1970, o ano das faculdades

sábado, 23 de novembro de 2019

Edição de 22 e 23 de novembro de 1969
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete: 

  • Odontologia e Engenharia operacional, duas escolas superiores em breve para a mocidade que estuda -  Para o êxito da importantíssima iniciativa, o prefeito Amâncio Azevedo recebeu a decidida cooperação dos ilustres friburguenses, professores Luiz de Gonzaga Malheiros, presidente do Conselho Estadual de Educação, e doutor Paulo Dutra de Castro, diretor do Ensino Industrial do Ministério da Educação. As mencionadas escolas superiores funcionarão no antigo Paço Municipal, após ter sido acertada com o proprietário do imóvel, a questão judiciária existente. Contratada ainda a aquisição de uma grande área adjacente - mais de cinco mil metros quadrados - para a construção de galpões destinados ao aprendizado industrial.
  • Carta ao Cid Cardoso, de Luiz Mastrângelo: Pelé acaba de fazer o milésimo gol, mas caí na asneira de assinalar os recordes de Sófocles, e o Sol, ao meu lado, desmente veementemente, dizendo que pouca gente conhecia esse jogador. Igualzinho àquele amigo perguntando quem era o Vergilius da máscara no granito em frente à prefeitura. Disse que era o Virgilio Laginestra e o simpático protestou: “Disconcordo, há gente que merece mais homenagem que ele”. Disconcordei, mas de disconcordo em disconcordo, continuamos amigos. Disse ao Sol, que Sófocles era meio esquerda, ele retrucou que meia esquerda só Pelé. Continuamos amigos.
  • Segunda-feira fui convidado para assistir “Antígona”, escrita há mais de dois mil anos pelo jogador Sófocles. Meio descrente - a tragédia não é fácil - mas havia a companhia da Mirian e Hans Etz e, depois, uma esticada no novo Merci, do Carlinhos Severo. Um belo espetáculo de jovens que revivem a beleza de “felizes são aqueles que envelhecem sem conhecer o mal”. Contrastes surpreendentes de luz branca e escuridão, intermezzos de flauta, cítara e tambor, um Creonte magnífico com o Paulo Sérgio de Carvalho, a beldade de Diana e de Atena, um coro em que até o José Elias, de túnica e máscara gregas, faz gol. Atrás de tudo, havia a armadora. Era a dona Regina Wilkes, sensível a todo o belo - não é à toa que é professora de ballet - sensível ao natural nervosismo dos jovens, mandando que ele se estirassem ao chão - não é à toa que é professora de ioga. Entendi porque, no final, enquanto aplaudíamos, também eles batiam palmas para nós, queriam que vivéssemos juntos as coisas bonitas, precisam de povo que estimule seus ideais. Por isso, aderi à campanha de Charmene. Se Pelé trabalha num palco para duzentas mil pessoas, que dona Regina disponha de um para, pelo menos, duas mil pessoas. Serve o antigo Teatro Dona Eugênia, hoje Cinema Leal, palco que foi da sua extraordinária prima Dulcina de Moraes e da não menos tia Conchita. O proprietário João Amélio tem espírito público e há de facilitar a transação com a Prefeitura. 

Pílulas

  • O Colégio Rui Barbosa - Conselheiro Paulino - modelar estabelecimento mantido pela prefeitura, comemorou o Dia da Bandeira. A Fundação Educacional continua a desenvolver intensas atividades de cunho patriótico, para o revigoramento da juventude brasileira.
  • Será inaugurada a nova Biblioteca Municipal, em dependências amplas e funcionais com obras dos maiores autores mundiais. No mesmo horário, também serão inauguradas as novas instalações da Fundação Educacional e Cultural de Nova Friburgo, no edifício em que funcionou até pouco tempo, a Prefeitura Municipal. A Biblioteca, a partir da tarde do hoje, estará assinalando mais um marco na administração do prefeito Amâncio Azevedo. 

Sociais    

  • AVS registra os aniversários de: Mônica Monteiro (6), Regina Lúcia Yunes (22); dr. Oswaldo Carpenter Meyer, sra. Nelly Monteiro Kappel, dr. Erwin Kappel; Regina Célia, (23); sra. Olinda Vasconcellos Coutinho e Ricardo José (24); Maria Duque Estrada Laginestra e sr. Constanino Lomprete (25); sr. Paulo Folly, (26); Adriana da Silva Ventura e sra. Esther Pecly Ventura (27); senhorinha Mariana Hottz de Azevedo (28); Débora e dr. Mário Haiut (29).

 

Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.