Yetis anuncia parceria e permanece em Nova Friburgo

Depois de cogitar mudança por falta de apoio, equipe de futebol americano consegue acordo com empresa local
quinta-feira, 07 de julho de 2016
por Vinicius Gastin
Estreia da equipe friburguense será no próximo dia 17, fora de casa, contra o Teresópolis (Foto: Divulgação)
Estreia da equipe friburguense será no próximo dia 17, fora de casa, contra o Teresópolis (Foto: Divulgação)

O Nova Friburgo Yetis vai permanecer na cidade. Depois de cogitar a hipótese de mudar a sede dos jogos para outro município, por causa de falta de apoio e espaço, a equipe de futebol americano friburguense anunciou um acordo com a SAF para disputar as partidas no estádio Marcio Branco, no Stucky. O gramado do local possui as dimensões consideradas padrão para receber os compromissos da equipe pela Liga Fluminense de Futebol Americano. O primeiro confronto em casa pela competição está marcada para o dia 7 de agosto. O adversário será o Volta Redonda Falcons.

“Nós jogávamos no campo do Botafoguinho, na Chácara do Paraíso, até então. Mas as dimensões do campo não atendem às nossas novas necessidades, uma vez que mudamos de categoria. Precisaríamos fazer uma grande obra no local, e não teríamos condições para isso”, explica o presidente do Yetis, Luiz Thiago Campos.

Os detalhes da parceria foram definidos na última, e divulgados pelos Homens de Gelo em sua página oficial de uma rede social. “O acordo fechado com a SAF permite o uso do estádio Marcio Branco para os jogos da Liga Fluminense de Futebol Americano. Localizado no bairro Stucky, no distrito de Mury, o estádio conta com vestiários confortáveis, arquibancada, lanchonete, e um gramado que é um verdadeiro tapete. O Nova Friburgo Yetis agradece à SAF por apoiar e acreditar no esporte friburguense”, diz o comunicado da equipe.

O estádio Márcio Branco foi inaugurado em maio de 2009, com o propósito principal de receber jogos de futebol. As arquibancadas contam com capacidade para três mil pessoas. A partida inaugural aconteceu em 23 de maio, quando a equipe veterana de Nova Friburgo derrotou o master do Botafogo pelo placar de 4 a 3.

Atualmente no local funciona uma escolinha de futebol direcionada para as crianças da região, o Sementinhas do Stucky. Outros projetos também são desenvolvidos, e diversos campeonatos são realizados no estádio. Essa será a primeira vez que o Márcio Branco recebe o futebol americano.

Digam ao povo que fico...

Às vésperas de completar dez anos de fundação, o Nova Friburgo Yetis chegou a cogitar a hipótese de deixar o município. Mais do que isso: a possibilidade era tratada como “bastante provável” pelos dirigentes da equipe. Os poucos apoios e o fim de contratos de patrocínios desde o fim do ano passado complicaram a sustentação e a cobertura das despesas, que são praticamente na totalidade divididas pelos atletas.

Apesar de realizar os treinos no Sanatório Naval, através de uma parceria com a Marinha, a equipe ainda não possuía um campo que atendesse às exigências da Liga Fluminense para mandar os jogos.

Três municípios do interior entraram em contato com propostas de sediar jogos e treinos do time durante a Liga Fluminense de Futebol Americano (LiFFA). Alguns atletas e técnicos do Yetis moram no Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Bom Jardim, Cordeiro e Rio das Ostras, e precisam encarar horas de estrada aos domingos para defender a equipe. O acordo para realizar as partidas em Stucky, portanto, encerra a hipótese de uma mudança de sede.

Pioneiro na prática do futebol americano no interior do estado, o Yetis foi campeão da LiFFA em 2013 e no ano passado venceu o Serra Bowl - Desafio RJ x MG contra a equipe do GET Eagles, atual campeã da Copa América de Futebol Americano. Além disso, a equipe desenvolve diversas ações em conjunto com instituições filantrópicas do município.

Estreia na próxima semana

A Liga Fluminense de Futebol Americano (LiFFA) teve início no último dia 26, e alguns times já entraram em campo. O duelo entre Macaé Oilers e Botafogo Reptiles, no estádio Moacyrzão, marcou a abertura oficial da competição.

O Nova Friburgo Yetis estreia no próximo dia 17 contra o Teresópolis Rockers, fora de casa. O campeonato estadual deste ano conta com a participação de sete equipes: Macaé Oilers, Volta Redonda Falcons, Rio De Janeiro Islanders Insulanos, Magé Barões Futebol Americano, Nova Friburgo Yetis, Teresópolis Rockers e Botafogo Reptiles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol americano | Yetis
Publicidade