Multilinguismo

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Pinçado da internet

“O perdão é a limpeza da alma.”

Multilinguismo (1)

Conhece alguém que mereça reconhecimento por seu trabalho como alfabetizador?

Sob o tema Alfabetização e Multilinguismo, a Unesco encerra no próximo domingo, 16, as inscrições e indicações para os seus prêmios internacionais de alfabetização que, neste ano, reconhecerão programas e indivíduos que promovam de maneira excepcional a alfabetização ao redor do mundo.

Multilinguismo (2)

Governos, organizações não-governamentais e indivíduos são convidados a participar.

Todos os formulários de inscrição devem ser submetidos às entidades de indicação, como comissões nacionais da Unesco no país do programa, ou alguma ONG que já tenha parceria oficial com a Unesco.

Mais informações sobre o processo de candidatura e indicação podem ser encontradas no site dos prêmios internacionais de alfabetização da Unesco.

Abelha

Léo Abelha é professor, músico, palhaço e ator, e, ao longo dos últimos anos, tem dedicado sua energia ao teatro, especialmente para as crianças da Apae.

Em 2018 recebeu premiação e homenagem no Festival de Esquetes, no Teatro Municipal Laercio Ventura.

Agora, com uma homenagem a Charles Chaplin, o grupo de teatro da Apae conquistou o primeiro lugar na categoria artes cênicas do Festival Estadual de Arte do Movimento Apaeano, realizado entre os dias 21 e 23 de maio, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói.

Locais e residentes

Valorizar a arte e a identidade local, privilegiando artistas residentes, esse é o mote da 18ª edição do Festival Sesc de Inverno 2019 que promete uma intensa programação com as principais linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais.

O festival acontecerá de 19 a 28 de julho na Região Serrana, abrangendo os territórios – cidades circunvizinhas às unidades do Sesc Rio.

Em breve a programação oficial será divulgada.

Estreia

Formado por violoncelistas com larga experiência artística, Ji Yon Shim, Paulo Santoro e Ricardo Santoro - eles se encontraram pela primeira vez em 1989, no Festival de Verão de São Paulo, 30 anos após criaram o Trio Dauelsberg.

Com um repertório que vai do clássico ao popular, o Trio Dauelsberg (esse nome é familiar aos friburguenses) reverencia o violoncelista Peter Dauelsberg, casado com a querida pianista Myrian Dauelsberg , da  Dell'Arte Solucões Culturais, grande dama das artes e da cultura, responsável pelo Festival de Inverno de Nova Friburgo.

O Trio Dauelsberg faz sua estreia em concerto especial, na próxima sexta-feira, 14, na Sala Cecília Meireles no Rio.

Mineirinho

O refrigerante que nasceu em Minas Gerais e depois transferiu-se para Niterói, “Original desde 1946” como diz seu rótulo, está completando 73 anos.

A mistura de guaraná e a erva chapéu de couro, que faz parte da infância de tantas gerações, hoje com sede em São Gonçalo, região metropolitana do estado, tem também laços com Nova Friburgo.

É que a família Ferrah, hoje representada por um dos sócios diretores da empresa Mineirinho, mantém, há mais de 50 anos, propriedade de veraneio em Mury, e nos fins de semana não abre mão de receber os muitos amigos friburguenses.

Ilustre

Ele foi professor de muitas turmas de Direito em Nova Friburgo e por aqui coleciona amigos e admiradores.

O professor Renato Porto, figura fácil no “Mais Você”, de Ana Maria Braga, quando o assunto é Direito do Consumidor, e palestrante requisitado em todo o Brasil, vai subir a serra.

No dia 19 de julho, às 11h, ele vai ministrar palestra na OAB de Cachoeiras de Macacu e, no mesmo dia, às 19h, no auditório da OAB Nova Friburgo, falará aos advogados e estudantes de Direito sobre o tema  “Novos Desafios da Advocacia”.

É hoje

Hoje, 12, é Dia dos Namorados, é verdade, mas sou um apaixonado pela vida e namoro todos os dias, aproveitando ao máximo cada segundo que a vida oferece, ao lado da pessoa que me faz melhor a cada abrir de olhos.

“Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu lindo + você inteligente = dois apaixonados.”, como escreveu Martha Medeiros.

Mas não é assim. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o amor tem de indefinível. E amar-se é também namoro consigo mesmo.

Feliz dia dos namorados para todos nós!

Foto da galeria
O professor Renato Porto que sobe a serra em 19 de julho para falar sobre os novos desafios da advocacia
Publicidade
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.