Testemunhas da ressurreição

terça-feira, 03 de abril de 2018

Caros amigos, eis que tudo se faz novo! (2Cor 5,17). Cristo ressuscitou dentre os mortos! As culpas foram lavadas, a inocência restituída, o pecado e a morte vencidos, a alegria habitou novamente os corações pela certeza da vida nova e da paz (cfr. Precônio Pascal). A ressurreição de Jesus é a verdadeira esperança do mundo; força que renova e dá sentido, que liberta o homem da fragilidade, que restitui a dignidade e vence o mal.

Lemos nos evangelhos que a luz do Ressuscitado dissipou o desânimo, o medo e a incerteza dos corações dos discípulos depois de terem suas esperanças crucificadas com Jesus. Iluminados pela ressurreição, não mais o choravam entre os mortos, mas anunciavam suas palavras de vida eterna. Impulsionados pela certeza da vitória sobre a morte, transfiguravam suas dores em alegria (cfr. Jo 16, 16-20).

Quando olhamos para o nosso mundo, nossa sociedade, feridos e cansados pelo ódio e violência gerados por tantas injustiças, reflexo do fechamento dos corações à proposta renovadora da humanidade reconciliada no amor, somos levados a perceber os sinais do antigo domínio da morte e do pecado. O mundo está cheio de pessoas que sofrem no corpo e no espírito. As notícias diárias relatam o crescimento assustador da violência e dos conflitos armados. Populações inteiras são submetidas a provas inimagináveis de perversidade. O medo, o desânimo e a mentira sufocam a esperança no coração humano.

É necessário que a luz do Ressuscitado espalhe o seu fulgor sobre as áreas mais imprevisíveis e fechadas da existência humana. A ressurreição não é um fato que, encerrado na história, fica apenas na memória dos discípulos; não é o final feliz de uma fábula. Ela provoca nos discípulos de Jesus, de todos os tempos, uma consciência missionária ainda mais apaixonante, cujos frutos rompem as barreiras do tempo e da história, fazendo germinar a atitudes de paz, justiça e fraternidade.

Todos nós batizados, discípulos e missionários de Jesus, precisamos crescer na consciência de que somos hoje as testemunhas do Ressuscitado, levando a todos a alegria e a esperança da vida nova. Na Vigília Pascal, o Papa Francisco convocou o povo a não silenciar a ressurreição nestes tempos difíceis. Pois, é este anúncio que sustenta a esperança e a transforma em gestos concretos de caridade.

Aqueles que foram alcançados pela Páscoa do Senhor têm a missão de torná-la acessível aos irmãos que vivem numa realidade marcada pelo pecado e a morte. Manifestando com o próprio testemunho a vivência do mandamento do amor, saindo de si ao encontro dos outros, buscando novos caminhos de superação da violência, promovendo a dignidade e permanecendo junto de quem a vida feriu.

“Não fujamos da ressurreição de Jesus; nunca nos demos por mortos, suceda o que suceder” (Evangelii gaudium, 3). Consolidamos a vitória de Cristo em nosso mundo assumindo no cotidiano práticas de justiça, de verdade e de misericórdia manifestadas no perdão e no amor. Celebramos e anunciamos a Páscoa do Senhor quando não permitimos palavras ou gestos apequenados de humanidade.

Os discípulos fizeram a sua parte. Agora, o convite é dirigido a todos nós: anunciar Cristo Ressuscitado na situação em que nos encontramos, naquilo que fazemos e somos. Renovemos a nossa vida, as nossas escolhas e a nossa existência. Jesus ressuscitou e, com Ele, ressurge a nossa esperança criativa para enfrentar os problemas atuais, porque sabemos que não estamos sozinhos” (Papa Francisco, homilia na Vigília Pascal).

Uma santa, feliz e consciente Páscoa para todos!

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.