Santíssimo

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Pinçado da internet

“A misericórdia de Deus acorda todos os dias mais cedo que você.”

Santíssimo (1)

O Domingo de Ramos, último dia 14, inaugurou a “Semana das Semanas” no calendário litúrgico católico.

O bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso celebrou a data com a santa missa, às 9h,  iniciada com a tradicional bênção dos ramos na Praça Getúlio Vargas, e finalizada, após a procissão, na Catedral São João Batista.

Na ocasião, Dom Edney apresentou a toda comunidade paroquial a nova capela do Santíssimo Sacramento, na catedral, após um período de restauro.

Santíssimo (2)

A Catedral São João Batista data de 1869, exatamente 18 anos depois do início de sua construção, foi tombada pelo Inepac, em 1885.

Com o esforço e a colaboração financeira dos paroquianos, a reforma e restauro tem buscado deixar a igreja-mãe da Diocese de Nova Friburgo igual a como ela era quando de sua inauguração.

O projeto é da empresa Atelier de Arte e Restauração N. S. da Penha, sob a coordenação do restaurador Robertson Weissmar.

É possível se encantar, após a retirada de camadas de pinturas sobrepostas, com a magnífica obra do artista plástico Martignoni, imigrante italiano do final do século 19.

Ayrton Senna

Faz 25 anos da morte do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna do Brasil, que embalava a esperança nos domingos brasileiros.

Hoje, 17, o Papa Francisco vai receber uma escultura de Ayrton Senna, em bronze, no Vaticano.

Assinada pela artista plástica Paula Senna Lalli, sobrinha do piloto, a obra, intitulada “Meu Ayrton”, vai ser entregue por Bianca Senna, irmã de Paula e diretora do Instituto Ayrton Senna.

Neyde Senna, mãe do piloto, fez esse pedido pessoal à neta em 2016 e agora, a escultura vai fazer parte do acervo do Museu do Vaticano.

Mais um passo

É triste ver o estado de abandono em que se encontram as instalações da Universidade Gama Filho, no Rio, que foi uma das maiores instituições de ensino superior privado do Brasil, sediada no bairro Piedade.

Na semana passada, uma audiência pública realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, debateu a possibilidade de aproveitamento do antigo campus.

Waldeck Carneiro, presidente da comissão, sugeriu um polo público de educação no local, que será discutido com a Faetec, Uerj, Cefet e o Colégio Pedro II.

Moda na serra (1)

É hoje, 17, a partir das 18h, no Senai Espaço de Moda, no Paissandu, o ciclo de palestras técnicas sobre tendências e inovações dos mercados setoriais.

Especialistas da Firjan trarão informação qualificada sobre conceitos, produtos, tecnologias, equipamentos, processos industriais, matérias primas, comportamento e consumo do setor de moda.

É o Giro Tendências Moda, evento gratuito voltado para os profissionais do setor e interessados.

Moda na serra (2)

O evento vai apresentar as macrotendências de comportamento e consumo no setor de moda e disseminar informações técnicas a fim de criar um diferencial no produto final da empresa no que diz respeito à criatividade, qualidade e competitividade no mercado.

O conteúdo é produzido pela equipe de moda da Firjan considerando as informações obtidas em pesquisas realizadas nas ruas e nos principais eventos e feiras de moda nacionais e internacionais.

FriJazz & Blues

Nova Friburgo já respira o FriJazz & Blues 2019.

A edição deste ano, que acontecerá simultaneamente em São Pedro da Serra e Lumiar, entre os dias 17 e 19 de maio, promete movimentar ainda mais os distritos turísticos.

Com as digitais do Sesc-RJ, e apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, a programação está sendo montada cuidadosamente e vai oferecer mais de 30 atrações.

Hoje, 17, às 17h, os organizadores vão divulgar a programação oficial para a imprensa e convidados no Teatro do Sesc.

Cerva (1)

Recente estudo realizado pelo Clube do Malte, maior e-commerce de cervejas especiais do Brasil, revelou que o Rio de Janeiro é o terceiro estado que mais consome cervejas especiais no país.

Especiais são as diferenciadas, principalmente cervejas importadas e as artesanais, além das cervejas de estilos que não sejam Pale Lager, as mais populares no Brasil.

Cerva (2)

Em 2018, o estado do Rio foi responsável por 10,5% dos pedidos, ocupando a terceira posição no ranking nacional.

Na primeira posição está São Paulo (34,7%) e depois o Paraná (15,6%).

Os fluminenses têm preferência por cervejas fortes, sendo o estilo ipa o mais consumido, seguido das cervejas estilo pilsen e weizen.

As marcas mais procuradas são as importadas, com 27.276 cervejas, e as nacionais somam 24.963.

Os homens são responsáveis por 79% dos pedidos, enquanto as mulheres ficam com 21%.

Aos leitores

Feliz Páscoa e que em nossos corações se renovem a gratidão e a esperança! A coluna volta no próximo dia 27.

Foto da galeria
A bela Carol Brito Ceccon, baiana que se encantou com Nova Friburgo, aniversariou no último fim de semana e recebeu amigos e familiares para uma “mi-carême” – carnaval fora de época, ao lado do marido Alberto Ceccon
Publicidade
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.