Friburgo pode se transformar em cidade universitária

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 23 de outubro de 2021

 

Edição de 23 e 24 de outubro de 1971

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes

 

Movimentam-se autênticas representações de classes no sentido de aplausos e apoio à iniciativa do Governo Municipal relativamente a transformar Nova Friburgo em uma cidade universitária.

 

Aniversaria o Doutor Feliciano - O dia 28 de outubro assinala o aniversário natalício do dr. Feliciano Costa, atual prefeito do nosso município. Médico de  grande nomeada, político prestigiado, figura humana de alta sensibilidade, cidadão merecedor do máximo respeito e acatamento e homem público que há esculpido na história friburguense uma página memorável capaz de servir do máximo orgulho à mais exigente comunidade. Eleito pela segunda vez para chefiar o Executivo de nossa terra, o dr. Feliciano, tanto da primeira como desta, recebeu consagradora votação. A VOZ DA SERRA que mesmo nas ocasiões em que se colocou em trincheiras políticas diferentes do querido mestre em medicina, sempre distinguiu como ele merecia e apresenta agora os cumprimentos pelo aniversário. 

 

Semana da Asa - Encerrando tal comemoração, exaltamos o Pai da Aviação, nosso glorioso patrício, Alberto Santos Dumont, mineiro de Palmira, que durante muitos anos viveu em Paris, onde adquiriu extraordinária popularidade com suas reiteradas tentativas aeronáuticas, que ao final alcançaram brilhante êxito, sagrando-o vencedor na solução do importante problema da navegação aérea. Em 1901 concorreu ao prêmio “Deutsc” e, dirigível e em 1906, abandonando as experiências com aparelhos mais leves que o ar, conseguiu, finalmente, levantar voo no seu avião “Demoiselle” que lhe facultou a recepção da taça “Archeacon”, tornando-se  detentor do título de “Pai da Aviação”. 

 

#Pílulas

 

Uma notícia da mais importância para os emedebistas: o dr. Waldir Costa já admite  concorrer por uma das três legendas partidárias à sucessão do atual Executivo friburguense. Álvaro de Almeida concorrerá numa das outras duas. Tudo indica que os dois nomes focalizados, com um terceiro que ainda não está definido, formem o Trio de Ouro da vindoura campanha em direção à Prefeitura de Friburgo.

 

A decisão do Dr. Waldir Costa em disputar o Executivo da nossa comuna, ocorreu numa hora psicologicamente transcendental. O “Bisturi de Ouro” que já por duas legislaturas integra a Assembléia Legislativa, vai assim, testar a sua popularidade e prestígio para um cargo executivo. 

 

É cada vez mais forte o lado dos que querem ver Friburgo, uma verdadeira cidade universitária. Estão sendo destruídos pela base, alguns argumentos, notadamente os de que as ações da Petrobras irão em crescendo em valorização e que o patrimônio em papéis que as ditas representam devem ficar resguardadinho em gavetas para as novas produções de filhotes… A ideia genialissima do Poder Público amealhar dinheiro, somente pode pegar em terreno dos que não compreendem a verdadeira finalidade das administrações públicas, dos que estão perdidos no cipoal dos princípios do comércio de dinheiro ou aqui, dos insensíveis ao drama dos que querem estudar e não conseguem por falta de recursos. 

 

Felizmente, temos fundadas razões para esperar que o bom senso vai imperar  quanto à alienação de ações da Petrobras. Hora a hora, o “furor” de um reduzido grupo interessado em que o prefeito atual não obtenha êxito em sua iniciativa corporificada na mensagem que enviou ao Legislativo, esse “furor” vai amainando, já que o bom senso deverá prevalecer, e, mesmo que isso não aconteça, a insegurança de liderança, assim como as responsabilidades perante à comunidade de Friburgo, irão somar-se ainda os interesses eleitorais de alguns… Vamos aguardar. 

 

E mais: Vem aí a Jornada Médica do Sanatório Naval e o Festival Cachoeirense da Canção Popular.

 

#Sociais

 

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Eurídice Jabôr e Maria Coeli (20); Isabel Cristina Ennes (21); Paulo Roberto de Baère (22); João Agrello e Solange Maria da Cunha (23); Mariléa Erthal Costa, Diva Thurler Mezzavilla e Henrique Milward (24); Trajano de Almeida Filho (25); Abílio Souza Gomes (26); Leôncio Amado Machado, Maria de Lourdes Coelho, Florita Fernandes Cima e Agenor Jardim Fernandes (27); Maria Corrêa de Souza, Feliciano Benedicto, José Simeão e Sávio Júnior Verbicário (28); Márcia Haiut, Cláudio Veiga do Valle, Acyrema Vassallo e Maria de Lourdes Valle (29); Juliette Pólo e Moacyr Erthal (30); e Aurora Serpa Duarte (31). 

Registramos ainda o nascimento de: Alício Cardinali e o casamento de Alfredo Aquino e Erciléa Bom (em 6 de novembro). 

 

Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.