A frustração do ano

sexta-feira, 08 de julho de 2016

The Getaway (2016) – Red Hot Chili Peppers

Sabe aquela velha frase: “tem que saber a hora de parar”? Parece que o Red Hot Chilli Peppers nunca ouviu. Lançado quatro anos após o esforçado I’m With You (2011) -- que marca a saída do guitarrista John Frusciante, dando lugar a Josh Klinghoffer --, The Getaway é o disco de uma banda cansada, que busca outros caminhos, mas o resultado é pouco criativo e sem atrativos.

O que deixa a nova gravação mais decepcionante é o quanto ela se distancia do som clássico do grupo. Aqueles funks pirados da Califórnia, que não aparecem com a mesma vontade desde Stadium Arcadium (2006), aparentam ter ido embora de vez. Quem toma a frente agora são baladas melancólicas, com um Flea que parece que está reaprendendo a fazer slaps e um vocalista que enfrenta os piores dias de uma depressão.

O novo álbum abre já com seus dois singles. Os charmes de “The Getaway” são a guitarra em eco e as vozes femininas de apoio com um ar digital. O resultado final parece mais com uma música do último disco do Daft Punk que o som do Red Hot. “Dark Necessities”, primeira faixa divulgada do álbum, é onde ouvimos um Flea mais inspirado, tocando uma linha bem característica do seu estilo singular. Klighoffer também toca com sua assinatura, mas falta força para a faixa. É o diagnóstico de que The Getaway não vai emplacar – pelo menos não com a mesma força dos anteriores.

A faixa mais contagiante de The Getaway é sem dúvida “Sick Love”. Tem direito a palminha, coro, notas ligadas cheias de swing e solinhos com notas tremidas criando um ambiente sombrio. Quase despercebido, Elton John toca piano nessa faixa. Outros momentos legais do disco são “Detroit”, onde a banda bem de leve pisa no acelerador, e Go Robot, com sua influência dançante dos anos 80.

The Getaway não traz novidade alguma, não contagia e nem te incentiva a ouvi-lo de novo. Desconsiderando-se o passado do RHCP, é até na média, buscando influências no disco e no pop dos anos 80. Mas, negar quase 30 anos de funk, feito com uma qualidade absurda e uma ótima pegada comercial, não é possível. Em resumo: um disco decepcionante, que nem a produção do DJ Danger Mouse e a mixagem de Nigel Godrich salvam.

The Getaway (2016) – Red Hot Chili Peppers

Artista: Red Hot Chili Peppers

Músicos: Chad Smith (bateria e percussão), Flea (baixo, piano, trompete e vocais), Anthony Kiedis (voz), Josh Klinghoffer (guitarra, baixo, teclados e vocais), Danger Mouse (teclados), Elton John (piano), Mauro Refosco (percussão), Anna Waronker (voz) e Beverley Chitwood (voz) 

Produção: Danger Mouse e Nigel Godrich

Selo: Warner

Músicas:

  1. The Getaway
  2. Dark Necessities
  3. We Turn Red
  4. The Longest Wave
  5. Goodbye Angels
  6. Sick Love
  7. Go Robot
  8. Feasting On The Flowers
  9. Detroit
  10. This Ticonderoga
  11. Encore
  12. The Hunter
  13. Dreams Of A Samurai
Foto da galeria
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.