Vales da inovação

sexta-feira, 28 de abril de 2017
Foto de capa

FÁBULA

Prudência – divindade alegórica, que se representava com um espelho rodeado de uma serpente.

(Dicionário da Fábula – trad. Por Chompré – Ed. Garner – Paris)

LINHA DO TEMPO

“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso.”

(Santos Dumont)

Vales da inovação

O termo original inglês Silicon Valley, traduzido como Vale do Silício, está situado na Califórnia (EUA), polo industrial que concentra diversas empresas de tecnologia da informação, computação, entre outras. O local começou a se desenvolver no ano de 1950, com o objetivo de gerar e fomentar inovações no campo científico e tecnológico. A maioria das empresas instaladas na região trabalha no ramo da eletrônica, informática e componentes eletrônicos. O nome Silício é utilizado como homenagem ao próprio elemento químico (Si), que é a matéria-prima básica e de fundamental importância na produção da maior parte dos circuitos e chips eletrônicos.

Dentre as empresas que iniciaram seus negócios e possuem sedes na região, estão a Apple, Facebook, Google, NVidia, Electronic Arts, Symantec, AMD, Ebay, Yahoo!, HP, Intel e Microsoft, além da Adobe e Oracle e centenas de outras.

O Vale do Silício é uma das maiores aglomerações de empresas com domínio de tecnologia de ponta do mundo. Esta característica se aplicou, pois a região é conhecida por desenvolver modelos acessíveis de financiamento, para projetos de tecnologia, os chamados Startups Companies. Com o crescente desenvolvimento da região, o quadro atual do Vale do Silício é parecido com qualquer outro local; trânsito, imóveis super valorizados e alta competitividade. Há ainda a preocupação com a sustentabilidade e meio ambiente, questões como crescimento de maneira sustentável e responsável.

“Vales” brasileiros

Em toda sua vasta extensão geográfica, o Brasil tem abrigado cada vez mais centros tecnológicos, incubadoras e institutos de pesquisas. Entre diversas cidades, quatro delas estão sendo consideradas o “Vale do Silício brasileiro”, devido às suas iniciativas de incentivo à inovação tecnológica: Campinas, no estado de São Paulo, Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais,  Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Blumenau, em Santa Catarina.

Campinas (SP)

Muitas vezes referida como o Vale do Silício no Brasil, a cidade conta com muitos institutos de pesquisa, parques tecnológicos e incubadoras. Além disso, mais de 30 das 100 maiores empresas de tecnologia do mundo estão localizadas em Campinas.

A cidade também abriga o CPqD. Criado em 1976 como Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás, era uma empresa estatal que detinha o monopólio dos serviços públicos de telecomunicações no Brasil. Em 1998, após a privatização da Telebrás, o CPqD tornou-se uma fundação de direito privado, ampliando seu escopo e a abrangência do mercado.

Santa Rita do Sapucaí (MG)

Atualmente a cidade mineira é considerada um dos principais polos da indústria eletrônica no Brasil. A história tecnológica da cidade teve início em 1959, com a criação do primeiro instituto de ensino técnico de eletrônica na América Latina. Santa Rita do Sapucaí abriga hoje mais de 150 empresas, que empregam cerca de 14 mil funcionários alojados na cidade e nos arredores.

Santa Rita do Sapucaí tem uma forte cultura de empreendedorismo, incentivada desde cedo nas escolas e que resulta na criação anual de vários projetos de incubação. Em 2014, a indústria local obteve uma receita de R$3 bilhões gerados pelos produtos fabricados em diversos segmentos da indústria de tecnologia.

Porto Alegre (RS)

No sul do país, a capital gaúcha está ganhando destaque na indústria tecnológica. O Tecnopuc, Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, lançou recentemente uma nova iniciativa: o Startup Garagem. O projeto tem o objetivo de auxiliar empresários a transformar boas ideias em negócios de sucesso.

A região do Vale do Paraíba, Santos e a cidade de Ribeirão Preto, todas no interior de São Paulo, também são reconhecidas nesse quesito.

Blumenau (SC)

O estado de Santa Catarina também é conhecido como polo da informação. A cidade de Blumenau é conhecida como Vale do software; Florianópolis, Joinville e Jaraguá do Sul são centros tecnológicos consolidados. As cidades, juntas, contam com 1,5 mil empresas de software e se destacam por sediar cerca de 20% das empresas de software do Brasil.  

Fonte:

Wikipedia.org
Terra.com.br
News.sap.com

 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.