Começa a Semana da Marinha e Friburgo celebra o centenário da catedral

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 07 de dezembro de 2019

Edição de 6 e 7 de dezembro de 1969
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes: 

  • Inicia-se hoje a “Semana da Marinha” -  A alta direção do Sanatório Naval em Nova Friburgo diligenciou para o êxito das solenidades programadas. O "climax" das comemorações ocorrerá no domingo próximo, com o seguinte programa: 8h30 - Missa solene na Capela do Sanatório Naval; 10h - Sessão Cívica na Praça "Marcílio Dias"; 19h – Recepção da Diretoria à sociedade friburguense no salão de atos do Sanatório.
  • Governo Geremias recebe 50 tratores - Equipamentos foram encomendados à Iugoslávia. Os veículos de referência são destinados às Patrulhas Moto-mecanizadas da Secretaria de Agricultura.
  • Poucos sabiam… O Ministro Amaral Freire pede que a União estreite a porta - Advertindo para o que se verificou em 1968, quando o Governo emitiu o total de NCr$ 1 bilhão e 400 milhões para cobrir principalmente o aumento do número de fun­cionários, o ministro Amaral Freire fez no Tribunal de Contas um apelo ao Presi­dente Médici para que es­treite ao máximo a porta de entrada no serviço público. O aumento exagerado do número de servidores elevou os gastos do funcionalismo em 80/85% em relação a 1967. 
  • Centro de Processamento de Dados - Setor do governo estadual está encarregado do preparo da documentação necessária ao pagamento mensal do funcionalismo fluminense e continua a não fornecer no prazo conveniente, as papeletas especiais com as quais os servidores públicos dão quitação ao órgão pagador — Banco do Estado do Rio — Afinal, o processo mecanizado é para complicar ou para facilitar o trâmite burocrático? 
  • Álvaro de Almeida em posição privilegiada - A situação política do deputa­do Álvaro de Almeida é real­mente privilegiada. Na crista de cinco diretórios emedebistas flu­minenses, com projeção destacada nas comunidades em que funcionam os mesmos diretórios, o deputado Álvaro de Almeida é o homem público cer­to para representar o povo das referidas regiões no Parlamento nacional. 
  • Sílvio Fonseca reeleito na AFJ - No passado dia 29, em reunião na AFJ, que contou com a presença recorde de associados, foi reeleito o nosso amigo Sílvio Fonseca, num clima de compreensão e visando os altos interesses da agremiação que congrega os homens da imprensa do Estado do Rio. A chapa vencedora teve 173 votos enquanto a liderada por Sebastião Costa obteve 128 sufrágios. Como vice foi escolhido o brilhante jornalista dr. Emílio do Carmo, uma das glórias da magistratura fluminense.

Pílulas

  • O Conselho Curador da Fundação Educacional e Cultural decidiu por unanimidade de votos, apresentar ao prefeito Amâncio Azevedo uma moção de aplausos pelo interesse com que o mesmo administrador vem cuidando dos problemas do ensino municipal. Idêntica moção foi endereçada à pro­fessora Dilva de Moraes, diretora do Ensino Primário da F.E.C. 
  • Não há mais dias certos para pagamento ao funcionalismo estadual em Friburgo. A coisa fica no ar a partir do dia primeiro do mês e vai longe, não obstante os jornais de Niterói anunciarem prazos para isto, em comunicados da Secretaria de Finanças. Saberá o dr. Geremias Fontes e o seu ilustre secretário de Fazenda que a seção das papeletas (processamento de dados) vem atrasando a remessa, dizem, apenasmente para contrariar.
  • A barulheira dos veículos (descarga aberta, etc) permanece. Nada adiantou as recomendações do diligente governador Geremias. Existe uma força estranha que parece deleitar-se com tudo que é mal feito, isto, para deixar mal as autoridades. Umas incertas por aqui não fariam nenhum mal ao povo. Se a coisa não vai por bem...

Colunas

  • Em “Ordem do Dia”, Pedro Cúrio registra “Natalício da Catedral” - “Segunda-feira próxima, dia 8, a nossa ex-Igreja Matriz hoje Catedral do Bispado de Nova Friburgo, completará 100 anos de inauguração, pois, em 1869, conforme escreveu o saudoso Monsenhor José Silvestre Alves de Miranda, em seu interessante trabalho "Histórico da Paróquia de São João Batista", naquele dia "foi inaugurada a simpática Igreja Matriz da Paróquia de São João Batista, da Vila de Nova Friburgo, hoje formosa cidade serrana”

Sociais

  • AVS registra os aniversários de: Anna Longo Meceni (6); Ernesto Bizzotto Filho, Overlandi Lourenço da Silva, Luiz Gonzaga Sanches (7); Walter Santos, Natalina Meyer Kramer (8); Zoé Marra Pinto, Silvia Regina Oliveira Rocha (10); Jacintha C. Sertã, Afonso Rotay (12); Tereza Gasparelli Banjar, Luiz Moreira da Costa, Jayro Winter (13).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.