que considerou muito bom.
  • A verdade única. O funcionalismo titulado da prefeitura está “vigarizando” desde o dia em que entrou o salário mínimo. É que a lei municipal disciplinava, que sempre que tal acontecesse, automaticamente, os servidores, teriam reajustados os respectivos vencimentos.
  • Campanário contra o acordo com o Ingá. O deputado Campanário, com raro brilho e notável capacidade de trabalho exerce as funções de 1º secretário da Assembleia Legislativa, está radicalmente contrário ao governo Geremias Fontes, não escondendo a sua disposição de manter severa fiscalização e objetiva oposição ao Ingá.

Pílulas:

  • O deputado Alvaro de Almeida, que jamais possuiu pendores adesistas, não firmou o acordo com o governador Geremias, pelo simples fato de no protocolo que lhe foi apresentado estar otimista a responsabilidade do Executivo em nomear, de imediato, secretários do M.D.B – O mencionado deputado quer tudo claro, impondo que os deveres das duas partes signatárias fiquem expressos e de modo a que os subterfúgios sejam totalmente afastados.
  • São conhecidas até agora as manobras postas em prática por políticos da situação estadual no sentido de que a Comissão de Inquérito que deverá apurar a “história” denunciada da Tribuna da Assembleia pelo delegado do povo friburguense conclua todo o “affaire”, acenando pela impossibilidade de apuração de irregularidade. Os “pauzinhos foram trancados” existindo euforia por parte dos criminosos. Até o nome do Governador Geremias foi usado para o fim de impressionar os depuradores dos fatos delituosos e fazer-lhes crer que o Ingá deseja uma pedra em cima de tudo. Temos muitos serviço a executar pois denunciaremos publicamente as manobras, tão logo saibamos de detalhes convincentes.
  • O legislativo friburguense realizou durante a sessão ordinária de julho passado apenas três reuniões, fato que está causando surpresa geral. Ao que sabemos nenhuma proposição – excluídas, é lógico, indicações e moções – teve votação final. O “porquê” desta grande folga não foi explicada por quatro vereadores procurados pela nossa reportagem.
  • Estamos informados de que o Executivo municipal proporá um pequeno momento para o funcionalismo municipal e que a dita majoração terá vigência a partir de outubro. Repete-se a história do Turco da Prestação. Honra e glória para os defensores da tão originalíssima “conversa” para com uma classe que, desde a decretação do novo salário mínimo somente não teve aumento salarial de quarenta por cento em virtude da interpretação de alguns sobre uma esdrúxula lei revolucionária.

Notas sociais:

  • AVS registra os aniversários de: Sr Sylvio Mello Pereira (5); Sr. Carlos Alberto Braune, Dr. Luiz Oliveira Rocha, Sr. Alberto da Rosa Pinheiro (6); Senhorinha Maria do Carmo Nader (7); Dr. Paulo do Valle, Sr. Eudalis Eboli Tavares (8); Senhorinha Geny Amélia Nader (10);  Senhora Dona Maria José Thurler (11), Sr. Adelino Valente, Sr. Alvarino Bessa, Dr. José Amélio, Senhorinha Jaine Campos, Senhora Dona Custódia Tavares Künzzel (12).

Colunas:

  • Jamil El-Jaick assina “Estrada e Esgoto”. “Volto a me referir à Ligação Norte-Sul, isto é, ao prolongamento das avenidas à beira-rio, da Ponte Saudade até Conselheiro Paulino, para trazer ao público uma sugestão do meu distinto amigo Sr. Avellino Bento de Mello”. O senhor Avellino é um friburguense de coração, apaixonado pela nossa terra. Suas ideias são sempre ousadas. Propõe ele que se aproveite o ensejo da ligação Norte-Sul para se capear o Bengalas, pelo menos até o trecho das Avenidas.
  • Pedro Cúrio em “Ordem do Dia” assina: “Arrojada Batalha Educacional”. “Só mesmo o férreo idealismo de um espírito vibrante e indomável, como o desse intemerato e mestre de fibra que é o professor Jamil El-Jaick, seria capaz de assumir a liderança de um movimento educacional, de projeção por ele arquitetado e disposto a executar.
  • Em Retalhos, JB da Silva destaca: o profissionalismo e força de Madalena Bonan Aguiar que, em meio às suas grandes responsabilidades na Fábrica de Rendas, foi trabalhar mesmo um dia após o falecimento de sua irmã, a quem era muito ligada. A visita do jovem cirurgião Dr. Elias Ayoub, para passar o final de semana na casa de seus tios, em Nova Friburgo. Jantar festivo no Colégio Anchieta, repleto de autoridades e personalidades friburguenses como Dr. Paulo Roberto Baére, Paulo Cordeiro e Amâncio Azevedo.

Anúncio:

  • Brastemp “O que há de melhor”

 

Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.