Envelhecer é fundamental

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Muito se fala hoje sobre preconceito de idade, a velha discriminação contra idosos. Em inglês, trata-se de ageism, palavra em voga hoje. Na verdade este preconceito, como tantos outros, sempre existiu, curiosamente contra a única condição que é absolutamente igual para todos os habitantes do planeta: ficar velho. A opção que temos para não envelhecermos não é nada boa... E se perguntarmos se alguém quer morrer jovem, ninguém quer. 

Morrer é fato e ficar velho também. Ser visto como velho são outros 500. Sentir-se carta fora do baralho também. Se nos despirmos de pré-julgamentos, veremos que tem muito mais velhos dando banho até mesmo com os aparatos tecnológicos disponíveis. E olha que eles não cresceram com toda essa tecnologia. São o posto de nativos digitais. Eu tenho observado as idades, as competências e talentos, especialmente nos ambientes profissionais que posso acessar, e tenho tido cada vez mais fé nos profissionais mais velhos de 50, 60 e por que não 70 anos!

Na educação, por exemplo, onde também atuo, é muito mais fácil encontrar uma professora mais velha extremamente motivada, apaixonada pelo que faz e envolvida no dia-a-dia de seus alunos do que um professor ou professora na casa dos seus 20 anos. É impressionante a diferença de tesão! Professores muitas vezes grisalhos e com problemas de coluna ou joelho, dançam, cantam, sentam, levantam, se empolgam e encantam os alunos muito mais do que os recém-chegados no mercado. Parece que todo o saleiro foi derramado neles. 

Sobretudo, eles tem o que para a educação é petróleo:  experiência. Já erraram, acertaram e sabem fazer chover em sala de aula e fora dela. E aí vem os que dizem: “Ah, mas eles não conseguem usar tecnologia tão bem quanto A geração Y ou X.

 Oi? Tenho visto jovens profissionais ruins de comunicação digital, ruins de aplicativos e de utilização de ferramentas em prol de seu desempenho profissional. Bem como tenho visto com muita frequência, profissionais já aposentados e ainda no mercado, usando powerpoint, skype, whatsapp, Imovie e até excel. Lindo de se ver!

O segredo vem no meu recado: insista, não se abata com as dificuldades, compre os desafios e assim não envelheça. Os novinhos que me desculpem mas envelhecer é fundamental!

TAGS:

Bia WIlcox

Bia Wilcox

Bia Willcox sempre escreveu.Professora e advogada por formação, sua grande paixão é conteúdo, texto, assuntos diversos pra trocar e enriquecer.assina a coluna Amores Cariocas na Rádio Bandnews e um blog sobre cultura e entretenimento no Portal R7

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.