Concorrida

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Pinçado da internet

“A vida é curta...comece pela sobremesa.”

Concorrida (1)

A posse da escritora Teresa Malcher como presidente da Academia Friburguense de Letras, ocorrida na última sexta-feira, 20, não só foi concorrida, como mostrou o quanto a instituição se arejou, abriu suas portas e ganhou novos ares.

Escritores e suas obras imortais, ao longo da gestão do querido Robério Canto, uniram-se em torno da Academia e trouxeram para a Casa de Júlio Salusse os novos talentos friburguenses das letras e da literatura.

Concorrida (2)

Na posse de Teresa, e despedida de Robério, marcaram presença não só os medalhões e as já tradicionais autoridades.

Estavam lá, Maria Fernanda Macedo, Márcia Lobosco e Thiago Mello, curadores da Flinf – Festa Literária de Nova Friburgo; Carlos Henrique Abbud; Flávia Gonçalves; Thales Amaral; Ania Kitylla Gevezier Paredes e Ana Beatriz Manier, todos jovens talentos da literatura friburguense.

Ao Robério, eterno mestre, toda a nossa gratidão!

À Teresa, o nossos votos de uma gestão plena em realizações!

Triste

Ontem, 24, deveríamos comemorar o Dia do Aposentado.

Mas, em tempos de reforma previdenciária, com a grave crise econômica do estado, em que salários estão atrasados, comemorar o quê?

A data é celebrada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social.

É mesmo para chorar.

Grande Chico

O repórter Francisco José lançou, na segunda, 23, o livro “40 anos no ar – A jornada de um repórter pelos cinco continentes”, na Livraria Argumento do Leblon, no Rio. Profissional da Globo, Francisco José cobriu seis copas do mundo, duas olimpíadas, a guerra das Malvinas e defendeu a causa indígena, além de ter filmado espécies ameaçadas de extinção pela primeira vez, entre outras matérias, sempre com um perfil humanista e aventureiro, sua marca.

Uma legião de amigos e colegas de profissão marcou presença.

Baixa (1)

Às vésperas de mais um carnaval, a escola de samba Imperatriz de Olaria, uma das mais importantes agremiações carnavalescas da cidade sofreu baixa.

O presidente da escola, Ricardo da Silva Alves entregou ofício ao presidente do conselho deliberativo, Humberto Damasceno, renunciando o cargo.

Ricardo alega problemas de saúde e particulares e se desculpa com a comunidade de Olaria por não levar a missão até o fim.

Baixa (2)

O ofício tem data da última segunda-feira, 23.

No lugar de Ricardo, comenta-se a possibilidade de assunção ao cargo de Wagner Faria, ex-presidente, figura das mais queridas na agremiação, com relevantes serviços prestados à comunidade, e que capitaneará uma comissão para levar a frente os trabalhos para o carnaval 2017.

“Uma coisa é certa: a Imperatriz estará na avenida”, diz um componente da Velha Guarda.

Solidários

Autores se solidarizaram com o fechamento do sebo - bar Al – Farábi, na Rua do Rosário, no Centro do Rio, local emblemático e ponto de encontro de escritores e poetas.

No próximo sábado, 28, terá saideira do Al-Farábi, com roda de choro e uma sessão coletiva de autógrafos com escritores ligados ao querido sebo-bar, a partir das13h.

Entre eles, Marcelo Moutinho, Alberto Mussa, Flávio Izhaki, Luiz Antônio Simas, Fernando Molica, Aydano André Motta e Bárbara Pereira.

Graças à parceria das editoras Rocco, Record, Mórula, Verso Brasil e Pallas, os livros terão descontos, com renda revertida para que o Alfa quite suas pendências financeiras.

Tour

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, iniciou essa semana, no Rio de Janeiro, sua agenda de visitas a alguns dos principais destinos de carnaval do país.

Como parte da programação, Beltrão foi aos barracões da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

Na ocasião, o ministro falou sobre as expectativas do turismo para o Carnaval 2017.

Sua grande preocupação é quanto à segurança pública no Rio, com vistas a garantir aos turistas um mínimo de salvaguarda.

Pasmem!!! O que deveria ser obrigação do estado, durante todo o ano para com o cidadão carioca, se transformou em quesito para o carnaval. Lamentável, senhor ministro!

Renegociação

Há uma grande expectativa, cercada de ansiedade, para o encontro, amanhã, 26, entre o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e o presidente Michel Temer, para o anúncio de renegociação da ajuda do governo federal ao estado do Rio de janeiro.

Com a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, a reunião acabou sendo adiada para esta quinta-feira.

Segundo fontes do Ministério da Fazenda, o adiamento ocorreu porque o governo federal precisa repassar ao STF a formatação jurídica do acordo.

Em alta (1)

O artista e fotógrafo friburguense, Fernando Braune, inaugurou mais uma exposição no Rio de Janeiro, no último dia 18, no Centro Cultural da Justiça Federal.

Realizado com a Orquestra de Cordas da Grota, o projeto fotográfico Querubins da Grota, é resultado do trabalho desenvolvido no Espaço Cultural da Grota, que realiza ações voltadas para promoção da cidadania através da cultura, da arte e da educação.

As imagens foram feitas em preto e branco e trabalhadas com lápis pastel seco e a óleo.

Em alta (2)

A exposição já esteve em Nova York no final do ano passado e virou livro.

Fernando manda avisar aos amigos friburguenses que haverá visita orientada no próximo sábado, 28,  às 17h.

O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 12h às 19h, no Espaço Gabinete de Fotografia, até o dia 12 de março.

  • Foto da galeria

    Teresa Malcher e Robério Canto na solenidade de posse da nova diretoria da AFL

  • Foto da galeria

    Fernando Braune em mais uma exposição fotográfica, de Nova York ao Rio de Janeiro

Publicidade
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.