Reis da folia

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Pinçado da Internet

 “Vai. E se te der medo, vai com medo mesmo.”

Reis da folia (1)

Os desfiles das escolas de samba mudam a cada ano.

De acordo com um enredo, conceitos, evoluções tecnológicas.

Novas leituras e linguagens. Mas o pavilhão, a bandeira da escola, é sagrada, imutável e as gerações futuras ostentarão por sua escola, com orgulho, a mesma insígnia que os dançarinos de ontem e hoje empunham.

Reis da folia (2)

Este ato simbólico de condução, reverência, guarda e apresentação da bandeira é a identidade e a marca de cada escola de samba.

E no bailar do mestre-sala e da porta-bandeira, qual cisnes flutuando, na elegância que se assemelha ao beija-flor cortejando a flor, é que a verdadeira emoção brota.

A proteção daquele metro de tecido bordado preserva a história, a memória e a verdade de uma escola de samba, onde o símbolo e as cores de cada agremiação estão devidamente representados.

Reis da folia (3)

O Sesc Nova Friburgo faz homenagem expográfica a esses heróis, com painéis nos jardins internos, reverenciando Dinegato, Chirlei Silva, Paulo Floriano, Pitássio, Lurdinha, Tião, Jorge, Sandra, Irene, Borracha, Edvar, Assis, Brian, Dandara, Nazareth, Patricinha, Alessandro, Nana, Daniele e Testão nas figuras de outros tantos, com fotos de Daniel Marcus e algumas de acervos pessoais.

Reis da folia (4)

São 14 painéis, com fotos antigas e algumas recentes.

Ali está o registro de estreia de Betão ao lado de Andreia na Imperatriz, a bela Rosimeri e Pelé, o emblemático Carrasco e Marly Pinel, Lucinha na Acadêmicos das Braunes, o magnífico Binha com Verinha, e o inesquecível Eduardo Rodrigues e Fabíola D’angelo.

Também há o registro do brilhante Fabinho e da mais bela porta-bandeira de todos os tempos, Cassiane.

Reis da folia (5)

A mostra segue até março, com entrada franca e classificação livre.

Uma homenagem a Eduardo Rodrigues arremata as comemorações e festejos de Momo.

Vida longa aos nossos mestres-sala e porta-bandeiras, de todas as escolas, de todos os grupos, de todos os tempos.

Os donos da "epifania" na "procissão do samba"! Os verdadeiros reis da folia!

Faces em conflito

A friburguense Fernanda Folly, a filha dos queridos Lina e Flávio Folly, lançou nesta sexta-feira, 15, no Colégio Anchieta, seu primeiro livro “ Faces em conflito” pela Editora Katzen.

Com apenas 21 anos, Fernanda, que cursa pedagogia na Uerj-Cederj e trabalha na biblioteca do Anchieta, mergulha no universo literário.

O prefácio é assinado pelo professor Hamilton Werneck.

Estrela

Perdemos Bibi Ferreira na última quarta-feira, 13. Brilhante, singular, talento que marcou muitas gerações.

Multitalentosa, Bibi Ferreira tinha predileção por uma pianista que a acompanhou por mais de duas décadas, em vários de seus espetáculos musicais, a querida Ângela Braga, que reside em Nova Friburgo.

Amigas, confidentes, parceiras na orquestração e nos palcos, Bibi e Anginha, como é também conhecida, construíram uma brilhante história.

Que a estrela siga o seu caminho que é luz e o abraço fraterno à amiga Ângela Braga.

A lei

Todos que trabalham com arte e cultura sabem que a Lei Rouanet poucas vezes chega na ponta.

Por isso o ministro Osmar Terra defende uma Lei Rouanet mais abrangente.

A alteração da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, será definida com o presidente Jair Bolsonaro, informou essa semana o ministro da Cidadania.

O ministro destacou que a nova versão da lei deve atender ao máximo novos talentos e ações culturais no interior do Brasil, sobretudo.

Esperar para ver e ver para crer.

Posse

Nesta segunda-feira, 18, acontecerá a posse da nova diretoria da 9ª Subseção da OAB/RJ, em Nova Friburgo, no auditório da CDL a partir das 19h.

O novo presidente, advogado Alexandre Valença de Lima, que foi vice de Mônica Bonin, que deixa a função,  é o novo presidente.

Ainda integram a diretoria, os advogados Gonçala Ribeiro Eyer; Jorge Luiz de Souza; Aparecida Angélica Tuler Ferreira e Andréa Duque Estrada Ribeiro Azevedo.

Foto da galeria
A porta-bandeira Cassiane, que deixou a avenida para se dedicar à maternidade, empresta sua beleza e elegância em homenagem às porta-bandeiras de todos os tempos, na mostra expográfica do Sesc Nova Friburgo
Publicidade
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.