Os idosos e as quedas

terça-feira, 04 de julho de 2017

Num encontro casual com um velho conhecido, cuja mãe tinha sido minha paciente e já estava há alguns anos sem aparecer no consultório, fui informado que ela havia sofrido uma queda na calçada da rua em que morava, tendo fraturado o quadril e o braço direito. Foi internada para realizar uma cirurgia complicada, principalmente por ser muito idosa. Dias depois telefonei para saber notícias suas e, segundo o filho, tudo correu bem e sua mãe já estava em casa. Comentei também que minha secretária, revendo o prontuário da mãe dele, viu que já fazia cinco anos desde a sua última consulta. Segundo os médicos que operaram sua mãe, os exames de raio-X mostraram ossos muito fracos, com osteoporose avançada. Com certeza, as coisas teriam sido diferentes se ela tivesse sido mais cuidadosa e comparecido às consultas anuais ou semestrais, pois estaria fazendo uso dos medicamentos para melhora a saúde dos ossos - e talvez não tivesse sofrido fraturas tão graves.

Um dos grandes dramas dos idosos, principalmente das mulheres, são as fraturas que acontecem mesmo com pequenas quedas dentro de casa, sobretudo por causa do estado de enfraquecimento dos ossos devido à perda de cálcio. As fraturas em idosos são responsáveis, em mais de cinquenta por cento dos casos, por suas mortes, principalmente pelas comorbidades que acompanham estes acidentes. Restritos ao leito por longos tempos, sofrem de doenças respiratórias e são vítimas de escaras, lesões da pele que se transformam em úlceras profundas difíceis de curar, as quais podem causar sérias infecções.

Cuidados com a saúde dos ossos, e fisioterapia para manter a musculatura dos idosos com um mínimo de massa muscular capaz de suportar o peso do corpo com mais segurança. O uso de uma boa bengala também pode ser de grande ajuda no caminhar, dando ao idoso uma “terceira perna”, como se costuma dizer, que proporciona mais segurança. Em idosos que ainda podem fazer exames de vista, pois muitos já não conseguem informar ao oftalmologista o que está se passando com seus olhos, o uso de bons óculos pode ser fundamental para sua proteção. Enfim, todos os cuidados são poucos para evitar quedas.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.