Inverno inspirador

sábado, 23 de julho de 2016

É um privilégio morar na serra e ainda mais em Nova Friburgo! O frio agrega pessoas, reúne amigos, e o mais importante: faz-nos ter muito apetite! Nossa cidade, que por sinal, está lindíssima, favorece tudo de melhor: boa gastronomia, bom papo e bons vinhos. O inverno nos inspira a comunhões de boa mesa e cardápios deliciosos, nos faz ter mais animo para uma boa ida a um café jogar um pouco de conversa fora. Sem falar nos festivais... Esses fazem com que nossas almas fiquem cheias de poesia e encham nossos corações de felicidades! Quer coisa melhor que reunir gastronomia, arte e inverno! Que venham os maravilhosos “Festivais de Inverno”!

RECEITAS DE INVERNO

RABADA COM POLENTA E AGRIÃO

Ingredientes:

Rabada: 2 ½  quilos de rabo bovino, 2 dentes de alho, 100 gramas de salsão, 50 ml de azeite, 2 cenouras médias, 1 garrafa de vinho tinto seco, 2 folhas de louro, sal grosso a gosto e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Polenta: 2 xícaras de chá de sêmola para polenta, 50 gramas de queijo parmesão ralado e 2 litros de caldo de carne.

Salada: 1 pés de agrião.

Modo de preparo:

Rabada: Tempere o rabo bovino com sal e pimenta-do-reino. Faça um marinado com a carne, o salsão, a cenoura, o louro e o vinho tinto. Deixe-o marinando de um dia para o outro na geladeira.Doure o alho no azeite, escorra a carne reservando apenas o caldo do marinado e descarte o resto. Coloque os pedaços do rabo aos poucos, deixe-os selar (dourar), acrescente o caldo do marinado aos poucos com água quente e deixe cozinhar lentamente por volta de 3 a 4 horas ou até que fique macia, soltando do osso.

Polenta: Numa panela coloque o caldo de carne, corrija o sal, dissolva a pó da polenta e leve ao fogo para cozinhar por 15 a 20 minutos, sem parar de mexer. Quando estiver para apagar o fogo, acrescente o queijo parmesão e misture até que derreta.

Salada: Lave as folhas do agrião e sirva-as frescas com o prato.

Rendimento: 8 porções.

Notas: o agrião pode ser colocado por cima da rabada ou servido separadamente.

ESCONDIDINHO DE COSTELA DE BOI E AIPIM

Ingredientes:

Purê: 1 xícaras de chá de leite, 600 gramas de aipim cozido e 1 colher de sopa de manteiga.

Recheio: 2 colheres de sopa de manteiga, 1 alho-poró médio picado,

1 cenoura média picada e levemente cozida, 1 lata de tomate pelado picado, cebolinha a gosto, 500 gramas de costela de boi temperada a gosto cozida na panela de pressão e desfiada e 1 bisnaga pequena de requeijão.

Modo de preparo:

Purê: misture o aipim cozido, com leite fervido e a manteiga. Bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Reserve.

Recheio: derreta a manteiga e refogue o alho-poró a cenoura e os tomates. Acrescente a costela desfiada com um pouco de seu caldo de cozimento e deixe apurar. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha. Misture rapidamente. 
Para a montagem: coloque metade do purê no fundo de uma travessa - ou de pequenas cumbucas, se quiser fazer porções individuais. Acrescente o recheio, cubra com requeijão e depois com o restante do purê de aipim. Salpique queijo parmesão por cima leve ao forno para gratinar. Decore com pimenta biquinho.

Rendimento: 4 porções.

Notas: receitas de Escondidinho não tem muito segredo e o que muda mesmo é o recheio. Use sua criatividade!

BOM APETITE!!!

TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.