Amâncio processará Heródoto

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Edição 16 e 17 de fevereiro de 1969
Pesquisado por Guilherme Alt

Manchete

  • Amâncio processará Heródoto - O prefeito de Nova Friburgo Amâncio de Azevedo afirmou que está aguardando o término das sindicâncias iniciadas em sua administração para processar o senhor Heródoto Bento de Mello pelo crime de calúnia, difamação e injúria. Desafiou qualquer pessoa a provar um ato sequer de desonestidade nos seus 25 anos de vida pública e afirmou que nada tem a temer pois sempre se limitou ao cumprimento do seu dever”.
  • Carnaval 69 - Cuidadosamente ornamentados os principais logradouros do centro urbano - Os maiores núcleos populacionais do município também estão enfeitados para a grande festa popular, o carnaval. Uma demonstração positiva da presença da administração no carnaval. Muito elogiada a ornamentação e iluminação levada a efeito pelo Executivo Municipal. O prefeito Amâncio Azevedo lavrou mais um grande tento.
  • Permanece em 1969 a liderança de Friburgo - É abuslouta a liderança do município no recebimento de turistas neste carnaval. Mesmo a Viação Friburguense e aempres 1001 terem duplicado o número de viagens, a demanda de passageiros vem resultando em insuficiência de transporte do Rio de Janeiro e Niterói para a nossa cidade. Essas empress têm condições de movimentar mais de 60 auto-ônibus em cada direção diariamente, sem contar os carros extras. Há grande lotação em hotéis e pensões. Tudo indica que o tempo vai manter-se esplêndido, como até agora. Realmente, Friburgo é um paraíso nesta época do ano.  
  • Nova Friburgo entre os dez maiores parques fabris do Rio - As classes produtoras de Nova Friburgo estão analisando os resultados econômicos do ano que passou para sustentar a inclusão do parque fabril do município entre os dez mais importantes de todo o estado do Rio considerando uma expressão relativa em função da variedade das unidades industriais em funcionamento, volume físico da produção, valor do faturamento, índice permanente de crescimento, entre outros dados.

Notícias em pílulas:

  • Com o regresso da Assembleia Legislativa, o governador Geremias de Mattos Fontes está autorizado pelo Ato Institucional 5, a baixar decretos-lei, sem quaisquer restrições. Várias medidas alteradoras de estruturas administrativas vão ser postas em prática, sem obediência de crivos.
  • A prefeitura de Itaboraí acaba de homenagear Friburgo dando o nome do nosso município a um logradouro da sua cidade-sede.
  • A Coderj entra em fase de excepcional movimentação e calculada expansão, sendo pensamento dos seus dirigentes fazê-la uma das maiores empresas de crédito do Brasil. No curto prazo do governador Geremias Fontes aumentou seu capital de para 7 milhões de cruzeiros novos concedendo financiamentos no montante de Ncr$ 4.924.0943,43.
  • Sob o tema “Evolução da Era Espacial”, a nossa principal artéria está muito bem ornamentada para o Carnaval.

Colunas

  • Em “Nova Friburgo na Sociedade” W. Robson assina “... Ô sopro de Deus”. O “cabo” Honório da novela “Antônio Maria”, no seu prosaico noivado com Maria Clara, ocasião em que idolatria que sente pela sua corporação rivalizou-se com o brutal amor que dedica a famosa “jambete”, despertou-nos a lembrança. Fez-nos recordar um sério problema que ameaça a cidade, já martelado pela imprensa local, sem entretanto, ter tido eco dentre as autoridades interessadas. E, ante a este comprovado desinteresse, cremos que tão somente quando Friburgo pegar fogo, talvez venham a sentir a imperiosa necessidade da criação de um Corpo de Bombeiros Municipal. Não podemos compreender tamanho descaso com um assunto comprovadamente sério, com vários princípios de incêndio já havidos”.

Sociais:

  • AVS registra os aniversários de: Carmezin Araújo (15); Humberto Chaves e Fernando Augusto (16); Maria José Mattos (19); Maria Soares e Julio Américo (20); Vera Lúcia Silva, Vinicius Zamith e João Amélio (21), Tufic Salim e Haiffa Abicalil (22).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.